Fatores influenciadores na intenção de utilizar criptomoedas como forma de pagamento de serviços turísticos: validação de proposta de modelo teórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gislainy Laíse da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52827
Resumo: A atividade turística tem sido impactada devido às inovações tecnológicas que estão sendo implementadas no mercado. As moedas virtuais, chamadas de Criptomoedas, vem se destacando por ser uma tecnologia advinda do Blockchain, uma plataforma descentralizada e que não se faz necessário uma intermediação. Nesse sentido, os turistas estão começando a descobrir as criptomoedas como uma ferramenta que oferece diversas oportunidades, simplificando as transações internacionais e superando os custos de câmbio de moeda estrangeira associados. Por conseguinte, a aceitação das criptomoedas tornou-se uma área de estudo relevante para o turismo, por se tratar de uma tecnologia que pode alterar a forma como os indivíduos realizam suas transações de pagamentos de serviços turísticos. Neste sentido, o presente estudo objetivou analisar os fatores que influenciam na intenção de uso de criptomoedas como forma de pagamento de serviços turísticos, através de uma proposta teórica baseada no modelo de aceitação tecnológica - Technological Acceptance Model - TAM (Davis, 1989), adicionando as dimensões “diversidade de recursos de transação”, “suporte regulatório”, “segurança percebida”, “inovação pessoal” e “influência social”. Foi realizado um estudo regido pela lógica hipotético-dedutiva, tendo o caráter descritivo-explicativo quanto aos seus objetivos. A abordagem analítica foi quantitativa, do tipo survey. O tipo de amostragem foi não-probabilística, por conveniência, tendo público-alvo indivíduos que já fizeram uso de criptomoedas. A amostra do estudo foi constituída por 315 respondentes. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário online, fazendo uso da plataforma Google Forms. A análise dos dados foi desenvolvida por meio de estatísticas descritivas e multivariadas, especialmente análise fatorial exploratória e confirmatória e modelagem de equações estruturais. Em síntese, os fatores identificados e a análise estatística com a obtenção de índices adequados e satisfatórios reconheceram e validaram o modelo proposto. Os resultados mostram que a intenção de uso de criptomoedas como forma de pagamento de serviços turísticos é influenciada pela facilidade de uso, a utilidade percebida, a atitude, a inovação pessoal, a segurança percebida e a influência social.
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As moedas virtuais, chamadas de Criptomoedas, vem se destacando por ser uma tecnologia advinda do Blockchain, uma plataforma descentralizada e que não se faz necessário uma intermediação. Nesse sentido, os turistas estão começando a descobrir as criptomoedas como uma ferramenta que oferece diversas oportunidades, simplificando as transações internacionais e superando os custos de câmbio de moeda estrangeira associados. Por conseguinte, a aceitação das criptomoedas tornou-se uma área de estudo relevante para o turismo, por se tratar de uma tecnologia que pode alterar a forma como os indivíduos realizam suas transações de pagamentos de serviços turísticos. Neste sentido, o presente estudo objetivou analisar os fatores que influenciam na intenção de uso de criptomoedas como forma de pagamento de serviços turísticos, através de uma proposta teórica baseada no modelo de aceitação tecnológica - Technological Acceptance Model - TAM (Davis, 1989), adicionando as dimensões “diversidade de recursos de transação”, “suporte regulatório”, “segurança percebida”, “inovação pessoal” e “influência social”. Foi realizado um estudo regido pela lógica hipotético-dedutiva, tendo o caráter descritivo-explicativo quanto aos seus objetivos. A abordagem analítica foi quantitativa, do tipo survey. O tipo de amostragem foi não-probabilística, por conveniência, tendo público-alvo indivíduos que já fizeram uso de criptomoedas. A amostra do estudo foi constituída por 315 respondentes. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário online, fazendo uso da plataforma Google Forms. A análise dos dados foi desenvolvida por meio de estatísticas descritivas e multivariadas, especialmente análise fatorial exploratória e confirmatória e modelagem de equações estruturais. Em síntese, os fatores identificados e a análise estatística com a obtenção de índices adequados e satisfatórios reconheceram e validaram o modelo proposto. Os resultados mostram que a intenção de uso de criptomoedas como forma de pagamento de serviços turísticos é influenciada pela facilidade de uso, a utilidade percebida, a atitude, a inovação pessoal, a segurança percebida e a influência social.The tourist activity has been impacted due to the technological innovations that are being implemented in the market. Virtual currencies, called Cryptocurrencies, have been standing out for being a technology derived from the Blockchain, a decentralized platform that does not require intermediation. In this regard, tourists are beginning to discover cryptocurrencies as a tool that offers diverse opportunities, simplifying international transactions and overcoming the associated foreign currency exchange costs. Therefore, the acceptance of cryptocurrencies has become a relevant area of study for tourism, as it is a technology that can change the way individuals carry out their payment transactions for tourist services. In this sense, the present study aimed to analyze the factors that influence the intention to use cryptocurrencies as a form of payment for tourist services, through a proposal of a theoretical model based on the Technological Acceptance Model - TAM (Davis, 1989), adding the dimensions “diversity of transaction capabilities”, “regulatory support”, “perceived security”, “personal innovation” and “social influence”. A study governed by hypothetical-deductive logic was carried out, with a descriptive-explanatory character as to its objectives. The analytical approach was quantitative, of the survey type. The type of sampling was non-probabilistic, for convenience, targeting individuals who have already used cryptocurrencies. The study sample consisted of 315 respondents. The data collection instrument used was the online questionnaire, using the Google Forms platform. Data analysis was performed using descriptive and multivariate statistics, especially exploratory and confirmatory factor analysis and structural equation modeling. In summary, the identified factors and the statistical analysis with the obtaining of adequate and satisfactory indices recognized and validated the proposed model. The results show that the intention to use cryptocurrencies as a payment method for tourist services is influenced by ease of use, perceived usefulness, attitude, personal innovation, perceived security and social influence.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOCriptomoedasBlockchainTecnologiasServiços turísticosModelo de aceitação tecnológicaFatores influenciadores na intenção de utilizar criptomoedas como forma de pagamento de serviços turísticos: validação de proposta de modelo teóricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFatoresinfluenciadoresintencao_Silva_2023.pdfapplication/pdf3583501https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52827/1/Fatoresinfluenciadoresintencao_Silva_2023.pdf0d8c3d014e4b4a7e6cda362b471298f6MD51123456789/528272023-06-21 18:14:32.706oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52827Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-21T21:14:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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