As práticas socioeducativas nos empreendimentos econômicos solidários da cidade de João Pessoa, PB: sentidos e significados sob a perspectiva da formação humana para a emancipação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alysson André Régis
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21947
Resumo: O objetivo desta tese foi analisar as práticas socioeducativas nos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) na cidade de João Pessoa, PB, seus sentidos e significados, indagando sobre seu caráter emancipatório, partindo do pressuposto de que o processo educativo na economia solidária seja capaz de criar novos significados e orientações políticas estratégicas, buscando ir além da própria esfera econômica, alcançando campos cada vez mais amplos da política e da cultura. Nesta tese, para a discussão da emancipação e seus elementos norteadores, deu-se destaque a intelectuais que têm a educação como objeto de suas preocupações filosóficas. Assim, nos apropriamos, principalmente, das ideias do italiano Antônio Gramsci e do brasileiro Paulo Freire. A dimensão de estudo que abrigou esta tese foi o da História Social, voltada para uma história das massas ou para uma história dos grupos sociais, ou seja, o que haveria de relevante a ser estudado não era certamente a história dos grandes homens, ou mesmo a história política dos grandes Estados e das instituições, mas sim a história das relações entre os diversos grupos sociais presentes em uma sociedade, particularmente nas suas situações de conflito. Metodologicamente, o trabalho consistiu em um estudo de caso múltiplo com enfoque qualitativo, que visou a proporcionar, dentro do estágio cognitivo de conhecimento, um ato ou efeito de conhecer o objeto em estudo, descrevendo as características do fenômeno estudado e estabelecendo relações entre variáveis. A unidade social de análise compõe-se de cinco EES localizados na cidade de João Pessoa, Paraíba, tendo como objeto de estudo as suas práticas socioeducativas, seus sentidos e significados, destacando o caráter emancipatório. Os dados foram coletados por meio de documentos, grupos focais e entrevistas individuais semiestruturadas, gerando elementos indicadores por meio da análise qualitativa. Em relação às estratégias de tratamento dos dados, utilizamos a técnica descrita de Análise de Discurso, estabelecendo a relação existente no discurso entre língua/sujeito/história ou língua/ideologia. Convém ressaltarmos que a análise dos dados nos permitiu entender que as práticas socioeducativas nos EES devem ser enfatizadas como campo de atuação ante a construção de homens e mulheres que têm as necessidades de ser formados como seres humanos com dignidade, e não apenas máquina produtiva. Sendo assim, foi possível afirmarmos que a educação promove a aprendizagem de conhecimentos emancipatórios, que contribuam e possibilitem o indivíduo a agir conscientemente, engajando-se na luta por transformações das condições perversas, injustas e negadoras da dignidade humana. Em suma, isso nos permitiu concluir que, para este estudo específico, as práticas socioeducativas nos EES colaboram com a perspectiva da formação humana para a emancipação, considerando estes espaços não escolares como um celeiro de desenvolvimento ideológico contra-hegemônico.
id UFRN_ef67f84a2e6873f1514ef758ca5f14f8
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21947
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Alysson André RégisOliveira, Iris Maria deNascimento, José Mateus doMedeiros, José Washington de MoraisMedeiros Neta, Olivia Morais deOliveira, Rosângela Alves deAndrade, Tânia Maria de2017-02-10T19:20:07Z2017-02-10T19:20:07Z2016-08-19OLIVEIRA, Alysson André Régis. As práticas socioeducativas nos empreendimentos econômicos solidários da cidade de João Pessoa, PB: sentidos e significados sob a perspectiva da formação humana para a emancipação. 2016. 237f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21947O objetivo desta tese foi analisar as práticas socioeducativas nos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) na cidade de João Pessoa, PB, seus sentidos e significados, indagando sobre seu caráter emancipatório, partindo do pressuposto de que o processo educativo na economia solidária seja capaz de criar novos significados e orientações políticas estratégicas, buscando ir além da própria esfera econômica, alcançando campos cada vez mais amplos da política e da cultura. Nesta tese, para a discussão da emancipação e seus elementos norteadores, deu-se destaque a intelectuais que têm a educação como objeto de suas preocupações filosóficas. Assim, nos apropriamos, principalmente, das ideias do italiano Antônio Gramsci e do brasileiro Paulo Freire. A dimensão de estudo que abrigou esta tese foi o da História Social, voltada para uma história das massas ou para uma história dos grupos sociais, ou seja, o que haveria de relevante a ser estudado não era certamente a história dos grandes homens, ou mesmo a história política dos grandes Estados e das instituições, mas sim a história das relações entre os diversos grupos sociais presentes em uma sociedade, particularmente nas suas situações de conflito. Metodologicamente, o trabalho consistiu em um estudo de caso múltiplo com enfoque qualitativo, que visou a proporcionar, dentro do estágio cognitivo de conhecimento, um ato ou efeito de conhecer o objeto em estudo, descrevendo as características do fenômeno estudado e estabelecendo relações entre variáveis. A unidade social de análise compõe-se de cinco EES localizados na cidade de João Pessoa, Paraíba, tendo como objeto de estudo as suas práticas socioeducativas, seus sentidos e significados, destacando o caráter emancipatório. Os dados foram coletados por meio de documentos, grupos focais e entrevistas individuais semiestruturadas, gerando elementos indicadores por meio da análise qualitativa. Em relação às estratégias de tratamento dos dados, utilizamos a técnica descrita de Análise de Discurso, estabelecendo a relação existente no discurso entre língua/sujeito/história ou língua/ideologia. Convém ressaltarmos que a análise dos dados nos permitiu entender que as práticas socioeducativas nos EES devem ser enfatizadas como campo de atuação ante a construção de homens e mulheres que têm as necessidades de ser formados como seres humanos com dignidade, e não apenas máquina produtiva. Sendo assim, foi possível afirmarmos que a educação promove a aprendizagem de conhecimentos emancipatórios, que contribuam e possibilitem o indivíduo a agir conscientemente, engajando-se na luta por transformações das condições perversas, injustas e negadoras da dignidade humana. Em suma, isso nos permitiu concluir que, para este estudo específico, as práticas socioeducativas nos EES colaboram com a perspectiva da formação humana para a emancipação, considerando estes espaços não escolares como um celeiro de desenvolvimento ideológico contra-hegemônico.The objective of this thesis was to analyze the socio-educational practices in Solidary Economical Enterprises (SEE) in João Pessoa, PB, its senses and meanings, enquiring about its emancipatory character, on the assumption that the educational process in the solidary economy is be able to create new meanings and strategic policy directions, seeking to go beyond its own economic sphere, reaching broader fields in politics and culture. In this thesis, to the discussion of emancipation and its guiding elements, intellectuals who have education as the object of their philosophical concerns were highlighted. So, we appropriated, mainly, the Italian Antonio Gramsci‘s and the Brazilian Paulo Freire‘s ideas. The size of the study that harbored this thesis was the Social History, facing a history of crowds or a history of social groups, ie what would be relevant to be studied was certainly not the history of great men, or even the political history of the large states and institutions, but the history of the relations among the various social groups present in a society, particularly in their conflict situations. Methodologically, the work consisted of a multiple case study with qualitative approach that aimed to provide, within the cognitive stage of knowledge, an act or effect of knowing the object under study, describing the characteristic of the phenomenon studied and establishing relationships among variables. The social analysis unit consists of five SEE located in João Pessoa city, Paraíba, having as object of study their socio-educational practices, their senses and meanings, highlighting the emancipatory character. Data was collected through documents, focus groups and semi-structured individual interviews, generating display elements through qualitative analysis. Regarding the strategies of data treatment, we used the technique described as Discourse Analysis, establishing the relationship between the speech language / subject / story or language / ideology. It is worth pointing that the analysis of the data allowed us to understand that the social and educational practices in the SEE must be emphasized as playing field at the construction of men and women who have needs to be formed as human beings with dignity, not only as productive machines. Therefore, it was possible to affirm that education promote thelearning of emancipatory knowledge that contribute and enable the individual to consciously act, engaging in the struggle for transformation of perverse conditions, unfair and deniers human dignity. In short, it allowed us to conclude that, for this particular study, the socio-educational practices in the SEE collaborate with the perspective of human development for the emancipation considering these non-school spaces as an ideological development barn counterhegemonic.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMovimento de economia solidáriaEmpreendimentos econômicos solidáriosEducação emancipatóriaPráticas socioeducativasFormação humanaAs práticas socioeducativas nos empreendimentos econômicos solidários da cidade de João Pessoa, PB: sentidos e significados sob a perspectiva da formação humana para a emancipaçãoThe socio-educational practices in the economic solidary enterprises of João Pessoa, PB: senses and meanings from the perspective of human development for the emancipationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPráticasSocioeducativasempreendimentos_Oliveira_2016.pdfPráticasSocioeducativasempreendimentos_Oliveira_2016.pdfapplication/pdf5388578https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21947/1/Pr%c3%a1ticasSocioeducativasempreendimentos_Oliveira_2016.pdfbdabc25a451a59af7e248c87a04b5102MD51TEXTAlyssonAndreRegisOliveira_TESE.pdf.txtAlyssonAndreRegisOliveira_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain678328https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21947/4/AlyssonAndreRegisOliveira_TESE.pdf.txta2995ff7a4c688cd041bd85a6dc3a995MD54PráticasSocioeducativasempreendimentos_Oliveira_2016.pdf.txtPráticasSocioeducativasempreendimentos_Oliveira_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain678149https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21947/6/Pr%c3%a1ticasSocioeducativasempreendimentos_Oliveira_2016.pdf.txt84dea600d01dfa53d9499ba99b2e62caMD56THUMBNAILAlyssonAndreRegisOliveira_TESE.pdf.jpgAlyssonAndreRegisOliveira_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3377https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21947/5/AlyssonAndreRegisOliveira_TESE.pdf.jpg01aea590016a9898d860ff9c3c4e4eccMD55PráticasSocioeducativasempreendimentos_Oliveira_2016.pdf.jpgPráticasSocioeducativasempreendimentos_Oliveira_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1357https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21947/7/Pr%c3%a1ticasSocioeducativasempreendimentos_Oliveira_2016.pdf.jpg8115e6982c413197f65649c7f0290adaMD57123456789/219472019-06-23 02:15:09.169oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21947Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-23T05:15:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As práticas socioeducativas nos empreendimentos econômicos solidários da cidade de João Pessoa, PB: sentidos e significados sob a perspectiva da formação humana para a emancipação
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The socio-educational practices in the economic solidary enterprises of João Pessoa, PB: senses and meanings from the perspective of human development for the emancipation
title As práticas socioeducativas nos empreendimentos econômicos solidários da cidade de João Pessoa, PB: sentidos e significados sob a perspectiva da formação humana para a emancipação
spellingShingle As práticas socioeducativas nos empreendimentos econômicos solidários da cidade de João Pessoa, PB: sentidos e significados sob a perspectiva da formação humana para a emancipação
Oliveira, Alysson André Régis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Movimento de economia solidária
Empreendimentos econômicos solidários
Educação emancipatória
Práticas socioeducativas
Formação humana
title_short As práticas socioeducativas nos empreendimentos econômicos solidários da cidade de João Pessoa, PB: sentidos e significados sob a perspectiva da formação humana para a emancipação
title_full As práticas socioeducativas nos empreendimentos econômicos solidários da cidade de João Pessoa, PB: sentidos e significados sob a perspectiva da formação humana para a emancipação
title_fullStr As práticas socioeducativas nos empreendimentos econômicos solidários da cidade de João Pessoa, PB: sentidos e significados sob a perspectiva da formação humana para a emancipação
title_full_unstemmed As práticas socioeducativas nos empreendimentos econômicos solidários da cidade de João Pessoa, PB: sentidos e significados sob a perspectiva da formação humana para a emancipação
title_sort As práticas socioeducativas nos empreendimentos econômicos solidários da cidade de João Pessoa, PB: sentidos e significados sob a perspectiva da formação humana para a emancipação
author Oliveira, Alysson André Régis
author_facet Oliveira, Alysson André Régis
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Iris Maria de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nascimento, José Mateus do
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Medeiros, José Washington de Morais
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Medeiros Neta, Olivia Morais de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Oliveira, Rosângela Alves de
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Andrade, Tânia Maria de
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alysson André Régis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Movimento de economia solidária
Empreendimentos econômicos solidários
Educação emancipatória
Práticas socioeducativas
Formação humana
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento de economia solidária
Empreendimentos econômicos solidários
Educação emancipatória
Práticas socioeducativas
Formação humana
description O objetivo desta tese foi analisar as práticas socioeducativas nos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) na cidade de João Pessoa, PB, seus sentidos e significados, indagando sobre seu caráter emancipatório, partindo do pressuposto de que o processo educativo na economia solidária seja capaz de criar novos significados e orientações políticas estratégicas, buscando ir além da própria esfera econômica, alcançando campos cada vez mais amplos da política e da cultura. Nesta tese, para a discussão da emancipação e seus elementos norteadores, deu-se destaque a intelectuais que têm a educação como objeto de suas preocupações filosóficas. Assim, nos apropriamos, principalmente, das ideias do italiano Antônio Gramsci e do brasileiro Paulo Freire. A dimensão de estudo que abrigou esta tese foi o da História Social, voltada para uma história das massas ou para uma história dos grupos sociais, ou seja, o que haveria de relevante a ser estudado não era certamente a história dos grandes homens, ou mesmo a história política dos grandes Estados e das instituições, mas sim a história das relações entre os diversos grupos sociais presentes em uma sociedade, particularmente nas suas situações de conflito. Metodologicamente, o trabalho consistiu em um estudo de caso múltiplo com enfoque qualitativo, que visou a proporcionar, dentro do estágio cognitivo de conhecimento, um ato ou efeito de conhecer o objeto em estudo, descrevendo as características do fenômeno estudado e estabelecendo relações entre variáveis. A unidade social de análise compõe-se de cinco EES localizados na cidade de João Pessoa, Paraíba, tendo como objeto de estudo as suas práticas socioeducativas, seus sentidos e significados, destacando o caráter emancipatório. Os dados foram coletados por meio de documentos, grupos focais e entrevistas individuais semiestruturadas, gerando elementos indicadores por meio da análise qualitativa. Em relação às estratégias de tratamento dos dados, utilizamos a técnica descrita de Análise de Discurso, estabelecendo a relação existente no discurso entre língua/sujeito/história ou língua/ideologia. Convém ressaltarmos que a análise dos dados nos permitiu entender que as práticas socioeducativas nos EES devem ser enfatizadas como campo de atuação ante a construção de homens e mulheres que têm as necessidades de ser formados como seres humanos com dignidade, e não apenas máquina produtiva. Sendo assim, foi possível afirmarmos que a educação promove a aprendizagem de conhecimentos emancipatórios, que contribuam e possibilitem o indivíduo a agir conscientemente, engajando-se na luta por transformações das condições perversas, injustas e negadoras da dignidade humana. Em suma, isso nos permitiu concluir que, para este estudo específico, as práticas socioeducativas nos EES colaboram com a perspectiva da formação humana para a emancipação, considerando estes espaços não escolares como um celeiro de desenvolvimento ideológico contra-hegemônico.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-10T19:20:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-10T19:20:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Alysson André Régis. As práticas socioeducativas nos empreendimentos econômicos solidários da cidade de João Pessoa, PB: sentidos e significados sob a perspectiva da formação humana para a emancipação. 2016. 237f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21947
identifier_str_mv OLIVEIRA, Alysson André Régis. As práticas socioeducativas nos empreendimentos econômicos solidários da cidade de João Pessoa, PB: sentidos e significados sob a perspectiva da formação humana para a emancipação. 2016. 237f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21947/1/Pr%c3%a1ticasSocioeducativasempreendimentos_Oliveira_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21947/4/AlyssonAndreRegisOliveira_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21947/6/Pr%c3%a1ticasSocioeducativasempreendimentos_Oliveira_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21947/5/AlyssonAndreRegisOliveira_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21947/7/Pr%c3%a1ticasSocioeducativasempreendimentos_Oliveira_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bdabc25a451a59af7e248c87a04b5102
a2995ff7a4c688cd041bd85a6dc3a995
84dea600d01dfa53d9499ba99b2e62ca
01aea590016a9898d860ff9c3c4e4ecc
8115e6982c413197f65649c7f0290ada
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833021227892736