NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Douglas Moreira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53237
Resumo: O trabalho a seguir teve o intuito de fazer uma análise sobre o sucesso da National Basketball Association, mais conhecida pela sigla NBA, especificamente na cultura do país mais apaixonado por futebol no mundo, o Brasil, e lidando com essa distância em relação aos torcedores em questão. Para contextualizar o assunto, há uma explicação ampla em relação à história da NBA e da presença brasileira nessa área. Este estudo abordou aspectos do marketing com estratégias focadas em construção de relacionamento e desenvolvimento de conteúdos de alto engajamento. No decorrer do trabalho, foi realizada uma pesquisa entre um número limitado de torcedores brasileiros da NBA, principalmente para mapear seus hábitos de consumo com a Liga. Por fim, foi delimitada uma categorização referente a cada perfil de torcedor de acordo com a pesquisa, em que cada categoria leva o nome de uma denominação comum ao basquete.
id UFRN_ef6a83aab374e1cc14a32e0a843cbf0d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53237
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Carvalho, Douglas Moreira deNeves, Ronaldo MendesNobre, Luiz Fernando dal PianCosta, José Zilmar Alves da2023-07-11T18:18:15Z2023-07-11T18:18:15Z2023-06-29CARVALHO, Douglas Moreira de. NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53237O trabalho a seguir teve o intuito de fazer uma análise sobre o sucesso da National Basketball Association, mais conhecida pela sigla NBA, especificamente na cultura do país mais apaixonado por futebol no mundo, o Brasil, e lidando com essa distância em relação aos torcedores em questão. Para contextualizar o assunto, há uma explicação ampla em relação à história da NBA e da presença brasileira nessa área. Este estudo abordou aspectos do marketing com estratégias focadas em construção de relacionamento e desenvolvimento de conteúdos de alto engajamento. No decorrer do trabalho, foi realizada uma pesquisa entre um número limitado de torcedores brasileiros da NBA, principalmente para mapear seus hábitos de consumo com a Liga. Por fim, foi delimitada uma categorização referente a cada perfil de torcedor de acordo com a pesquisa, em que cada categoria leva o nome de uma denominação comum ao basquete.The following work was intended to analyze the success of the National Basketball Association, better known by the acronym NBA, specifically in the culture of the country most passionate about football in the world, Brazil, and dealing with this distance in relation to the fans in question. To contextualize the subject, there is a broad explanation regarding the history of the NBA and the Brazilian presence in this area. This study addressed aspects of marketing with strategies focused on building relationships and developing high-engagement content. During the work, a survey was carried out among a limited number of Brazilian NBA fans, mainly to map their consumption habits with the League. Finally, a categorization was delimited referring to each fan profile according to the research, in which each category takes the name of a name common to basketball.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAONBA; Brasil; Marketing; Relacionamento; Conteúdo.NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de BasqueteNBA in the country of football: consumption practices and the relationship between brazilian fan and the American Basketball Leagueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53237/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53237/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALMonografia - Douglas Carvalho.docx (2).pdfMonografia - Douglas Carvalho.docx (2).pdfapplication/pdf2272765https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53237/1/Monografia%20-%20Douglas%20Carvalho.docx%20%282%29.pdf4b6702d929cb6b04ee0445daaee1d14eMD51123456789/532372023-07-11 15:18:15.66oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53237Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-11T18:18:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv NBA in the country of football: consumption practices and the relationship between brazilian fan and the American Basketball League
title NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete
spellingShingle NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete
Carvalho, Douglas Moreira de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
NBA; Brasil; Marketing; Relacionamento; Conteúdo.
title_short NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete
title_full NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete
title_fullStr NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete
title_full_unstemmed NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete
title_sort NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete
author Carvalho, Douglas Moreira de
author_facet Carvalho, Douglas Moreira de
author_role author
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Neves, Ronaldo Mendes
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Nobre, Luiz Fernando dal Pian
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Douglas Moreira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, José Zilmar Alves da
contributor_str_mv Costa, José Zilmar Alves da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
NBA; Brasil; Marketing; Relacionamento; Conteúdo.
dc.subject.por.fl_str_mv NBA; Brasil; Marketing; Relacionamento; Conteúdo.
description O trabalho a seguir teve o intuito de fazer uma análise sobre o sucesso da National Basketball Association, mais conhecida pela sigla NBA, especificamente na cultura do país mais apaixonado por futebol no mundo, o Brasil, e lidando com essa distância em relação aos torcedores em questão. Para contextualizar o assunto, há uma explicação ampla em relação à história da NBA e da presença brasileira nessa área. Este estudo abordou aspectos do marketing com estratégias focadas em construção de relacionamento e desenvolvimento de conteúdos de alto engajamento. No decorrer do trabalho, foi realizada uma pesquisa entre um número limitado de torcedores brasileiros da NBA, principalmente para mapear seus hábitos de consumo com a Liga. Por fim, foi delimitada uma categorização referente a cada perfil de torcedor de acordo com a pesquisa, em que cada categoria leva o nome de uma denominação comum ao basquete.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-11T18:18:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-11T18:18:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Douglas Moreira de. NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53237
identifier_str_mv CARVALHO, Douglas Moreira de. NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53237/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53237/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53237/1/Monografia%20-%20Douglas%20Carvalho.docx%20%282%29.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
4b6702d929cb6b04ee0445daaee1d14e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117524135870464