NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53237 |
Resumo: | O trabalho a seguir teve o intuito de fazer uma análise sobre o sucesso da National Basketball Association, mais conhecida pela sigla NBA, especificamente na cultura do país mais apaixonado por futebol no mundo, o Brasil, e lidando com essa distância em relação aos torcedores em questão. Para contextualizar o assunto, há uma explicação ampla em relação à história da NBA e da presença brasileira nessa área. Este estudo abordou aspectos do marketing com estratégias focadas em construção de relacionamento e desenvolvimento de conteúdos de alto engajamento. No decorrer do trabalho, foi realizada uma pesquisa entre um número limitado de torcedores brasileiros da NBA, principalmente para mapear seus hábitos de consumo com a Liga. Por fim, foi delimitada uma categorização referente a cada perfil de torcedor de acordo com a pesquisa, em que cada categoria leva o nome de uma denominação comum ao basquete. |
id |
UFRN_ef6a83aab374e1cc14a32e0a843cbf0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53237 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Douglas Moreira deNeves, Ronaldo MendesNobre, Luiz Fernando dal PianCosta, José Zilmar Alves da2023-07-11T18:18:15Z2023-07-11T18:18:15Z2023-06-29CARVALHO, Douglas Moreira de. NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53237O trabalho a seguir teve o intuito de fazer uma análise sobre o sucesso da National Basketball Association, mais conhecida pela sigla NBA, especificamente na cultura do país mais apaixonado por futebol no mundo, o Brasil, e lidando com essa distância em relação aos torcedores em questão. Para contextualizar o assunto, há uma explicação ampla em relação à história da NBA e da presença brasileira nessa área. Este estudo abordou aspectos do marketing com estratégias focadas em construção de relacionamento e desenvolvimento de conteúdos de alto engajamento. No decorrer do trabalho, foi realizada uma pesquisa entre um número limitado de torcedores brasileiros da NBA, principalmente para mapear seus hábitos de consumo com a Liga. Por fim, foi delimitada uma categorização referente a cada perfil de torcedor de acordo com a pesquisa, em que cada categoria leva o nome de uma denominação comum ao basquete.The following work was intended to analyze the success of the National Basketball Association, better known by the acronym NBA, specifically in the culture of the country most passionate about football in the world, Brazil, and dealing with this distance in relation to the fans in question. To contextualize the subject, there is a broad explanation regarding the history of the NBA and the Brazilian presence in this area. This study addressed aspects of marketing with strategies focused on building relationships and developing high-engagement content. During the work, a survey was carried out among a limited number of Brazilian NBA fans, mainly to map their consumption habits with the League. Finally, a categorization was delimited referring to each fan profile according to the research, in which each category takes the name of a name common to basketball.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAONBA; Brasil; Marketing; Relacionamento; Conteúdo.NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de BasqueteNBA in the country of football: consumption practices and the relationship between brazilian fan and the American Basketball Leagueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53237/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53237/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALMonografia - Douglas Carvalho.docx (2).pdfMonografia - Douglas Carvalho.docx (2).pdfapplication/pdf2272765https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53237/1/Monografia%20-%20Douglas%20Carvalho.docx%20%282%29.pdf4b6702d929cb6b04ee0445daaee1d14eMD51123456789/532372023-07-11 15:18:15.66oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-11T18:18:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
NBA in the country of football: consumption practices and the relationship between brazilian fan and the American Basketball League |
title |
NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete |
spellingShingle |
NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete Carvalho, Douglas Moreira de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO NBA; Brasil; Marketing; Relacionamento; Conteúdo. |
title_short |
NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete |
title_full |
NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete |
title_fullStr |
NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete |
title_full_unstemmed |
NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete |
title_sort |
NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete |
author |
Carvalho, Douglas Moreira de |
author_facet |
Carvalho, Douglas Moreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Neves, Ronaldo Mendes |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Nobre, Luiz Fernando dal Pian |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Douglas Moreira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, José Zilmar Alves da |
contributor_str_mv |
Costa, José Zilmar Alves da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO NBA; Brasil; Marketing; Relacionamento; Conteúdo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
NBA; Brasil; Marketing; Relacionamento; Conteúdo. |
description |
O trabalho a seguir teve o intuito de fazer uma análise sobre o sucesso da National Basketball Association, mais conhecida pela sigla NBA, especificamente na cultura do país mais apaixonado por futebol no mundo, o Brasil, e lidando com essa distância em relação aos torcedores em questão. Para contextualizar o assunto, há uma explicação ampla em relação à história da NBA e da presença brasileira nessa área. Este estudo abordou aspectos do marketing com estratégias focadas em construção de relacionamento e desenvolvimento de conteúdos de alto engajamento. No decorrer do trabalho, foi realizada uma pesquisa entre um número limitado de torcedores brasileiros da NBA, principalmente para mapear seus hábitos de consumo com a Liga. Por fim, foi delimitada uma categorização referente a cada perfil de torcedor de acordo com a pesquisa, em que cada categoria leva o nome de uma denominação comum ao basquete. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-11T18:18:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-11T18:18:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARVALHO, Douglas Moreira de. NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53237 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Douglas Moreira de. NBA no país do futebol: as práticas de consumo e o relacionamento do torcedor brasileiro com a Liga Americana de Basquete. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53237/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53237/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53237/1/Monografia%20-%20Douglas%20Carvalho.docx%20%282%29.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 4b6702d929cb6b04ee0445daaee1d14e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117524135870464 |