Autoavalição da Gespública: Identificando o nível de gestão da Secretaria Municipal de Educação de Portalegre/RN de acordo com MEGP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Stephanie Ribeiro Costa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35365
Resumo: Este estudo se propõe a avaliar o nível de gestão da Secretaria Municipal de Educação e Desporto do município de Portalegre, localizado no Rio Grande do Norte. A secretaria presta serviços de educação e desporto através do atendimento direto das necessidades da comunidade, bem como das escolas de ensino básico e seus profissionais. O estudo tem como contexto a evolução da gestão pública brasileira até os dias atuais e as concepções teóricas e sistemáticas do Modelo de Excelência da Gestão Pública, do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de abordagem qualitativa utilizando como aquisição das informações o Instrumento de Autoavaliação da Gestão Pública, através do qual foram avaliados os critérios de Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados, e sugeridas ações de melhorias para cada critério especificado. O IAGP avalia a gestão das organizações através da pontuação de seus critérios e do índice de qualidade global apresentado ao final de sua contabilização. No caso da SMED de Portalegre a pontuação final revela uma gestão que necessita de muitas melhorias, pois se encontra em um nível baixo de qualidade. A partir desse resultado as ações sugeridas podem ser implantadas visando à qualidade da gestão e do serviço prestado a população. Conclui-se então analisando a funcionalidade da ferramenta aplicada em um órgão municipal bem como a contribuição da Gespública para o desenvolvimento local.
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