Democratização do ensino superior no Brasil: impasses para a permanência e conclusão dos cursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Tácylla Danyelle Lopes da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36615
Resumo: O presente trabalho analisa as políticas educacional e de assistência estudantil do Brasil, objetivando analisar as condições de acesso e permanência dos discentes do curso de Ciência e Tecnologia (C&T) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ou seja, este trabalho versa sobre a realidade da assistência estudantil na referida instituição universitária e de que forma esta afeta o seu público alvo no que se refere à permanência e desempenho acadêmico. A pesquisa aqui descrita tem abordagem qualitativa e foi composta por investigação bibliográfica e documental, bem como de 15 entrevistas semi-estrutradas realizadas com discentes do curso de C&T e ainda uma entrevista realizada com o coordenador do curso. O material coletado nas entrevistas foi analisado através da análise de conteúdo. Como resultado principais foram obtidos a revelação de que os estudantes não se sentem preparados para o ensino superior devido o déficit na sua base educacional ou ainda que alguns estudantes não conseguem se adaptar a metodologia dos novos professores. No tocante à assistência estudantil compreende-se que a mesma visa auxiliar no processo de acesso/permanência/conclusão desse alunado que sai do ensino médio do país consiga não apenas entrar para o nível superior, mas que também consiga conclui-lo, visto que as dificuldades na questão socioeconômica e cultural são alguns fatores que contribuem para a desistência dos estudantes nos cursos de nível superior. Contudo, mesmo com a Política Nacional de Assistência Estudantil obtendo êxito nessa problemática, há muito a ser transformado no ensino de base público do país, para que no futuro esse estudante consiga ter acesso ao ensino superior público de qualidade como seu direito.
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