Validação do Nurse Competence Scale (NCS) para o português do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cícera Maria Braz da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24945
Resumo: O processo de formação do enfermeiro exige o desenvolvimento das competências necessárias à sua atuação, embora, seja comum pairar algumas dúvidas com relação às competências do recém-graduado. Objetiva-se validar o Nurse Competence Scale para a língua portuguesa do Brasil. A escala avalia a competência do enfermeiro, constituída de 73 itens, distribuídos em 7 categorias, demonstra ser sensível na diferenciação dos níveis de competência, incluindo a fase de transição de estudante de enfermagem para a fase de enfermeiro. Estudo metodológico desenvolvido entre setembro de 2016 a junho de 2017, após a autorização da autora principal do instrumento e a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob o parecer nº 1.766.255. Conduziu-se as validades de conteúdo e de construto (dimensionalidade), e análise da confiabilidade (teste-reteste e consistência interna), em duas etapas: a primeira, correspondeu à adaptação cultural do instrumento, e a segunda, à verificação das qualidades psicométricas da escala adaptada. Participaram do estudo, 141 concluintes do curso de Graduação em Enfermagem de Instituições Públicas de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Norte. O Índice de Validade de Conteúdo foi de 0,99, e o coeficiente Kappa foi considerado quase perfeito. Dos 73 itens da escala, apenas 13 apresentaram diferença significativa no teste de comparação de médias durante o teste-reteste (n = 30) para o nível de competência. O alfa de Cronbach total nessa etapa foi 0,97, e variou de 0,75 a 0,92, entre as categorias. E a segunda, participaram 111 concluintes, com média de idade de 24,2 (DP = 3,5); sendo 84,7% do gênero feminino e 95,5% sem experiência anterior na área de Enfermagem. O instrumento foi considerado de fácil preenchimento, com tempo médio de aplicação de 15 minutos, em ambas as etapas. Os alunos se autoavaliaram como tendo um bom nível de competência (média geral = 73,9), com uma média de uso efetivo dos itens na prática, igual a 2, o que corresponde a “usado ocasionalmente”. O nível de competência foi maior para a Função de Apoio (80,5), e menor, para as Intervenções Terapêuticas (67,8). A análise de correlação entre os itens da escala, apresentou-se de moderada a forte, com destaque para a correlação entre as Intervenções Terapêuticas com as Funções Educativas (0,71), com as Funções Diagnósticas (0,74) e com as Funções Gerenciais (0,78). A análise fatorial confirmatória demonstrou que o instrumento adaptado está razoavelmente ajustado à estrutura original proposta pela autora principal. Nessa etapa, o coeficiente alfa de Cronbach foi superior a 0,70, com exceção da categoria Função de Apoio (0,65). O processo de validação da escala foi alcançado, e a versão brasileira, denominada Escala de Competência do Enfermeiro mostrou-se válida e confiável para a amostra estudada. Acredita-se que a escala pode ser utilizada como ferramenta de avaliação das competências de graduandos de Enfermagem, apesar da regionalidade dos dados. Recomenda-se a realização de novos estudos, que permitam uma avaliação mais profunda das qualidades psicométricas e comparações entre resultados de pesquisas sobre o uso da versão brasileira do Nurse Competence Scale.
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A escala avalia a competência do enfermeiro, constituída de 73 itens, distribuídos em 7 categorias, demonstra ser sensível na diferenciação dos níveis de competência, incluindo a fase de transição de estudante de enfermagem para a fase de enfermeiro. Estudo metodológico desenvolvido entre setembro de 2016 a junho de 2017, após a autorização da autora principal do instrumento e a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob o parecer nº 1.766.255. Conduziu-se as validades de conteúdo e de construto (dimensionalidade), e análise da confiabilidade (teste-reteste e consistência interna), em duas etapas: a primeira, correspondeu à adaptação cultural do instrumento, e a segunda, à verificação das qualidades psicométricas da escala adaptada. Participaram do estudo, 141 concluintes do curso de Graduação em Enfermagem de Instituições Públicas de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Norte. 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A análise de correlação entre os itens da escala, apresentou-se de moderada a forte, com destaque para a correlação entre as Intervenções Terapêuticas com as Funções Educativas (0,71), com as Funções Diagnósticas (0,74) e com as Funções Gerenciais (0,78). A análise fatorial confirmatória demonstrou que o instrumento adaptado está razoavelmente ajustado à estrutura original proposta pela autora principal. Nessa etapa, o coeficiente alfa de Cronbach foi superior a 0,70, com exceção da categoria Função de Apoio (0,65). O processo de validação da escala foi alcançado, e a versão brasileira, denominada Escala de Competência do Enfermeiro mostrou-se válida e confiável para a amostra estudada. Acredita-se que a escala pode ser utilizada como ferramenta de avaliação das competências de graduandos de Enfermagem, apesar da regionalidade dos dados. Recomenda-se a realização de novos estudos, que permitam uma avaliação mais profunda das qualidades psicométricas e comparações entre resultados de pesquisas sobre o uso da versão brasileira do Nurse Competence Scale.Although it is common to have some doubts about the skills of the recent graduate, the process of nurses´ training requires the development of the skills necessary for their performance. The objective of this study is to validate the Nurse Competence Scale to Brazilian Portuguese. This scale evaluates nurses´ competence, consisting of 73 items, distributed in 7 categories, showing to be sensitive in the differentiation of competence levels, including the transition phase from nursing student to the nurse phase. This is a methodological study developed between September 2016 and June 2017, after the authorization of the lead author of the instrument and approval by the Research Ethics Committee of the Federal University of Rio Grande do Norte, under opinion nº 1,766,255. The content and construct validities (dimensionality), the reliability analysis (test-retest and internal consistency) were conducted in two stages. The first stage corresponded to the cultural adaptation of the instrument, and the second stage was the verification of the psychometric qualities of the adapted scale. There were 141 undergraduate students enrolled in the Undergraduate Nursing course of Public Institutions of Higher Education in the state of Rio Grande do Norte participated in the study. The Content Validity Index was 0.99, and the Kappa coefficient was considered almost perfect. Only 13 of the 73 items on the scale presented a significant difference in the test of comparison of means during the test-retest (n = 30) for the competence level. Cronbach's total alpha at this stage was 0.97 and ranged from 0.75 to 0.92 in the categories. In the second stage, there were 111 participants participating, with a mean age of 24.2 (SD = 3.5); 84.7% were female and 95.5% had no previous experience in the Nursing area. The instrument was considered easy to fill up, with an average application time of 15 minutes, in both stages. The self-evaluation of the students was as having a good level of competence (average of 73.9), with an average of effective use of the items in practice, equal to 2, corresponding to “used occasionally”. The level of competence was higher for the Supporting Function (80.5), and lower for the Therapeutic Interventions (67.8). The analysis of correlation between the items of the scale was moderate to strong, especially the correlation between Therapeutic Interventions with Educational Functions (0.71), Diagnostic Functions (0.74) and Functions Management (0.78). The confirmatory factor analysis has shown that the adapted instrument is reasonably adjusted to the original structure proposed by the lead author. At this stage, Cronbach's alpha coefficient was higher than 0.70, except for the Support Function category (0.65). The scale validation process was reached, and the Brazilian version, called Escala de Competência do Enfermeiro was valid and reliable for the sample studied. It is believed that this scale can be used as a tool to evaluate the skills of nursing undergraduates, despite the regionality of the data. Further studies are recommended to allow a more thorough evaluation of the psychometric qualities and comparisons between research results using the Nurse Competence Scale Brazilian version.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEnfermagemCompetência profissionalEstudantes de EnfermagemAdaptação culturalEstudos de validaçãoValidação do Nurse Competence Scale (NCS) para o português do BrasilValidation of Nurse Competence Scale (NCS) to Brazilian Portugueseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCiceraMariaBrazDaSilva_TESE.pdf.txtCiceraMariaBrazDaSilva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain406397https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24945/2/CiceraMariaBrazDaSilva_TESE.pdf.txt93a42ac2a1b4941188a859118dabd907MD52THUMBNAILCiceraMariaBrazDaSilva_TESE.pdf.jpgCiceraMariaBrazDaSilva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1974https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24945/3/CiceraMariaBrazDaSilva_TESE.pdf.jpg3b1ded86e5895ec751991a1eba173095MD53TEXTCiceraMariaBrazDaSilva_TESE.pdf.txtCiceraMariaBrazDaSilva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain406397https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24945/2/CiceraMariaBrazDaSilva_TESE.pdf.txt93a42ac2a1b4941188a859118dabd907MD52THUMBNAILCiceraMariaBrazDaSilva_TESE.pdf.jpgCiceraMariaBrazDaSilva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1974https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24945/3/CiceraMariaBrazDaSilva_TESE.pdf.jpg3b1ded86e5895ec751991a1eba173095MD53ORIGINALCiceraMariaBrazDaSilva_TESE.pdfCiceraMariaBrazDaSilva_TESE.pdfapplication/pdf3545024https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24945/1/CiceraMariaBrazDaSilva_TESE.pdf1784a744e1a4771c0520684fa3f3ecd6MD51123456789/249452019-01-30 17:04:55.995oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24945Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T20:04:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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