Legibilidade e custos de agência em empresas brasileiras no novo mercado de governança corporativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inoue, Picter da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33086
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar se a legibilidade das Demonstrações Financeiras Padronizadas influencia os Custos de agência nas empresas brasileiras do Novo Mercado de Governança Corporativa. A clareza da narrativa textual é vital para interpretar as informações contidas nos relatórios financeiros e sua ausência é significante em relação aos problemas de agência. Minimizar esses problemas tende a reduzir custos sobre as informações dessas instituições. Este estudo contribui à literatura por analisar o contexto brasileiro da legibilidade em entidades com Governança Corporativa e pode contribuir aos órgãos reguladores por analisar informações divulgadas dessas companhias. A pesquisa utiliza as Demonstrações Financeiras Padronizadas de 113 empresas participantes do Novo Mercado referente ao período de 2017 a 2018. Utilizando como parâmetro de mensuração para legibilidade o índice de leitura de Flesch e envolvendo dados dispostos em Painel, estatística descritiva e os resultados de regressões OLS para testar a legibilidade das Demonstrações Financeiras e os Custos de agência, a hipótese estabelecida é de que empresas com maior legibilidade das demonstrações possuem menores custos de agência. Os resultados demonstraram que ao apresentar maior legibilidade nas demonstrações financeiras, as empresas também apresentam custos de agência mais altos, rejeitando a hipótese levantada no estudo e contrariando a premissa de que a legibilidade diminuiria esses custos no Brasil.
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