As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para sedimentação de conhecimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16043 |
Resumo: | Abstract:It boards a study about the methodology applied in the classroom, with emphasis at the Physic teaching, but could be taken to the other matters of high school, mainly to that alumns with school delay and that needs a pedagogics resources to get the aproach of them to the subject showed trying to improve their learnship. The study was developed through the bibliographic research methodology, associated to the induce resource that allows to evaluate the methods of teaching praticed actually at High Schools, as the private as the public, to give to the teachers the resources that should change the dificulties of learning with prejudice the classmates performances. The results reacheds demonstrated that is perfectly possible to augment the physic teaching body, taking in consideration the expansion of the profit at the teachinglearnig procces, besides having allowed to shows that this methodology porpouse could be takes to others subjects of the High School to became this phase of school more suitable to the necessities of society. It concludes that the brazilian Education could receive a lot of augments, from the professional criativity on always that inside the classroom, really close of the problems showed by the classmates about learning collecting |
id |
UFRN_f1cb5e42badb5b01fb0e92c9f12f1279 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16043 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, José Fernandes dahttp://lattes.cnpq.br/2532760140534053Oliveros, Marcílio Colombohttp://lattes.cnpq.br/6551396698408084Simões, Raul de Bonis Almeidahttp://lattes.cnpq.br/6337190307596665Barreto, Ciclamio Leite2014-12-17T15:04:50Z2008-10-062014-12-17T15:04:50Z2006-12-15SILVA, José Fernandes da. As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para sedimentação de conhecimentos. 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16043Abstract:It boards a study about the methodology applied in the classroom, with emphasis at the Physic teaching, but could be taken to the other matters of high school, mainly to that alumns with school delay and that needs a pedagogics resources to get the aproach of them to the subject showed trying to improve their learnship. The study was developed through the bibliographic research methodology, associated to the induce resource that allows to evaluate the methods of teaching praticed actually at High Schools, as the private as the public, to give to the teachers the resources that should change the dificulties of learning with prejudice the classmates performances. The results reacheds demonstrated that is perfectly possible to augment the physic teaching body, taking in consideration the expansion of the profit at the teachinglearnig procces, besides having allowed to shows that this methodology porpouse could be takes to others subjects of the High School to became this phase of school more suitable to the necessities of society. It concludes that the brazilian Education could receive a lot of augments, from the professional criativity on always that inside the classroom, really close of the problems showed by the classmates about learning collectingAborda um estudo sobre a metodologia aplicada em sala de aula, com ênfase para o ensino da Física, mas podendo ser estendida para outras matérias do Ensino Médio, principalmente para aqueles alunos com atraso escolar e que precisam ter argumentos pedagógicos que permitam a sua proximidade ao assunto tratado para agilizar sua aprendizagem. O estudo foi desenvolvido mediante adoção da metodologia da pesquisa bibliográfica, associada ao recurso indutivo que permitiu avaliar os médodos de ensino atualmente praticados nas escolar do Ensino Médio, tanto no âmbito privado quando público, a fim de dotar os professores de recursos que podem contornar as dificuldades de aprendizagem que prejudicam o desempenho do alunado. Os resultados alcançados demonstram que é perfeitamente possível incrementar a atuação do corpo docente da Física, levando à expansão do rendimento do processo ensino-aprendizagem, além de ter permitido demonstrar que essa metodologia proposta pode ser levada para outras matérias do Ensino Médio para tornar essa fase da escolaridade mais adequada às necessidades da sociedade. Conclui-se que a educação brasileira pode receber muitos incrementos, partindo sempre da criatividade do profissional que está no interior da sala de aula, bem próximo dos problemas apresentados pelos alunos em captarem os ensinamentosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaMétodo de ensino Metodologia pedagógica Educação escolar Física Ensino MédioLearning method Pedagogic Methodology School education Physics High SchoolCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAAs Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para sedimentação de conhecimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJoseFS.pdfapplication/pdf928824https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16043/1/JoseFS.pdf8f0139c499e8bd9b78ac8ab7d153fc5eMD51TEXTJoseFS.pdf.txtJoseFS.pdf.txtExtracted texttext/plain204298https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16043/6/JoseFS.pdf.txtf60499e98a69bd440d63c1f8f01b2fb8MD56THUMBNAILJoseFS.pdf.jpgJoseFS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2926https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16043/7/JoseFS.pdf.jpg1cb4fda643b4d53580ffdd5cc7c29baaMD57123456789/160432017-11-02 10:37:27.056oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16043Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T13:37:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para sedimentação de conhecimentos |
title |
As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para sedimentação de conhecimentos |
spellingShingle |
As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para sedimentação de conhecimentos Silva, José Fernandes da Método de ensino Metodologia pedagógica Educação escolar Física Ensino Médio Learning method Pedagogic Methodology School education Physics High School CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
title_short |
As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para sedimentação de conhecimentos |
title_full |
As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para sedimentação de conhecimentos |
title_fullStr |
As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para sedimentação de conhecimentos |
title_full_unstemmed |
As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para sedimentação de conhecimentos |
title_sort |
As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para sedimentação de conhecimentos |
author |
Silva, José Fernandes da |
author_facet |
Silva, José Fernandes da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2532760140534053 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Oliveros, Marcílio Colombo |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6551396698408084 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Simões, Raul de Bonis Almeida |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6337190307596665 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, José Fernandes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barreto, Ciclamio Leite |
contributor_str_mv |
Barreto, Ciclamio Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método de ensino Metodologia pedagógica Educação escolar Física Ensino Médio |
topic |
Método de ensino Metodologia pedagógica Educação escolar Física Ensino Médio Learning method Pedagogic Methodology School education Physics High School CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning method Pedagogic Methodology School education Physics High School |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
Abstract:It boards a study about the methodology applied in the classroom, with emphasis at the Physic teaching, but could be taken to the other matters of high school, mainly to that alumns with school delay and that needs a pedagogics resources to get the aproach of them to the subject showed trying to improve their learnship. The study was developed through the bibliographic research methodology, associated to the induce resource that allows to evaluate the methods of teaching praticed actually at High Schools, as the private as the public, to give to the teachers the resources that should change the dificulties of learning with prejudice the classmates performances. The results reacheds demonstrated that is perfectly possible to augment the physic teaching body, taking in consideration the expansion of the profit at the teachinglearnig procces, besides having allowed to shows that this methodology porpouse could be takes to others subjects of the High School to became this phase of school more suitable to the necessities of society. It concludes that the brazilian Education could receive a lot of augments, from the professional criativity on always that inside the classroom, really close of the problems showed by the classmates about learning collecting |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-12-15 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-10-06 2014-12-17T15:04:50Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T15:04:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, José Fernandes da. As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para sedimentação de conhecimentos. 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16043 |
identifier_str_mv |
SILVA, José Fernandes da. As Concepções da mobilidade e acessibilidade urbana aplicadas à implementação do ensino de física: uma interface pedagógica para sedimentação de conhecimentos. 2006. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16043/1/JoseFS.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16043/6/JoseFS.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16043/7/JoseFS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f0139c499e8bd9b78ac8ab7d153fc5e f60499e98a69bd440d63c1f8f01b2fb8 1cb4fda643b4d53580ffdd5cc7c29baa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117501447831552 |