O pensamento computacional na formação de professores da Educação de Jovens e Adultos
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46582 |
Resumo: | O Pensamento Computacional tem sido recomendado para ser aplicado em inúmeras formações de alunos e professores, pois contribui, dentre outras habilidades, para o desenvolvimento de uma aprendizagem crítica. Contudo, ainda são escassos os trabalhos que relatam atividades na Educação de Jovens e Adultos relacionados a este tema. A lacuna amplia quando o foco é a formação de professores que atuam nesse campo educacional. Frente ao exposto, surge a seguinte questão de pesquisa: Como a relação entre o Pensamento Computacional e o método de alfabetização de Paulo Freire pode contribuir na formação de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos? Nesse sentido, toma-se como objetivo geral investigar a relação entre os pilares do Pensamento Computacional e o método Paulo Freire na formação de professores da Educação de Jovens e Adultos. De maneira específica, busca-se i) analisar a incorporação do pensamento computacional no processo de formação dos professores da EJA; ii) verificar os materiais didáticos utilizados pelos professores da EJA; iii) analisar cursos e materiais sobre Pensamento Computacional e o método de Paulo Freire; iv) definir parâmetros didático-pedagógicos do método Paulo Freire que possam ser associados ao pensamento computacional; v) criar um guia pedagógico destinado à formação de professores da EJA. No âmbito metodológico, esta pesquisa enquadra-se na área de Ciências Humanas, tendo caráter interdisciplinar entre as áreas de Computação e Educação. No que concerne à sua natureza, segue uma abordagem qualitativa. Quanto aos seus objetivos, é classificada como uma pesquisa explicativa. Em relação aos procedimentos técnicos, caracteriza-se como estudo de campo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi questionário. Quanto a técnica de análise, adotou-se a descrição. Para realizar estas etapas foi desenvolvida uma formação com professores que atuam na EJA na Escola Estadual Antônio de Azevedo, da cidade de Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte. Toda a formação foi realizada por meio das ferramentas de Educação Google. Assim, destaca-se: ao inserir Pensamento Computacional na EJA é necessário desconstruir o seu mito para fortalecer o seu uso junto a EJA; os materiais utilizados pelos professores da EJA são os mesmos adotados por eles no ensino regular; divulgar canais onde é possível obter recursos e fontes para produzir atividades para a EJA é salutar para se trabalhar com o método Paulo Freire integrado ao Pensamento Computacional. Nesse sentido, como resultados, foi elaborado um Guia do Pensamento Computacional pelos professores participantes com vistas a compartilhar o conhecimento durante o curso para outros professores pelo Brasil. O curso foi validado pelos participantes e se mostrou relevante para ser inserido em formações maiores no contexto da EJA. |
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Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46582O Pensamento Computacional tem sido recomendado para ser aplicado em inúmeras formações de alunos e professores, pois contribui, dentre outras habilidades, para o desenvolvimento de uma aprendizagem crítica. Contudo, ainda são escassos os trabalhos que relatam atividades na Educação de Jovens e Adultos relacionados a este tema. A lacuna amplia quando o foco é a formação de professores que atuam nesse campo educacional. Frente ao exposto, surge a seguinte questão de pesquisa: Como a relação entre o Pensamento Computacional e o método de alfabetização de Paulo Freire pode contribuir na formação de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos? Nesse sentido, toma-se como objetivo geral investigar a relação entre os pilares do Pensamento Computacional e o método Paulo Freire na formação de professores da Educação de Jovens e Adultos. De maneira específica, busca-se i) analisar a incorporação do pensamento computacional no processo de formação dos professores da EJA; ii) verificar os materiais didáticos utilizados pelos professores da EJA; iii) analisar cursos e materiais sobre Pensamento Computacional e o método de Paulo Freire; iv) definir parâmetros didático-pedagógicos do método Paulo Freire que possam ser associados ao pensamento computacional; v) criar um guia pedagógico destinado à formação de professores da EJA. No âmbito metodológico, esta pesquisa enquadra-se na área de Ciências Humanas, tendo caráter interdisciplinar entre as áreas de Computação e Educação. No que concerne à sua natureza, segue uma abordagem qualitativa. Quanto aos seus objetivos, é classificada como uma pesquisa explicativa. Em relação aos procedimentos técnicos, caracteriza-se como estudo de campo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi questionário. Quanto a técnica de análise, adotou-se a descrição. Para realizar estas etapas foi desenvolvida uma formação com professores que atuam na EJA na Escola Estadual Antônio de Azevedo, da cidade de Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte. Toda a formação foi realizada por meio das ferramentas de Educação Google. Assim, destaca-se: ao inserir Pensamento Computacional na EJA é necessário desconstruir o seu mito para fortalecer o seu uso junto a EJA; os materiais utilizados pelos professores da EJA são os mesmos adotados por eles no ensino regular; divulgar canais onde é possível obter recursos e fontes para produzir atividades para a EJA é salutar para se trabalhar com o método Paulo Freire integrado ao Pensamento Computacional. Nesse sentido, como resultados, foi elaborado um Guia do Pensamento Computacional pelos professores participantes com vistas a compartilhar o conhecimento durante o curso para outros professores pelo Brasil. O curso foi validado pelos participantes e se mostrou relevante para ser inserido em formações maiores no contexto da EJA.Computational Thinking has been recommended to be applied in numerous formations of students and teachers, as it contributes, among other skills, to the development of critical learning. However, there are still few works that report activities on Youth and Adult Education related to this theme. The gap widens when the focus is on training teachers who work in this educational field. Given the above, the following research question arises: How can the relationship between Computational Thinking and Paulo Freire's literacy method can contribute to the training of teachers who work in Youth and Adult Education? In this sense, the general objective is to analyze the relationship between the pillars of Computational Thinking and Paulo Freire method in the process of training teachers from Youth and Adult Education (EJA). Specifically, it seeks to i) analyze the incorporation of computational thinking in the training process of EJA teachers; ii) assess the teaching materials used by EJA teachers; iii) analyze courses and materials on Computational Thinking and Paulo Freire's literacy method, in Brazil; iv) define Paulo Freire method didactic-pedagogical parameters that can be associated with computational thinking; v) create a pedagogical guide aimed at training EJA teachers. In the methodological scope, this research fits into the area of Human Sciences. It is interdisciplinary with the areas of Computing and Education. Regarding its nature, it follows a qualitative approach. As for its objectives, it is classified as explanatory research. Regarding technical procedures, it is characterized as a field study. The data collection instrument used was a questionnaire. As for the analysis technique, description were adopted. To carry out these steps, training was developed with teachers who work in EJA at the Antônio de Azevedo State School, in the city of Jardim do Seridó, in Rio Grande do Norte. All training was carried out using Google Education tools. It is thus highlighted that: when inserting Computational Thinking in EJA, it is necessary to deconstruct its myth to strengthen its use with EJA; the materials used by EJA teachers are, in short, the same ones adopted by them in regular education; publicizing channels where it is possible to obtain resources and sources to produce activities for EJA is important to work with the Paulo Freire method integrated to Computational Thinking; a Computational Thinking Guide was created by participating teachers, aiming to share knowledge during the course with other teachers throughout Brazil. The training was validated by the participants and proved to be relevant to be inserted in larger formations in the context of EJA.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilPensamento computacionalFormação de professoresEducação de Jovens e AdultosMétodo Paulo FreirePensaEJAO pensamento computacional na formação de professores da Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPensamentocomputacionalformacao_Medeiros_2022.pdfapplication/pdf29611413https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46582/1/Pensamentocomputacionalformacao_Medeiros_2022.pdfef2649cefb9ffe5bc8580067c4c1361fMD51123456789/465822022-05-02 12:49:19.088oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46582Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:49:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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