O universo e as estrelas em literaturas infantil e juvenil: caminhos discursivos das literaturas negro-brasileira e indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gustavo Tanus Cesário de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54040
Resumo: Os grupos étnico-raciais formadores do Brasil sempre foram representados nas literaturas, tendo sido, em um primeiro momento, como personagens de narrativas, sendo antagonistas, nos textos quinhentistas, às narrativas formadoras da ideia de nação, e mais recentemente, como protagonistas. Porém, em grande parte desses textos, representados com estereótipos. Essas construções têm contribuído para a continuidade de imagens que compõem um imaginário negativo sobre os sujeitos e as ditas culturas “minoritárias”. Essa mudança começou nas literaturas escritas pelos próprios sujeitos das culturas, em que há uma perceptível modificação no modo como representam a si mesmos, suas comunidades, suas culturas, epistemes, sobretudo nas produções literárias indígena e negro-brasileira para crianças e jovens. O objetivo é empreender reflexões acerca das literaturas infantil e juvenil de autoria negra e indígena, por meio dos textos literários, e analisar as convergências em suas propostas estéticas, políticas e literárias, percebendo como elaboram a ideia de literatura, os modos de ser e estar no mundo e modos de representar das suas culturas, epistemes, buscando uma compreensão de seus campos literários específicos. Para o entendimento das literaturas infantil e juvenil mobilizamos os textos fundadores, lastreados por Leonardo Arroyo (1968, 1988), seguido dos trabalhos de Regina Zilberman (1981, 1982, este com Lígia Cademartori, 1984, 1986 e 2005), Nelly Coelho (1981, 1983, 1985), Marisa Lajolo (1982, 1986, este em coautoria de Zilberman), Maria Antonieta Cunha (1985), entre outros. Em relação às literaturas negro-brasileira e indígena, utilizamos trabalhos que trataram da constituição dessas literaturas, e pensaram-nas como sistemas em suas dimensões histórica, teórica e crítica. Para a primeira literatura, consideramos as reflexões de Eduardo de Assis Duarte, Cuti, Conceição Evaristo, Maria Nazareth Fonseca, Florentina de Souza, Inaldete Pinheiro de Andrade, Ione Jovino, entre outras; e para a segunda literatura, as de Graça Graúna, Daniel Munduruku, Maria Inês de Almeida, Julie Dorrico, entre outros. Esta pesquisa teórica partiu de um caminhar bibliográfico para a apresentação de um corpus de literatura infantil e juvenil de autoria negra e indígena, mobilizado para leitura e discussão, com vistas aos caminhos discursivos sobre as literaturas. Para isso, mobilizamos o conceito metodológico-operatório da “constelação”, construídos via Benjamin, Adorno, Krenak, Munduruku, Hitxa Pataxó, Esmeralda Ribeiro, Marcos Fabrício Lopes da Silva, Ryane Leão, e nossos entendimentos; metáfora cujas compreensões têm o potencial de redesenhar o que é posto como maioridades literárias. Nas várias dimensões de uso, figurados nas categorias intencionais, usamos para elaborar dimensões em análises dos textos literários, para observar as políticas da literatura nas relações, a saber: Políticas, autorias e sistema literário; Ilustração como forma de autoria; Gêneros literários, em prosa; Animais que somos; Leituras dos mundos imaginados, imaginários e de tantas imagens; Ancestralidade, ação presente de respeito às pessoas e ao tempo; e Mediador, narrador / Griô, Nganga, Pajé, ou o mais velho, nos movimentos da roda do tempo. É apresentada, ainda, discussão acerca da “autoria eventual”, dos “enderaçamentos”, da “escolha da recepção”, os “reendereçamentos mediados”, das “contraimagens” e “reimagens”, das “comunidades de afetos”, movimentações que demonstram a partir de uma leitura brincante as potências dos campos literários infantil e juvenil negro-brasileiro e indígena, como suas particularidades em face do campo geral.
id UFRN_f2447f60bb8a9d5e31d060501d127518
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54040
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Gustavo Tanus Cesário dehttp://lattes.cnpq.br/9604670095045045http://lattes.cnpq.br/1240776467735498Souza, Josiley Francisco deCruz, Adélcio de SousaSantos, Derivaldo doshttps://orcid.org/0000-0002-7001-8578http://lattes.cnpq.br/8615666365895204Melo Júnior, Orison Marden Bandeira dehttps://orcid.org/0000-0002-7592-449Xhttp://lattes.cnpq.br/1809881374621615Gonçalves, Marta Aparecida Garcia2023-07-21T19:14:04Z2023-07-21T19:14:04Z2023-04-27SOUZA, Gustavo Tanus Cesário de. O universo e as estrelas em literaturas infantil e juvenil: caminhos discursivos das literaturas negro-brasileira e indígena. Orientador: Marta Aparecida Garcia Gonçalves. 2023. 443f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54040Os grupos étnico-raciais formadores do Brasil sempre foram representados nas literaturas, tendo sido, em um primeiro momento, como personagens de narrativas, sendo antagonistas, nos textos quinhentistas, às narrativas formadoras da ideia de nação, e mais recentemente, como protagonistas. Porém, em grande parte desses textos, representados com estereótipos. Essas construções têm contribuído para a continuidade de imagens que compõem um imaginário negativo sobre os sujeitos e as ditas culturas “minoritárias”. Essa mudança começou nas literaturas escritas pelos próprios sujeitos das culturas, em que há uma perceptível modificação no modo como representam a si mesmos, suas comunidades, suas culturas, epistemes, sobretudo nas produções literárias indígena e negro-brasileira para crianças e jovens. O objetivo é empreender reflexões acerca das literaturas infantil e juvenil de autoria negra e indígena, por meio dos textos literários, e analisar as convergências em suas propostas estéticas, políticas e literárias, percebendo como elaboram a ideia de literatura, os modos de ser e estar no mundo e modos de representar das suas culturas, epistemes, buscando uma compreensão de seus campos literários específicos. Para o entendimento das literaturas infantil e juvenil mobilizamos os textos fundadores, lastreados por Leonardo Arroyo (1968, 1988), seguido dos trabalhos de Regina Zilberman (1981, 1982, este com Lígia Cademartori, 1984, 1986 e 2005), Nelly Coelho (1981, 1983, 1985), Marisa Lajolo (1982, 1986, este em coautoria de Zilberman), Maria Antonieta Cunha (1985), entre outros. Em relação às literaturas negro-brasileira e indígena, utilizamos trabalhos que trataram da constituição dessas literaturas, e pensaram-nas como sistemas em suas dimensões histórica, teórica e crítica. Para a primeira literatura, consideramos as reflexões de Eduardo de Assis Duarte, Cuti, Conceição Evaristo, Maria Nazareth Fonseca, Florentina de Souza, Inaldete Pinheiro de Andrade, Ione Jovino, entre outras; e para a segunda literatura, as de Graça Graúna, Daniel Munduruku, Maria Inês de Almeida, Julie Dorrico, entre outros. Esta pesquisa teórica partiu de um caminhar bibliográfico para a apresentação de um corpus de literatura infantil e juvenil de autoria negra e indígena, mobilizado para leitura e discussão, com vistas aos caminhos discursivos sobre as literaturas. Para isso, mobilizamos o conceito metodológico-operatório da “constelação”, construídos via Benjamin, Adorno, Krenak, Munduruku, Hitxa Pataxó, Esmeralda Ribeiro, Marcos Fabrício Lopes da Silva, Ryane Leão, e nossos entendimentos; metáfora cujas compreensões têm o potencial de redesenhar o que é posto como maioridades literárias. Nas várias dimensões de uso, figurados nas categorias intencionais, usamos para elaborar dimensões em análises dos textos literários, para observar as políticas da literatura nas relações, a saber: Políticas, autorias e sistema literário; Ilustração como forma de autoria; Gêneros literários, em prosa; Animais que somos; Leituras dos mundos imaginados, imaginários e de tantas imagens; Ancestralidade, ação presente de respeito às pessoas e ao tempo; e Mediador, narrador / Griô, Nganga, Pajé, ou o mais velho, nos movimentos da roda do tempo. É apresentada, ainda, discussão acerca da “autoria eventual”, dos “enderaçamentos”, da “escolha da recepção”, os “reendereçamentos mediados”, das “contraimagens” e “reimagens”, das “comunidades de afetos”, movimentações que demonstram a partir de uma leitura brincante as potências dos campos literários infantil e juvenil negro-brasileiro e indígena, como suas particularidades em face do campo geral.The ethnic-racial groups that formed Brazil have always been represented in literature, having been, at first time, characters in narratives, as antagonists, in sixteenth-century texts, to the narratives that formed the idea of nation, and more recently, as protagonists, however, in most of these texts, they are represented with stereotypes. These constructions contributed to the continuity of images that make up a negative imagery about subjects and the so-called “minority” cultures. This change began through the literature written by the subjects of cultures, in which there is a noticeable change in the way of representing themselves, communities, their cultures, epistemes, especially in Indigenous and Black-Brazilian literary productions for children and young people. The aim is to undertake reflections on children's and youth literature by Black and Indigenous authors, through literary texts, analyzing convergences in their aesthetic, political and literary proposals, realizing how they elaborate the idea of literature, ways of being in the world, modes of representation of their cultures, epistemes, seeking an understanding of their specific literary fields. For the understanding of children's literature, we mobilized the founding texts, based on Leonardo Arroyo (1968, 1988), followed by the works of Regina Zilberman (1981, 1982, this one with Lígia Cademartori, 1984, 1986 and 2005), Nelly Coelho (1981, 1983, 1985), Marisa Lajolo (1982, 1986, the latter co-authored by Zilberman), Maria Antonieta Cunha (1985), among others. In relation to Black-Brazilian and Indigenous literature, we used to work that dealt with the constitution of these literatures, and understand of them as systems in their historical, theoretical, and critical dimensions. For the first literature, discussions done by Eduardo de Assis Duarte, Cuti, Conceição Evaristo, Maria Nazareth Fonseca, Florentina de Souza, Inaldete Pinheiro de Andrade, Ione Jovino, among others, were considered, and for the second literature, authors such as Graça Graúna, Daniel Munduruku, Maria Inês de Almeida, Julie Dorrico, among others. This theoretical research started from a bibliographic path to the presentation of a corpus of children's and youth literature by Black and Indigenous authors, mobilized for reading and discussion, with a view to discursive paths about literature. To do so, we mobilized the methodological-operative concept of “constellation”, built via Benjamin, Adorno, Krenak, Munduruku, Hitxa Pataxó, Esmeralda Ribeiro, Marcos Fabrício Lopes da Silva, Ryane Leão and our understandings; metaphor whose comprehension have the potential to redesign what is posited as literary coming of age. In the various dimensions of use, figured in the intentional categories, we used to elaborate dimensions in analyzes of these literary texts, to observe the politics of literature in the relations, namely: Policies, authorship and literary system; Illustration as a form of authorship; Literary genres, in prose; Animals we are; Readings of imagined, imaginary worlds and so many images; Ancestry, present action of respect for people and time; and Mediator, narrator / Griô, Nganga, Pajé, or the oldest, in the movements of the wheel of time. It also presents a discussion about “eventual authorship”, “addressing”, “choice of reception”, “mediated re-addressing”, “counter-imagings” and “re-imagings”, “affective communities”, movements that they demonstrate, from a playful reading, the powers of the Black-Brazilian and Indigenous children's and youth literary fields, as their particularities in the face of the general field.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICATeoria da literaturaLiteratura negro-brasileiraLiteratura indígenaLiteratura infantil e juvenilO universo e as estrelas em literaturas infantil e juvenil: caminhos discursivos das literaturas negro-brasileira e indígenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUniversoestrelasliteraturas_Souza_2023.pdfapplication/pdf3038864https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54040/1/Universoestrelasliteraturas_Souza_2023.pdff04e3b2b45493fc14c05072eb6ecca8aMD51123456789/540402023-07-21 16:14:39.854oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54040Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-21T19:14:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O universo e as estrelas em literaturas infantil e juvenil: caminhos discursivos das literaturas negro-brasileira e indígena
title O universo e as estrelas em literaturas infantil e juvenil: caminhos discursivos das literaturas negro-brasileira e indígena
spellingShingle O universo e as estrelas em literaturas infantil e juvenil: caminhos discursivos das literaturas negro-brasileira e indígena
Souza, Gustavo Tanus Cesário de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Teoria da literatura
Literatura negro-brasileira
Literatura indígena
Literatura infantil e juvenil
title_short O universo e as estrelas em literaturas infantil e juvenil: caminhos discursivos das literaturas negro-brasileira e indígena
title_full O universo e as estrelas em literaturas infantil e juvenil: caminhos discursivos das literaturas negro-brasileira e indígena
title_fullStr O universo e as estrelas em literaturas infantil e juvenil: caminhos discursivos das literaturas negro-brasileira e indígena
title_full_unstemmed O universo e as estrelas em literaturas infantil e juvenil: caminhos discursivos das literaturas negro-brasileira e indígena
title_sort O universo e as estrelas em literaturas infantil e juvenil: caminhos discursivos das literaturas negro-brasileira e indígena
author Souza, Gustavo Tanus Cesário de
author_facet Souza, Gustavo Tanus Cesário de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9604670095045045
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1240776467735498
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Souza, Josiley Francisco de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cruz, Adélcio de Sousa
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Santos, Derivaldo dos
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7001-8578
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8615666365895204
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7592-449X
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1809881374621615
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gustavo Tanus Cesário de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Marta Aparecida Garcia
contributor_str_mv Gonçalves, Marta Aparecida Garcia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Teoria da literatura
Literatura negro-brasileira
Literatura indígena
Literatura infantil e juvenil
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da literatura
Literatura negro-brasileira
Literatura indígena
Literatura infantil e juvenil
description Os grupos étnico-raciais formadores do Brasil sempre foram representados nas literaturas, tendo sido, em um primeiro momento, como personagens de narrativas, sendo antagonistas, nos textos quinhentistas, às narrativas formadoras da ideia de nação, e mais recentemente, como protagonistas. Porém, em grande parte desses textos, representados com estereótipos. Essas construções têm contribuído para a continuidade de imagens que compõem um imaginário negativo sobre os sujeitos e as ditas culturas “minoritárias”. Essa mudança começou nas literaturas escritas pelos próprios sujeitos das culturas, em que há uma perceptível modificação no modo como representam a si mesmos, suas comunidades, suas culturas, epistemes, sobretudo nas produções literárias indígena e negro-brasileira para crianças e jovens. O objetivo é empreender reflexões acerca das literaturas infantil e juvenil de autoria negra e indígena, por meio dos textos literários, e analisar as convergências em suas propostas estéticas, políticas e literárias, percebendo como elaboram a ideia de literatura, os modos de ser e estar no mundo e modos de representar das suas culturas, epistemes, buscando uma compreensão de seus campos literários específicos. Para o entendimento das literaturas infantil e juvenil mobilizamos os textos fundadores, lastreados por Leonardo Arroyo (1968, 1988), seguido dos trabalhos de Regina Zilberman (1981, 1982, este com Lígia Cademartori, 1984, 1986 e 2005), Nelly Coelho (1981, 1983, 1985), Marisa Lajolo (1982, 1986, este em coautoria de Zilberman), Maria Antonieta Cunha (1985), entre outros. Em relação às literaturas negro-brasileira e indígena, utilizamos trabalhos que trataram da constituição dessas literaturas, e pensaram-nas como sistemas em suas dimensões histórica, teórica e crítica. Para a primeira literatura, consideramos as reflexões de Eduardo de Assis Duarte, Cuti, Conceição Evaristo, Maria Nazareth Fonseca, Florentina de Souza, Inaldete Pinheiro de Andrade, Ione Jovino, entre outras; e para a segunda literatura, as de Graça Graúna, Daniel Munduruku, Maria Inês de Almeida, Julie Dorrico, entre outros. Esta pesquisa teórica partiu de um caminhar bibliográfico para a apresentação de um corpus de literatura infantil e juvenil de autoria negra e indígena, mobilizado para leitura e discussão, com vistas aos caminhos discursivos sobre as literaturas. Para isso, mobilizamos o conceito metodológico-operatório da “constelação”, construídos via Benjamin, Adorno, Krenak, Munduruku, Hitxa Pataxó, Esmeralda Ribeiro, Marcos Fabrício Lopes da Silva, Ryane Leão, e nossos entendimentos; metáfora cujas compreensões têm o potencial de redesenhar o que é posto como maioridades literárias. Nas várias dimensões de uso, figurados nas categorias intencionais, usamos para elaborar dimensões em análises dos textos literários, para observar as políticas da literatura nas relações, a saber: Políticas, autorias e sistema literário; Ilustração como forma de autoria; Gêneros literários, em prosa; Animais que somos; Leituras dos mundos imaginados, imaginários e de tantas imagens; Ancestralidade, ação presente de respeito às pessoas e ao tempo; e Mediador, narrador / Griô, Nganga, Pajé, ou o mais velho, nos movimentos da roda do tempo. É apresentada, ainda, discussão acerca da “autoria eventual”, dos “enderaçamentos”, da “escolha da recepção”, os “reendereçamentos mediados”, das “contraimagens” e “reimagens”, das “comunidades de afetos”, movimentações que demonstram a partir de uma leitura brincante as potências dos campos literários infantil e juvenil negro-brasileiro e indígena, como suas particularidades em face do campo geral.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-21T19:14:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-21T19:14:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Gustavo Tanus Cesário de. O universo e as estrelas em literaturas infantil e juvenil: caminhos discursivos das literaturas negro-brasileira e indígena. Orientador: Marta Aparecida Garcia Gonçalves. 2023. 443f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54040
identifier_str_mv SOUZA, Gustavo Tanus Cesário de. O universo e as estrelas em literaturas infantil e juvenil: caminhos discursivos das literaturas negro-brasileira e indígena. Orientador: Marta Aparecida Garcia Gonçalves. 2023. 443f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54040/1/Universoestrelasliteraturas_Souza_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f04e3b2b45493fc14c05072eb6ecca8a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117666401419264