Estratégias de conciliação na relação trabalho-família realizadas por professores universitários
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24408 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar estratégias de conciliação trabalho-família adotadas por professores universitários, associando-as à centralidade atribuída ao trabalho por parte desses participantes. A amostra foi formada por168 professores, localizados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. As informações foram coletadas por meio da aplicação online de um instrumento padronizado sobre estratégias de conciliação, semanticamente adaptado para a realidade brasileira, em conjunto a uma escala de centralidade do trabalho. Os dados foram analisados por meio de técnicas multivariadas e de associação entre médias. Os resultados indicaram que as cinco estratégias de conciliação previstas no modelo original da escala se mantiveram empiricamente com esses participantes, a saber: perspectiva positiva sobre a situação de dupla-renda; apoio emocional mútuo; ajustes profissionais; competências de gestão e planejamento; e apoio institucional. O fator apoio emocional destaca-se como o mais importante, levando-se em conta a análise de médias. Centralidade do trabalho não se mostrou relacionada com a maioria dos fatores, exceto com o fator apoio emocional. A pesquisa sugere que tal achado faz sentido teórico, na medida em que estratégias de conciliação implicam justamente na interconexão entre esferas, no caso, família e trabalho. |
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Silveira, Susana SarmentoLima, Fellipe CoelhoFormiga, Nilton SoaresBendassolli, Pedro Fernando2017-12-05T00:12:43Z2017-12-05T00:12:43Z2017-09-20SILVEIRA, Susana Sarmento. Estratégias de conciliação na relação trabalho-família realizadas por professores universitários. 2017. 109f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24408O objetivo deste estudo foi investigar estratégias de conciliação trabalho-família adotadas por professores universitários, associando-as à centralidade atribuída ao trabalho por parte desses participantes. A amostra foi formada por168 professores, localizados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. As informações foram coletadas por meio da aplicação online de um instrumento padronizado sobre estratégias de conciliação, semanticamente adaptado para a realidade brasileira, em conjunto a uma escala de centralidade do trabalho. Os dados foram analisados por meio de técnicas multivariadas e de associação entre médias. Os resultados indicaram que as cinco estratégias de conciliação previstas no modelo original da escala se mantiveram empiricamente com esses participantes, a saber: perspectiva positiva sobre a situação de dupla-renda; apoio emocional mútuo; ajustes profissionais; competências de gestão e planejamento; e apoio institucional. O fator apoio emocional destaca-se como o mais importante, levando-se em conta a análise de médias. Centralidade do trabalho não se mostrou relacionada com a maioria dos fatores, exceto com o fator apoio emocional. A pesquisa sugere que tal achado faz sentido teórico, na medida em que estratégias de conciliação implicam justamente na interconexão entre esferas, no caso, família e trabalho.This study aims to investigate strategies of work-family conciliation adopted by university professors in a capital city of Northeast Brazil, associating it with the centrality attributed to the work by these participants. Sample was formed by 168 professors located in the city of XXXX, in the XX. Information was collected through the online application of a standardized instrument on conciliation strategies, adapted semantically to the Brazilian reality, together with a centrality scale of work. Data were analyzed using multivariate techniques and association between means. Results have indicated that the five conciliation strategies foreseen in the original model from which the scale was derived remain empirically with these participants, namely: a positive perspective on the dual income situation; mutual emotional support; professional adjustments; management and planning skills; and institutional support. The emotional support factor has stood out as the most important, taking into account the analysis of means. Centrality of work was not related to most factors, except with the emotional support factor. This paper suggests that this finding makes theoretical sense, insofar as conciliation strategies imply precisely the interconnection between family and work spheres.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAConciliação trabalho-famíliaCentralidade do trabalhoTrabalho e gêneroEstratégias de conciliação na relação trabalho-família realizadas por professores universitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSusanaSarmentoSilveira_DISSERT.pdfSusanaSarmentoSilveira_DISSERT.pdfapplication/pdf1194572https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24408/1/SusanaSarmentoSilveira_DISSERT.pdf4744112674ade40a4472deb02934c5c4MD51TEXTSusanaSarmentoSilveira_DISSERT.pdf.txtSusanaSarmentoSilveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain206480https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24408/2/SusanaSarmentoSilveira_DISSERT.pdf.txt18beed715d1985eb7f86242171c430f9MD52THUMBNAILSusanaSarmentoSilveira_DISSERT.pdf.jpgSusanaSarmentoSilveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2213https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24408/3/SusanaSarmentoSilveira_DISSERT.pdf.jpgef466a3893a66784381fb37cb56ad993MD53123456789/244082017-12-05 01:36:04.705oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24408Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-12-05T04:36:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O objetivo deste estudo foi investigar estratégias de conciliação trabalho-família adotadas por professores universitários, associando-as à centralidade atribuída ao trabalho por parte desses participantes. A amostra foi formada por168 professores, localizados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. As informações foram coletadas por meio da aplicação online de um instrumento padronizado sobre estratégias de conciliação, semanticamente adaptado para a realidade brasileira, em conjunto a uma escala de centralidade do trabalho. Os dados foram analisados por meio de técnicas multivariadas e de associação entre médias. Os resultados indicaram que as cinco estratégias de conciliação previstas no modelo original da escala se mantiveram empiricamente com esses participantes, a saber: perspectiva positiva sobre a situação de dupla-renda; apoio emocional mútuo; ajustes profissionais; competências de gestão e planejamento; e apoio institucional. O fator apoio emocional destaca-se como o mais importante, levando-se em conta a análise de médias. Centralidade do trabalho não se mostrou relacionada com a maioria dos fatores, exceto com o fator apoio emocional. A pesquisa sugere que tal achado faz sentido teórico, na medida em que estratégias de conciliação implicam justamente na interconexão entre esferas, no caso, família e trabalho. |
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