Mercantilização do ensino superior e cursos ilegais em Serviço Social: a particularidade dos cursos livres e/ou de extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nísia Luiza de Andrade
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49750
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo a discussão da mercantilização do Ensino Superior, sua relação com a Educação à Distância (EAD) e a formação de um mercado irregular de cursos de graduação. O trabalho está fundamentado metodologicamente pelo método do materialismo histórico-dialético. O seu objetivo geral é analisar a expansão e oferta irregular dos cursos de extensão e/ou livres e suas implicações nos cursos de graduação de Serviço Social na região Nordeste. Já como objetivos específicos foram abordados o processo de mercantilização do Ensino Superior no Brasil e sua particularidade na formação profissional em Serviço Social; caracterização e análise dos cursos de extensão e/ou livres ofertados no Serviço social na região Nordeste; apreensão e avaliação do posicionamento do conjunto CFESS-CRESS e as ações e estratégias desenvolvidas frente à oferta ilegal dos cursos de extensão e/ou livres. Trata-se de uma pesquisa documental baseada na orientação do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) “Cursos de extensão e/ou livres ofertados ilegalmente como graduação em Serviço Social”; bem como em reportagens a respeito de cursos irregulares, processos jurídicos e parecer do Ministério da Educação (MEC). Inicialmente, o trabalho realizou um levantamento bibliográfico a respeito da crise estrutural a partir de 1970, a reestruturação produtiva, acumulação flexível e suas implicações para as políticas sociais. Em seguida, debateu sobre a educação na sociabilidade capitalista e a colocação desse direito como mercadoria, assim como mecanismo de capacitação de força de trabalho para o próprio sistema. No que diz respeito à realidade brasileira, foi abarcada a expansão da educação superior a partir dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) até Jair Messias Bolsonaro (2019-), especialmente voltada para o setor privado e ampliação de vagas pela EAD. Também adentrou na análise sobre os rebatimentos dessa perspectiva mercadológica para o Serviço Social, a formação profissional e precarização do ensino. A partir do estudo foi possível concluir que existe uma manobra de oferta de cursos de extensão e/ou livres de maneira ilegal que atinge outras áreas de conhecimento tais como Pedagogia. Identificou-se a presença majoritária dos cursos irregulares do Serviço Social na região Nordeste. Percebeu-se ainda a formação de um mercado educacional voltado para falsificação de graduação e a facilidade da sua execução por meio da EAD. Por fim, foi identificada a relevante articulação e desenvolvimento de campanhas do conjunto CFESS-CRESS de conscientização sobre a oferta de cursos de extensão e/ou livres em Serviço Social com o objetivo de orientar os profissionais, estudantes e sociedade a respeito da sua existência, bem como a imposição de mais um desafio para a profissão por meio da mercantilização do ensino que favorece à precarização da formação.
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O trabalho está fundamentado metodologicamente pelo método do materialismo histórico-dialético. O seu objetivo geral é analisar a expansão e oferta irregular dos cursos de extensão e/ou livres e suas implicações nos cursos de graduação de Serviço Social na região Nordeste. Já como objetivos específicos foram abordados o processo de mercantilização do Ensino Superior no Brasil e sua particularidade na formação profissional em Serviço Social; caracterização e análise dos cursos de extensão e/ou livres ofertados no Serviço social na região Nordeste; apreensão e avaliação do posicionamento do conjunto CFESS-CRESS e as ações e estratégias desenvolvidas frente à oferta ilegal dos cursos de extensão e/ou livres. Trata-se de uma pesquisa documental baseada na orientação do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) “Cursos de extensão e/ou livres ofertados ilegalmente como graduação em Serviço Social”; bem como em reportagens a respeito de cursos irregulares, processos jurídicos e parecer do Ministério da Educação (MEC). Inicialmente, o trabalho realizou um levantamento bibliográfico a respeito da crise estrutural a partir de 1970, a reestruturação produtiva, acumulação flexível e suas implicações para as políticas sociais. Em seguida, debateu sobre a educação na sociabilidade capitalista e a colocação desse direito como mercadoria, assim como mecanismo de capacitação de força de trabalho para o próprio sistema. No que diz respeito à realidade brasileira, foi abarcada a expansão da educação superior a partir dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) até Jair Messias Bolsonaro (2019-), especialmente voltada para o setor privado e ampliação de vagas pela EAD. Também adentrou na análise sobre os rebatimentos dessa perspectiva mercadológica para o Serviço Social, a formação profissional e precarização do ensino. A partir do estudo foi possível concluir que existe uma manobra de oferta de cursos de extensão e/ou livres de maneira ilegal que atinge outras áreas de conhecimento tais como Pedagogia. Identificou-se a presença majoritária dos cursos irregulares do Serviço Social na região Nordeste. Percebeu-se ainda a formação de um mercado educacional voltado para falsificação de graduação e a facilidade da sua execução por meio da EAD. Por fim, foi identificada a relevante articulação e desenvolvimento de campanhas do conjunto CFESS-CRESS de conscientização sobre a oferta de cursos de extensão e/ou livres em Serviço Social com o objetivo de orientar os profissionais, estudantes e sociedade a respeito da sua existência, bem como a imposição de mais um desafio para a profissão por meio da mercantilização do ensino que favorece à precarização da formação.The present research has as its object of study the discussion of the commodification of Graduate Education, its relation to Distance Education (DL) and the formation of an irregular undergraduate market. The work is methodologically based on the historicaldialectical materialism method. Its general objective is to analyze the expansion and irregular offering of extension and/or free courses and its implications on Social Work undergraduate courses in the Northeast region. As specific objectives were approached the process of commodification of Graduate Education in Brazil and its particularity in professional training in Social Work; characterization and analysis of extension and/or free courses offered in Social Work in the Northeast region; apprehension and evaluation of the position of the CFESS-CRESS set and the actions and strategies developed against the illegal offer of extension and/or free courses. It's about a documentary research based on the orientation of the Federal Council of Social Work (CFESS) "Extension and/or free courses illegally offered as undergraduate courses in Social Work"; as well as in reports about irregular courses, legal process, and the opinion of the Ministry of Education (MEC). Initially, the work carried out a bibliographical survey about the structural crisis from 1970 on, the productive restructuring, flexible accumulation, and its implications for social policies. Next, discussed education in the capitalist sociability and the placement of this right as merchandise, as well as a mechanism to train the labor force for the system itself. As far as the Brazilian reality is concerned, the expansion of Graduate Education from Fernando Henrique Cardoso's government (1995-2002) to Jair Messias Bolsonaro's (2019-), especially focused on the private sector and the expansion of vacancies through DL. It also analyzed the impact of this market perspective on Social Work, professional training, and the precariousness of teaching. From the study it was possible to conclude that there is a maneuver to offer extension and/or free courses in an illegal way that reaches other areas of knowledge such as Pedagogy. It was identified the majority presence of irregular Social Work courses in the Northeast region. It was noticed yet the formation of an educational market geared towards fake degrees and the ease of its execution through DL. Finally, it was identified the relevant articulation and development of campaigns by the CFESS-CRESS set to raise awareness about the offer of extension and/or free courses in Social Work with the purpose of orienting professionals, students, and society about their existence, as well as the imposition of one more challenge to the profession through the commercialization of education that favors the precariousness of training.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALFormação profissionalServiço socialMercantilização do ensino superiorCursos livres de extensãoMercantilização do ensino superior e cursos ilegais em Serviço Social: a particularidade dos cursos livres e/ou de extensãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMercantilizacaoensinosuperior_Oliveira_2022.pdfapplication/pdf1217071https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49750/1/Mercantilizacaoensinosuperior_Oliveira_2022.pdfdbd62aa88c8df13205b43897e0ad9685MD51123456789/497502022-11-11 18:05:12.532oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49750Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-11T21:05:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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