Identidade(s) em trânsito: uma esquizoanálise do personagem narrador em Acenos e Afagos de João Gilberto Noll
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49953 |
Resumo: | Tendo como corpus principal o romance Acenos e afagos (2008) do escritor portalegrense João Gilberto Noll, o presente trabalho tem por objetivo principal fazer uma análise sobre a construção do narrador personagem e consequentemente da narrativa moderna e contemporânea aproximando-os à teoria do neobarroco de Severo Sarduy (1979), Este trabalho dar-se-á, tendo como suporte a esquizoanálise proposta por Deleuze e Guattari (2014) e outros referenciais como o “corpo sem órgãos” de Artaud – filtrado pelos estudos de Deleuze e Guattari (2014/2015), a desterritorialização, o devir, e o rizoma, a partir dos estudos da mesma dupla de filósofos (2014/2015/2017), assim como também os conceitos de barroco e de compossibilidade deleuzianos (2015). Após a introdução, o capítulo 2 apresentará um panorama breve sobre o romance moderno e contemporâneo e o papel do narrador nesse romance. No capítulo 3, trataremos do romance barroco e seus artifícios, além de fazer a aproximação entre os conceitos supracitados que ajudam a estudar a narrativa moderna e contemporânea apresentando uma pequena amostra de obras de outros autores, a saber: Cobra (1975) de Severo Sarduy, Nossa Senhora das flores (1983) de Jean Genet e Orlando (1986) de Virginia Woolf, cujos narradores personagens, personagens e/ou narrativas em trânsito, já se situam dentro de uma perspectiva do romance moderno e contemporâneo, cujas características rizomáticas, em que as compossibilidades nas quais são concebidos, se dão, o que os apontam para a escritura barroca. No capítulo 4, apresentaremos uma análise concisa sobre a escrita ficcional de Noll e sua fortuna crítica, em que será feito um percurso sobre outras obras de Noll, analisando aspectos da composição narrativa e de personagens nollianos, a saber: O cego e a dançarina (2008), A fúria do corpo (2008), Hotel Atrlântico (1990), Lorde (2004), e A céu aberto (2008). O estudo, aqui, concentra-se no trânsito identitário dos narradores personagens e/ou personagens de tais obras e como a fortuna crítica colabora para entendermos melhor a escritura de Noll. Em seguida, o capítulo 5, está destinado à análise exclusiva da transitoriedade das identidades do narrador personagem da obra Acenos e afagos (2008), tomando como ponto de partida os conceitos já mencionados. Esse trabalho tem como objetivo secundário desenvolver ferramentas de análise para as narrativas da modernidade e pósmodernidade que carregam em suas estruturas novas formas de “organização” e concepção, construídas dentro de um processo barroco de mutações, fluxos, instabilidades, rupturas, intensidades e transitoriedades. |
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Almeida, Bia Crispim dehttp://lattes.cnpq.br/6986783958170522https://orcid.org/0000-0003-2363-1326http://lattes.cnpq.br/5996363930384781Araújo, Rosanne Bezerra dehttps://orcid.org/0000-0003-4308-3881http://lattes.cnpq.br/7328556088478313Cavalcante, Alex Beigui de PaivaBarbosa, Marcio Venicio2022-12-01T21:54:08Z2022-12-01T21:54:08Z2019-07-30ALMEIDA, Bia Crispim de. Identidade(s) em trânsito: uma esquizoanálise do personagem narrador em Acenos e Afagos de João Gilberto Noll. Orientador: Márcio Venício Barbosa. 2019. 93f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49953Tendo como corpus principal o romance Acenos e afagos (2008) do escritor portalegrense João Gilberto Noll, o presente trabalho tem por objetivo principal fazer uma análise sobre a construção do narrador personagem e consequentemente da narrativa moderna e contemporânea aproximando-os à teoria do neobarroco de Severo Sarduy (1979), Este trabalho dar-se-á, tendo como suporte a esquizoanálise proposta por Deleuze e Guattari (2014) e outros referenciais como o “corpo sem órgãos” de Artaud – filtrado pelos estudos de Deleuze e Guattari (2014/2015), a desterritorialização, o devir, e o rizoma, a partir dos estudos da mesma dupla de filósofos (2014/2015/2017), assim como também os conceitos de barroco e de compossibilidade deleuzianos (2015). Após a introdução, o capítulo 2 apresentará um panorama breve sobre o romance moderno e contemporâneo e o papel do narrador nesse romance. No capítulo 3, trataremos do romance barroco e seus artifícios, além de fazer a aproximação entre os conceitos supracitados que ajudam a estudar a narrativa moderna e contemporânea apresentando uma pequena amostra de obras de outros autores, a saber: Cobra (1975) de Severo Sarduy, Nossa Senhora das flores (1983) de Jean Genet e Orlando (1986) de Virginia Woolf, cujos narradores personagens, personagens e/ou narrativas em trânsito, já se situam dentro de uma perspectiva do romance moderno e contemporâneo, cujas características rizomáticas, em que as compossibilidades nas quais são concebidos, se dão, o que os apontam para a escritura barroca. No capítulo 4, apresentaremos uma análise concisa sobre a escrita ficcional de Noll e sua fortuna crítica, em que será feito um percurso sobre outras obras de Noll, analisando aspectos da composição narrativa e de personagens nollianos, a saber: O cego e a dançarina (2008), A fúria do corpo (2008), Hotel Atrlântico (1990), Lorde (2004), e A céu aberto (2008). O estudo, aqui, concentra-se no trânsito identitário dos narradores personagens e/ou personagens de tais obras e como a fortuna crítica colabora para entendermos melhor a escritura de Noll. Em seguida, o capítulo 5, está destinado à análise exclusiva da transitoriedade das identidades do narrador personagem da obra Acenos e afagos (2008), tomando como ponto de partida os conceitos já mencionados. Esse trabalho tem como objetivo secundário desenvolver ferramentas de análise para as narrativas da modernidade e pósmodernidade que carregam em suas estruturas novas formas de “organização” e concepção, construídas dentro de um processo barroco de mutações, fluxos, instabilidades, rupturas, intensidades e transitoriedades.With the main corpus of the novel Acenos e afagos (2008) by the writer João Gilberto Noll, the present work aims to make an analysis on the construction of the characternarrator and consequently of the modern and contemporary narrative approaching the Neobarroque theory by Severo Sarduy (1979), this work will be given, supported by the schizoanalysis proposed by Deleuze and Guattari (2014) and other referential as the "body without organs" by Artaud – Filtered by the studies of Deleuze and Guattari (2014/2015), deterritorialization, devir, and rhizome, from the studies of the same duo of philosophers (2014/2015/2017), as well as the Deleuzian (2015) concepts of Baroque and Compossibility. After the introduction, Chapter 2 will present a brief overview of the modern and contemporary novel and the role of the narrator in this novel. In Chapter 3, we will deal with the Baroque novel and its artifices, besides making the approximation between the aforementioned concepts that help to study the modern and contemporary narrative presenting a small sample of works by other authors, namely: Cobra (1975) by Severo Sarduy, Nossa Senhora das Flores (1983) by Jean Genet and Orlando (1986) by Virginia Woolf, whose narrators-characters, characters and/or narratives in transit, are already within a perspective of modern and contemporary novels, whose rhizomatic characteristics, where the compossibilities in which they are conceived are given, point to the Baroque scripture. In Chapter 4, we will present a concise analysis of the fictional writing of Noll and his critical fortune in which will be made a journey on other Noll books and tales, analyzing aspects of the narrative composition and of Noll's characters, namely: O cego e a dançarina (2008), A fúria do corpo (2008), Hotel Atlâtico (1990), Lorde (2004), and A céu aberto (2008). The study, here, focuses on the transit identity of the narrators' characters and/or characters of such works and how the critical fortune collaborates to better understand Noll's writings. Then, Chapter 5, is destined for the exclusive analysis of the transience of the identities of the character-narrator of the work Acenos e afagos (2008), taking as starting point the concepts already mentioned. This work has as a secondary objective to develop analytical tools for the narratives of modernity and postmodernity that carry in their structures new forms of "organization" and conception, built within a Baroque process of mutations, flows, instabilities, ruptures, intensities, and transitivities.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICACorpo sem órgãosEsquizoanáliseNeobarrocoPersonagem narradorTrânsito identitárioIdentidade(s) em trânsito: uma esquizoanálise do personagem narrador em Acenos e Afagos de João Gilberto Nollinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIdentidadestransitoesquizoanalise_Almeida_2019.pdfapplication/pdf1122213https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49953/1/Identidadestransitoesquizoanalise_Almeida_2019.pdf0dedd246aa9478a75bc68aff13014bc4MD51123456789/499532022-12-01 18:54:54.123oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49953Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-01T21:54:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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