Implementação de projetos de intervenção: uma visão de atores envolvidos no internato de saúde coletiva do curso de medicina da UFRN no município de São Gonçalo do Amarante – RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Aldenisia Alves Albuquerque
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30629
Resumo: Projetos de intervenção são frequentemente utilizados como recurso metodológico para Trabalhos de Conclusão de Curso no campo da saúde, seja na graduação ou pós-graduação. Os Projetos de Intervenção procuram dar conta de um conjunto de propostas que buscam solucionar e/ou minimizar uma problemática observada por estudantes nos territórios que são os cenários de práticas. Na perspectiva de levar os estudantes para vivenciarem o dia a dia das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Internato em Saúde Coletiva (ISC) do Curso de Medicina da UFRN proporciona essa experiência buscando contemplar também a integração ensino-serviço-comunidade. O acompanhamento dos estudantes do ISC fica sob responsabilidade de preceptores que são profissionais de saúde das Equipes da Estratégia de Saúde da Família das UBS do município. Para a finalização de cada ciclo precisa-se apresentar um projeto de intervenção oriundo de uma problemática local de saúde observada pelos estudantes. A presente pesquisa analisou a percepção dos atores envolvidos no ISC/UFRN quanto a importância de implementação dos projetos de intervenção no município de São Gonçalo do Amarante/RN. Trata-se de um estudo analítico de abordagem qualitativa utilizando-se o estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionários semiestruturados, tendo como participantes 10 profissionais de saúde (06 enfermeiros, 02 cirurgiões-dentistas, 02 médicos), preceptores dos estudantes e 02 técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (01 fonoaudióloga e 01 nutricionista) profissionais da equipe gestora responsável pela organização do ISC no município. Os dados obtidos foram submetidos a análise de conteúdo de Bardin. A análise do conteúdo possibilitou o agrupamento de resultados em quatro categorias temáticas: fragilidades, potencialidades, papel do preceptor/equipe gestora e efetividade dos projetos de intervenção. A percepção dos atores envolvidos no Internato de Saúde Coletiva do Curso de Medicina da UFRN quanto a importância de implementação dos projetos de intervenção no município de São Gonçalo do Amarante-RN, perpassa principalmente pelo entendimento que seria necessário uma maior orientação através de processos de capacitações para que eles entendam as nuances e peculiaridades dos vários fatores que envolvem o fazer, o para que e para quem fazer os Projetos de Intervenção. Bem como possam entender os benefícios que podem ser alcançados ao inferir em uma problemática local resolvendo-a ou minimizando-a. A fim de atender a esta necessidade sugeriu-se como produto o Curso de formação pedagógica para preceptores da Atenção Primária à Saúde. Mediante o exposto, espera-se que este trabalho possa contribuir para levantar maiores discussões acerca da implementação e concretização dos projetos de intervenção contemplando a interação ensino-serviço-comunidade
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Na perspectiva de levar os estudantes para vivenciarem o dia a dia das Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Internato em Saúde Coletiva (ISC) do Curso de Medicina da UFRN proporciona essa experiência buscando contemplar também a integração ensino-serviço-comunidade. O acompanhamento dos estudantes do ISC fica sob responsabilidade de preceptores que são profissionais de saúde das Equipes da Estratégia de Saúde da Família das UBS do município. Para a finalização de cada ciclo precisa-se apresentar um projeto de intervenção oriundo de uma problemática local de saúde observada pelos estudantes. A presente pesquisa analisou a percepção dos atores envolvidos no ISC/UFRN quanto a importância de implementação dos projetos de intervenção no município de São Gonçalo do Amarante/RN. Trata-se de um estudo analítico de abordagem qualitativa utilizando-se o estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionários semiestruturados, tendo como participantes 10 profissionais de saúde (06 enfermeiros, 02 cirurgiões-dentistas, 02 médicos), preceptores dos estudantes e 02 técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (01 fonoaudióloga e 01 nutricionista) profissionais da equipe gestora responsável pela organização do ISC no município. Os dados obtidos foram submetidos a análise de conteúdo de Bardin. A análise do conteúdo possibilitou o agrupamento de resultados em quatro categorias temáticas: fragilidades, potencialidades, papel do preceptor/equipe gestora e efetividade dos projetos de intervenção. A percepção dos atores envolvidos no Internato de Saúde Coletiva do Curso de Medicina da UFRN quanto a importância de implementação dos projetos de intervenção no município de São Gonçalo do Amarante-RN, perpassa principalmente pelo entendimento que seria necessário uma maior orientação através de processos de capacitações para que eles entendam as nuances e peculiaridades dos vários fatores que envolvem o fazer, o para que e para quem fazer os Projetos de Intervenção. Bem como possam entender os benefícios que podem ser alcançados ao inferir em uma problemática local resolvendo-a ou minimizando-a. A fim de atender a esta necessidade sugeriu-se como produto o Curso de formação pedagógica para preceptores da Atenção Primária à Saúde. Mediante o exposto, espera-se que este trabalho possa contribuir para levantar maiores discussões acerca da implementação e concretização dos projetos de intervenção contemplando a interação ensino-serviço-comunidadeIntervention projects are frequently utilized as methodological resource for senior thesis in the health realm, whether graduation or in post graduation. The intervention projects pursuit to manage a combined of purposes that search resolve and/or minimizea problematic observed for students in the territory that are the pract realm. in the perspective of carry the students to live the daily routine of the Basic Health Units (BHU), Collective Health Internship (CHI) of medicine course in UFRN offer this experience in search of contemplate a integration of teaching-service-community too. The follow-up of the students of CHI are responsibility of the perceptors that are the health professionals of the Family Health Strategy Team of BHU of the municipality. forthe finalization of every circle is required a presentation of a intervention project that is originally of a local health problematic observed for the students. the present research analyzed a perception of the actors involved in the CHI/UFRN as the importance of the implementation of the intervention projects in the municipality of São Gonçalo do Amarante/RN. Come to an analytical study of qualitative approach utilizing a case study. The data were collected through a semi-structured questionnaire, havingas participants 10 health professionals ( 06 nurses, 02 dental surgeon, 02 doctors), students perceptions and 02 Municipal Health Secretary techniques (01 speech therapist and 01 nutritionist) professionals of the gestor team responsible for the CHI organization in the municipality. The data obtained were submeted to an analyze pf content of Bardin. The analysis of the content enabled the aggregation of results in four theme categories: fragility, potentiality, preceptor role/ gestor team and the effectivity of the intervention projects. The perception of the actors involved in the Collective Health Internship of the Medicine Course of UFRN as the importance of the intervention project implementation in the municipality of São Gonçalo do Amarante-RN, pass mostly by for the understanding that would be necessary a bigger orientation through the training process for them to understand the nuance and the peculiarity of many factors that involve the to do, what to and to whom do the intervention projects. As wellas they can understand the benefits that can be reached by infer in a local problematic resulting or minimizing it. In order to attend this necessities it was suggested as a pedagogical formation course for preceptors of Health Primary Attention. Through the exposed, is expected that this research can contribute to raise more discussion about the implementation of the intervention project considering the interaction of teaching-service-communityUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilEnsinoSaúdeIntervençãoTeachingHealthInterventionImplementação de projetos de intervenção: uma visão de atores envolvidos no internato de saúde coletiva do curso de medicina da UFRN no município de São Gonçalo do Amarante – RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAldenisiaAlvesAlbuquerqueBarbosa_DISSERT.pdfapplication/pdf1226807https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30629/1/AldenisiaAlvesAlbuquerqueBarbosa_DISSERT.pdf47828092973d281c8d0d8a52b9d9d0bdMD51TEXTAldenisiaAlvesAlbuquerqueBarbosa_DISSERT.pdf.txtAldenisiaAlvesAlbuquerqueBarbosa_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain158126https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30629/2/AldenisiaAlvesAlbuquerqueBarbosa_DISSERT.pdf.txte9961154d7bf7e943041cc5ea381f524MD52THUMBNAILAldenisiaAlvesAlbuquerqueBarbosa_DISSERT.pdf.jpgAldenisiaAlvesAlbuquerqueBarbosa_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30629/3/AldenisiaAlvesAlbuquerqueBarbosa_DISSERT.pdf.jpg04efdc482035b5c7ee1b23d606b07a9dMD53123456789/306292020-11-29 04:46:42.714oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30629Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:46:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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