Contos da África anglófona: uma proposta para o desenvolvimento da competência intercultural crítica na formação de professores de inglês no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guil, Marcelle Feigol
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29421
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a Competência Intercultural Crítica e seu desenvolvimento na formação de professores de inglês como língua adicional (ILA) no Brasil. Com o intuito de contribuir para a prática da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e cultura da África e afro-brasileira em todo o currículo escolar, elaboramos uma proposta didática utilizando contos africanos anglófonos como instrumento pedagógico. Essa perspectiva oferece amplas possibilidades em sala de aula para que estudantes da graduação em Letras/Inglês nas universidades brasileiras possam se conscientizar sobre a importância dessa Lei (MUNANGA, 2015) por meio de uma abordagem intercultural crítica, proporcionando o contato com conteúdos que viabilizam uma maior compreensão acerca dos processos históricos e da multiplicidade de culturas de países africanos que possuem o inglês como língua oficial, tais como Nigéria e África do Sul. A metodologia de nossa pesquisa baseia-se no paradigma qualitativo de caráter crítico-interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2008), devido ao seu compromisso social na defesa de um ensino de ILA preocupado com a educação para as relações étnico-raciais e ao seu interesse em produzir conhecimento e transformação, almejando aprimorar as práticas docentes para além do ensino da língua para fins comunicativos. Nosso referencial teórico apoiase, primeiramente, em teorias críticas voltadas para a educação, com ênfase nas ideias de Adorno (1971/1975), na Pedagogia Crítica de Freire (1968/1998) e Giroux (2011), na Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2001; MOITA LOPES, 2006) e na Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989). Ao tratarmos de uma abordagem intercultural crítica no ensino de línguas (BYRAM, 1997; DERVIN, 2010) através do texto literário, levamos em conta os conceitos de identidade, alteridade e representação (EAGLETON, 2003; BHABHA, 1998; SANTOS, 2002; DERVIN, 2010,), bem como de letramento literário e gêneros discursivos (BAKHTIN, 1992; KRAMSCH, 1993). Nossa proposta didática baseia-se na Sequência Básica para o Letramento Literário (COSSON, 2006) em associação à Teoria Dialética do Conhecimento (VASCONCELLOS, 1992) e inclui dois contos: “The Time Story”, de Chimamanda N. Adichie (2006/ 2010) e “The Ultimate Safari”, de Nadine Gordimer (1989/ 2008). Consideramos que o trabalho com textos literários a partir de uma abordagem intercultural crítica abre espaço para o reconhecimento das desigualdades, das diferenças e ideologias presentes em diversas culturas e sociedades, possibilitando uma reflexão acerca de nossas próprias atitudes e uma ação transformadora no contexto da educação. Assim, acreditamos que esta proposta poderá contribuir para uma conscientização acerca da educação para as relações étnico-raciais e para o desenvolvimento da competência intercultural crítica do futuro docente de ILA, bem como de suas capacidades interpretativas e discursivas.
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Com o intuito de contribuir para a prática da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e cultura da África e afro-brasileira em todo o currículo escolar, elaboramos uma proposta didática utilizando contos africanos anglófonos como instrumento pedagógico. Essa perspectiva oferece amplas possibilidades em sala de aula para que estudantes da graduação em Letras/Inglês nas universidades brasileiras possam se conscientizar sobre a importância dessa Lei (MUNANGA, 2015) por meio de uma abordagem intercultural crítica, proporcionando o contato com conteúdos que viabilizam uma maior compreensão acerca dos processos históricos e da multiplicidade de culturas de países africanos que possuem o inglês como língua oficial, tais como Nigéria e África do Sul. A metodologia de nossa pesquisa baseia-se no paradigma qualitativo de caráter crítico-interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2008), devido ao seu compromisso social na defesa de um ensino de ILA preocupado com a educação para as relações étnico-raciais e ao seu interesse em produzir conhecimento e transformação, almejando aprimorar as práticas docentes para além do ensino da língua para fins comunicativos. Nosso referencial teórico apoiase, primeiramente, em teorias críticas voltadas para a educação, com ênfase nas ideias de Adorno (1971/1975), na Pedagogia Crítica de Freire (1968/1998) e Giroux (2011), na Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2001; MOITA LOPES, 2006) e na Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989). 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Assim, acreditamos que esta proposta poderá contribuir para uma conscientização acerca da educação para as relações étnico-raciais e para o desenvolvimento da competência intercultural crítica do futuro docente de ILA, bem como de suas capacidades interpretativas e discursivas.The present study aims to reflect on Critical Intercultural Competence and its development in the education of teachers of English as an additional language (EAL) in Brazil. To this end, we developed a didactic proposal using short stories from Anglophone Africa as a pedagogical tool, with the purpose of contributing to the practice of the Law 10.639/03, which requires that African and Afro-Brazilian history and culture be taught in all areas of the school curriculum. This perspective offers numerous opportunities for undergraduate students pursuing a degree in English Language Teaching to become aware of the importance of the law (MUNANGA, 2015) through the development of a critical intercultural approach, which provides them with content that can increase their understanding of the historical processes and multiplicity of cultures of African countries where English is spoken as an official language, such as Nigeria and South Africa. This research was carried out in accordance with a qualitative paradigm, adopting a critical-interpretive approach (DENZIN LINCOLN, 2008), due to its social commitment in defending the importance of ethno-racial relations and its goal to produce knowledge and transformation in EAL teaching, striving to improve teacher practices that go beyond the teaching of languages for merely communicative purposes. Our theoretical base is supported by critical theories geared towards education, drawing on the ideas of Adorno (1971,1975), the Critical Pedagogy of Freire (1968/1988) and Giroux (2011), Critical Applied Linguistics (PENNYCOOK, 2001; MOITA LOPES, 2006), and Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 1989). In dealing with a critical intercultural approach in language teaching (BYRAM, 1997; DERVIN, 2010) through the use of literary texts, we considered the concepts of identity, otherness, and representation (EAGLETON, 2003; BHABHA, 1998; SANTOS, 2002; DERVIN, 2010), as well as critical literacy and discursive genres (BAKHTIN, 1992; KRAMSCH, 1993). Our didactic proposal is grounded in the Basic Sequence for Critical Literacy (COSSON, 2006) in association with the Dialectic Theory of Knowledge (VASCONCELLOS, 1992), and includes two short stories: The Time Story, by Chimamanda N. Adichie (2006/ 2010) and The Ultimate Safari, by Nadine Gordimer (1989/ 2008). We consider that working with literary texts from a critical intercultural perspective allows for the recognition of inequalities, differences, and ideologies present within various cultures and societies, leading to a reflection of our own attitudes and to a transformative action within an educational context. Thus, we believe that this proposition may contribute towards the development of critical intercultural competence of future EAL teachers, as well as towards their interpretive and discursive capacities.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICACompetência intercultural críticaFormação de professores de inglêsLetramento literárioLiteratura africana anglófonaLei 10.639/03Contos da África anglófona: uma proposta para o desenvolvimento da competência intercultural crítica na formação de professores de inglês no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALContosAfricaanglofona_Guil_2018.pdfapplication/pdf2327920https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29421/1/ContosAfricaanglofona_Guil_2018.pdf57da7c1004fb780a8d76f0b9d5459ed5MD51TEXTContosAfricaanglofona_Guil_2018.pdf.txtContosAfricaanglofona_Guil_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain365632https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29421/2/ContosAfricaanglofona_Guil_2018.pdf.txta92bd018a17173992e54e54c79ef6ab9MD52THUMBNAILContosAfricaanglofona_Guil_2018.pdf.jpgContosAfricaanglofona_Guil_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29421/3/ContosAfricaanglofona_Guil_2018.pdf.jpgf79000aac3aaffb16fa33b7da21606eaMD53123456789/294212020-07-05 04:47:34.592oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29421Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-05T07:47:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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