O que se diz quando se cala? Silêncio e velhice na obra Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57024 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo a análise do silêncio presente na obra Quarenta dias (2014), de Maria Valéria Rezende. A luz disso, busca-se estabelecer uma relação desses momentos de ausência de fala com as questões referentes ao silenciamento dos idosos. Nesse sentido, a pesquisa partirá do levantamento bibliográfico dos textos de Perrone-Moisés (2016), Holanda (2004), Candido (2006) e Ginzburg (2012) para refletir sobre literatura e sua relação com o contexto social e cultural na contemporaneidade, a fim de situar a autora e sua obra. Duas categorias teóricas serviram de embasamento para a discussão: para a investigação do silêncio, foram utilizados o pensamento teórico e crítico de Holanda (1992), de Barthes (2003) e de Wolff (2014); para a questão referente ao envelhecimento foram evidenciadas as teorias de Beauvoir (1970), de Federici (2019), de Woolf (2019) e de Branco e Brandão (1995), em que se desenvolveu uma visão panorâmica acerca da percepção da velhice, a fim de analisar como a questão é representada literariamente na narrativa investigada. Diante disso, observou-se que o silêncio aparece na obra fomentando significados multifacetados, como de resistência, submissão e compreensão, além de trazer conexões significativas imbricadas ao envelhecimento, guardando questões como as pressões sociais que as mulheres sofrem durante a vida que não se encerram na velhice. |
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Oliveira, Gabriela Rodrigues Melo deWelter, Juliane VargasSá, Edna Maria Rangel deSantos, Derivaldo dos2023-12-27T16:52:05Z2023-12-27T16:52:05Z2023-12-07OLIVEIRA, Gabriela Rodrigues Melo de. O que se diz quando se cala?: silêncio e velhice na obra quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Departamento de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57024O presente trabalho tem como objetivo a análise do silêncio presente na obra Quarenta dias (2014), de Maria Valéria Rezende. A luz disso, busca-se estabelecer uma relação desses momentos de ausência de fala com as questões referentes ao silenciamento dos idosos. Nesse sentido, a pesquisa partirá do levantamento bibliográfico dos textos de Perrone-Moisés (2016), Holanda (2004), Candido (2006) e Ginzburg (2012) para refletir sobre literatura e sua relação com o contexto social e cultural na contemporaneidade, a fim de situar a autora e sua obra. Duas categorias teóricas serviram de embasamento para a discussão: para a investigação do silêncio, foram utilizados o pensamento teórico e crítico de Holanda (1992), de Barthes (2003) e de Wolff (2014); para a questão referente ao envelhecimento foram evidenciadas as teorias de Beauvoir (1970), de Federici (2019), de Woolf (2019) e de Branco e Brandão (1995), em que se desenvolveu uma visão panorâmica acerca da percepção da velhice, a fim de analisar como a questão é representada literariamente na narrativa investigada. Diante disso, observou-se que o silêncio aparece na obra fomentando significados multifacetados, como de resistência, submissão e compreensão, além de trazer conexões significativas imbricadas ao envelhecimento, guardando questões como as pressões sociais que as mulheres sofrem durante a vida que não se encerram na velhice.The present work aims to analyze the silence present in the work Quarenta dias (2014), by Maria Valéria Rezende. In light of this, we seek to establish a relationship between these moments of absence of speech and issues relating to the silencing of the elderly. In this sense, the research will start from the bibliographical survey of texts by Perrone-Moisés (2016), Holanda (2004), Candido (2006) and Ginzburg (2012) to reflect on literature and its relationship with the social and cultural context in contemporary times, the in order to situate the author and her work. Two theoretical categories served as the basis for the discussion: to investigate silence, the theoretical and critical thinking of Holanda (1992), Barthes (2003) and Wolff (2014) were used; for the issue regarding aging, the theories of Beauvoir (1970), Federici (2019), Woolf (2019) and Branco and Brandão (1995) were highlighted, in which a panoramic view of the perception of old age was developed, the in order to analyze how the issue is represented literarily in the narrative investigated. In view of this, it was observed that silence appears in the work, fostering multifaceted meanings, such as resistance, submission and understanding, in addition to bringing significant connections intertwined with aging, keeping issues such as the social pressures that women suffer throughout life that do not end in old age.Universidade Federal do Rio Grande do NorteLetras - Língua Portuguesa e LiteraturasUFRNBrasilDepartamento de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESSilêncioEnvelhecimentoQuarenta diasMaria Valéria RezendeO que se diz quando se cala? Silêncio e velhice na obra Quarenta dias, de Maria Valéria RezendeWhat do you say when you are silent? Silence and old age in the book Quarenta dias, by Maria Valéria Rezendeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALO que se diz quando se cala.pdfO que se diz quando se cala.pdfapplication/pdf856810https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57024/1/O%20que%20se%20diz%20quando%20se%20cala.pdf55aa3b6ac5f67b26d2e162e2eee01b30MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57024/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/570242023-12-27 13:52:05.373oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-27T16:52:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O presente trabalho tem como objetivo a análise do silêncio presente na obra Quarenta dias (2014), de Maria Valéria Rezende. A luz disso, busca-se estabelecer uma relação desses momentos de ausência de fala com as questões referentes ao silenciamento dos idosos. Nesse sentido, a pesquisa partirá do levantamento bibliográfico dos textos de Perrone-Moisés (2016), Holanda (2004), Candido (2006) e Ginzburg (2012) para refletir sobre literatura e sua relação com o contexto social e cultural na contemporaneidade, a fim de situar a autora e sua obra. Duas categorias teóricas serviram de embasamento para a discussão: para a investigação do silêncio, foram utilizados o pensamento teórico e crítico de Holanda (1992), de Barthes (2003) e de Wolff (2014); para a questão referente ao envelhecimento foram evidenciadas as teorias de Beauvoir (1970), de Federici (2019), de Woolf (2019) e de Branco e Brandão (1995), em que se desenvolveu uma visão panorâmica acerca da percepção da velhice, a fim de analisar como a questão é representada literariamente na narrativa investigada. Diante disso, observou-se que o silêncio aparece na obra fomentando significados multifacetados, como de resistência, submissão e compreensão, além de trazer conexões significativas imbricadas ao envelhecimento, guardando questões como as pressões sociais que as mulheres sofrem durante a vida que não se encerram na velhice. |
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