Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34474 |
Resumo: | Ao longo dos últimos anos, o substantivo “sustentabilidade” e o adjetivo “sustentável” passaram a ser empregados regularmente em diferentes campos de atuação profissional. Para empresas e meios de comunicação, essas palavras funcionam como etiquetas que ao serem coladas em produtos e associadas a serviços, agregam-lhes valor. Fernando de Noronha é berço de um turismo completamente ecológico e de diversas empresas – de diferentes setores – que podem usufruir de estratégias ligadas ao marketing ambiental. Com o intuito de avaliar como a Pousada do Vale adota essas práticas e utiliza o resultado delas como forma de comunicação positiva através do marketing ambiental elaborado através do Instagram, do TripAdvisor e de seu próprio site, foi feito um estudo de caso exploratório com a empresa. Dessa forma, tornou-se possível estudar e relacionar conceitos ligados ao turismo sustentável e ao marketing ambiental, entendendo como as empresas que adotam tais práticas utilizam os meios de comunicação para atrair consumidores ecologicamente conscientes, que estão cada vez mais presentes e exigentes em relação ao mercado, e aumentar o número de vendas. |
id |
UFRN_f3b468f6eae0c792eb003ef14ebcb6eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34474 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Justo, Maria Alice de F. NascimentoMuneiro, Lilian CarlaCarratore, Luis Roberto Rossi DelNobre, Luiz Fernando Dal Pian2021-04-26T01:23:05Z2021-09-20T12:45:24Z2021-04-26T01:23:05Z2021-09-20T12:45:24Z2021-04-2020150128387JUSTO, Maria Alice de F. Nascimento. Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34474Ao longo dos últimos anos, o substantivo “sustentabilidade” e o adjetivo “sustentável” passaram a ser empregados regularmente em diferentes campos de atuação profissional. Para empresas e meios de comunicação, essas palavras funcionam como etiquetas que ao serem coladas em produtos e associadas a serviços, agregam-lhes valor. Fernando de Noronha é berço de um turismo completamente ecológico e de diversas empresas – de diferentes setores – que podem usufruir de estratégias ligadas ao marketing ambiental. Com o intuito de avaliar como a Pousada do Vale adota essas práticas e utiliza o resultado delas como forma de comunicação positiva através do marketing ambiental elaborado através do Instagram, do TripAdvisor e de seu próprio site, foi feito um estudo de caso exploratório com a empresa. Dessa forma, tornou-se possível estudar e relacionar conceitos ligados ao turismo sustentável e ao marketing ambiental, entendendo como as empresas que adotam tais práticas utilizam os meios de comunicação para atrair consumidores ecologicamente conscientes, que estão cada vez mais presentes e exigentes em relação ao mercado, e aumentar o número de vendas.Over the past few years, the noun “sustainability” and the adjective “sustainable” have come to be used regularly in different fields of professional activity. For companies and the media, these words act as tags that, when attached to products and associated with services, add value to them. Fernando de Noronha is the cradle of a completely ecological tourism and of several companies – from different sectors – that can take advantage of strategies related to environmental marketing. In order to evaluate how the Pousada do Vale adopt these practices and use their results as a form of positive communication through environmental marketing, a exploratory case study was made with the business. Thus, it became possible to study and relate concepts linked to sustainable tourism and environmental marketing, understanding how companies that adopt such practices and use the media to attract ecologically aware consumers, who are increasingly present and demanding in relation to the market, and increase the number of sales.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessConsumidor conscienteFernando de NoronhaMarketing ambientalPousada do ValeTurismo sustentávelTurismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Valeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTurismoSustentavel_Justo_2021application/octet-stream1004160https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34474/1/TurismoSustentavel_Justo_202111ef05332229d1dd986ee8bfa1787e80MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34474/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34474/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTTurismosustentável_Nascimento_2021.txtExtracted texttext/plain80140https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34474/4/Turismosustent%c3%a1vel_Nascimento_2021.txta7c748b155c556ed397b5cc6d46d8425MD54123456789/344742023-01-13 15:53:11.99oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T18:53:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale |
title |
Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale |
spellingShingle |
Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale Justo, Maria Alice de F. Nascimento Consumidor consciente Fernando de Noronha Marketing ambiental Pousada do Vale Turismo sustentável |
title_short |
Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale |
title_full |
Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale |
title_fullStr |
Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale |
title_full_unstemmed |
Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale |
title_sort |
Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale |
author |
Justo, Maria Alice de F. Nascimento |
author_facet |
Justo, Maria Alice de F. Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Muneiro, Lilian Carla |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Carratore, Luis Roberto Rossi Del |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Justo, Maria Alice de F. Nascimento |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian |
contributor_str_mv |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumidor consciente Fernando de Noronha Marketing ambiental Pousada do Vale Turismo sustentável |
topic |
Consumidor consciente Fernando de Noronha Marketing ambiental Pousada do Vale Turismo sustentável |
description |
Ao longo dos últimos anos, o substantivo “sustentabilidade” e o adjetivo “sustentável” passaram a ser empregados regularmente em diferentes campos de atuação profissional. Para empresas e meios de comunicação, essas palavras funcionam como etiquetas que ao serem coladas em produtos e associadas a serviços, agregam-lhes valor. Fernando de Noronha é berço de um turismo completamente ecológico e de diversas empresas – de diferentes setores – que podem usufruir de estratégias ligadas ao marketing ambiental. Com o intuito de avaliar como a Pousada do Vale adota essas práticas e utiliza o resultado delas como forma de comunicação positiva através do marketing ambiental elaborado através do Instagram, do TripAdvisor e de seu próprio site, foi feito um estudo de caso exploratório com a empresa. Dessa forma, tornou-se possível estudar e relacionar conceitos ligados ao turismo sustentável e ao marketing ambiental, entendendo como as empresas que adotam tais práticas utilizam os meios de comunicação para atrair consumidores ecologicamente conscientes, que estão cada vez mais presentes e exigentes em relação ao mercado, e aumentar o número de vendas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-26T01:23:05Z 2021-09-20T12:45:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-26T01:23:05Z 2021-09-20T12:45:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
20150128387 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
JUSTO, Maria Alice de F. Nascimento. Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34474 |
identifier_str_mv |
20150128387 JUSTO, Maria Alice de F. Nascimento. Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34474/1/TurismoSustentavel_Justo_2021 https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34474/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34474/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34474/4/Turismosustent%c3%a1vel_Nascimento_2021.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11ef05332229d1dd986ee8bfa1787e80 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 a7c748b155c556ed397b5cc6d46d8425 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117666717040640 |