Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justo, Maria Alice de F. Nascimento
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34474
Resumo: Ao longo dos últimos anos, o substantivo “sustentabilidade” e o adjetivo “sustentável” passaram a ser empregados regularmente em diferentes campos de atuação profissional. Para empresas e meios de comunicação, essas palavras funcionam como etiquetas que ao serem coladas em produtos e associadas a serviços, agregam-lhes valor. Fernando de Noronha é berço de um turismo completamente ecológico e de diversas empresas – de diferentes setores – que podem usufruir de estratégias ligadas ao marketing ambiental. Com o intuito de avaliar como a Pousada do Vale adota essas práticas e utiliza o resultado delas como forma de comunicação positiva através do marketing ambiental elaborado através do Instagram, do TripAdvisor e de seu próprio site, foi feito um estudo de caso exploratório com a empresa. Dessa forma, tornou-se possível estudar e relacionar conceitos ligados ao turismo sustentável e ao marketing ambiental, entendendo como as empresas que adotam tais práticas utilizam os meios de comunicação para atrair consumidores ecologicamente conscientes, que estão cada vez mais presentes e exigentes em relação ao mercado, e aumentar o número de vendas.
id UFRN_f3b468f6eae0c792eb003ef14ebcb6eb
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34474
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Justo, Maria Alice de F. NascimentoMuneiro, Lilian CarlaCarratore, Luis Roberto Rossi DelNobre, Luiz Fernando Dal Pian2021-04-26T01:23:05Z2021-09-20T12:45:24Z2021-04-26T01:23:05Z2021-09-20T12:45:24Z2021-04-2020150128387JUSTO, Maria Alice de F. Nascimento. Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34474Ao longo dos últimos anos, o substantivo “sustentabilidade” e o adjetivo “sustentável” passaram a ser empregados regularmente em diferentes campos de atuação profissional. Para empresas e meios de comunicação, essas palavras funcionam como etiquetas que ao serem coladas em produtos e associadas a serviços, agregam-lhes valor. Fernando de Noronha é berço de um turismo completamente ecológico e de diversas empresas – de diferentes setores – que podem usufruir de estratégias ligadas ao marketing ambiental. Com o intuito de avaliar como a Pousada do Vale adota essas práticas e utiliza o resultado delas como forma de comunicação positiva através do marketing ambiental elaborado através do Instagram, do TripAdvisor e de seu próprio site, foi feito um estudo de caso exploratório com a empresa. Dessa forma, tornou-se possível estudar e relacionar conceitos ligados ao turismo sustentável e ao marketing ambiental, entendendo como as empresas que adotam tais práticas utilizam os meios de comunicação para atrair consumidores ecologicamente conscientes, que estão cada vez mais presentes e exigentes em relação ao mercado, e aumentar o número de vendas.Over the past few years, the noun “sustainability” and the adjective “sustainable” have come to be used regularly in different fields of professional activity. For companies and the media, these words act as tags that, when attached to products and associated with services, add value to them. Fernando de Noronha is the cradle of a completely ecological tourism and of several companies – from different sectors – that can take advantage of strategies related to environmental marketing. In order to evaluate how the Pousada do Vale adopt these practices and use their results as a form of positive communication through environmental marketing, a exploratory case study was made with the business. Thus, it became possible to study and relate concepts linked to sustainable tourism and environmental marketing, understanding how companies that adopt such practices and use the media to attract ecologically aware consumers, who are increasingly present and demanding in relation to the market, and increase the number of sales.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessConsumidor conscienteFernando de NoronhaMarketing ambientalPousada do ValeTurismo sustentávelTurismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Valeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTurismoSustentavel_Justo_2021application/octet-stream1004160https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34474/1/TurismoSustentavel_Justo_202111ef05332229d1dd986ee8bfa1787e80MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34474/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34474/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTTurismosustentável_Nascimento_2021.txtExtracted texttext/plain80140https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34474/4/Turismosustent%c3%a1vel_Nascimento_2021.txta7c748b155c556ed397b5cc6d46d8425MD54123456789/344742023-01-13 15:53:11.99oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T18:53:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale
title Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale
spellingShingle Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale
Justo, Maria Alice de F. Nascimento
Consumidor consciente
Fernando de Noronha
Marketing ambiental
Pousada do Vale
Turismo sustentável
title_short Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale
title_full Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale
title_fullStr Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale
title_full_unstemmed Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale
title_sort Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale
author Justo, Maria Alice de F. Nascimento
author_facet Justo, Maria Alice de F. Nascimento
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Muneiro, Lilian Carla
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Carratore, Luis Roberto Rossi Del
dc.contributor.author.fl_str_mv Justo, Maria Alice de F. Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
contributor_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidor consciente
Fernando de Noronha
Marketing ambiental
Pousada do Vale
Turismo sustentável
topic Consumidor consciente
Fernando de Noronha
Marketing ambiental
Pousada do Vale
Turismo sustentável
description Ao longo dos últimos anos, o substantivo “sustentabilidade” e o adjetivo “sustentável” passaram a ser empregados regularmente em diferentes campos de atuação profissional. Para empresas e meios de comunicação, essas palavras funcionam como etiquetas que ao serem coladas em produtos e associadas a serviços, agregam-lhes valor. Fernando de Noronha é berço de um turismo completamente ecológico e de diversas empresas – de diferentes setores – que podem usufruir de estratégias ligadas ao marketing ambiental. Com o intuito de avaliar como a Pousada do Vale adota essas práticas e utiliza o resultado delas como forma de comunicação positiva através do marketing ambiental elaborado através do Instagram, do TripAdvisor e de seu próprio site, foi feito um estudo de caso exploratório com a empresa. Dessa forma, tornou-se possível estudar e relacionar conceitos ligados ao turismo sustentável e ao marketing ambiental, entendendo como as empresas que adotam tais práticas utilizam os meios de comunicação para atrair consumidores ecologicamente conscientes, que estão cada vez mais presentes e exigentes em relação ao mercado, e aumentar o número de vendas.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-26T01:23:05Z
2021-09-20T12:45:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-26T01:23:05Z
2021-09-20T12:45:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20150128387
dc.identifier.citation.fl_str_mv JUSTO, Maria Alice de F. Nascimento. Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34474
identifier_str_mv 20150128387
JUSTO, Maria Alice de F. Nascimento. Turismo sustentável e marketing ambiental em Fernando de Noronha: um estudo de caso exploratório sobre a Pousada do Vale. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34474/1/TurismoSustentavel_Justo_2021
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34474/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34474/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34474/4/Turismosustent%c3%a1vel_Nascimento_2021.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ef05332229d1dd986ee8bfa1787e80
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
a7c748b155c556ed397b5cc6d46d8425
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117666717040640