Desigualdade sócio-espacial e deslocamentos urbanos: a dinâmica da cidade de Juazeiro do Norte: ceno período técnicocientífico-informacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, José Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55575
Resumo: O espaço urbano é um produto social e historicamente produzido. Nele existem variados processos estruturais que favorecem a espoliação. Tais processos são determinados pelo modo capitalista de produção do espaço, detidamente, do espaço urbano. A dinâmica da cidade de Juazeiro do Norte (CE) é desencadeada conforme esse modo de produção, pois, no período técnico-científico-informacional, os agentes hegemônicos do mercado agem por intermédio dos bancos, hipermercados, concessionárias, indústrias, Estado para explorarem o trabalho e configurarem o espaço de maneira seletiva. Assim sendo, Juazeiro do Norte protagoniza fluxos na Região Metropolitana do Cariri, por localizar fixos e mercado mais complexos do que as demais cidades da região. Além disso, a cidade de Juazeiro do Norte é caracterizada por desigualdade sócio-espacial, decorrente do encarecimento do solo urbano e de problemas para a mobilidade diária das pessoas, sobretudo, dos trabalhadores. Neste trabalho objetivamos analisar a dinâmica urbana de Juazeiro do Norte no período técnico-científico-informacional, considerando a desigualdade sócio-espacial e os deslocamentos diários no espaço urbano. Para isto, realizamos revisão bibliográfica, levantamento de dados históricos e estatísticos, produção de tabelas e gráficos e pesquisa de campo com entrevistas. Como resultados da pesquisa, enfatizamos que a produção do espaço urbano da cidade de Juazeiro do Norte é fundamentada no capital hegemônico, ampliada ou consolidada pela especulação imobiliária. Assim, a moradia, a infraestrutura básica, o transporte e os deslocamentos são comprometidos para a maioria da população. As pessoas que residem nos bairros mais afastados dos principais fixos, necessitam realizar longos deslocamentos diários, sujeitos ao transporte e à infraestrutura precários.
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