Aprender e apreender no Jardim-Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Hercilia Maria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25625
Resumo: O Jardim de Infância do Centro Educacional do Magistério Primário de Caicó (Rio Grande do Norte) foi criado durante o governo Dinarte de Medeiros Mariz e José Augusto Varela (1956-1961). Destinado às crianças de quatro a seis anos de idade, esse Jardim-escola iniciou as suas atividades em 4 de abril de 1960, orientado por saberes autorizados oriundos de estudos objetivos realizados com crianças e fundamentados nas pedagogias ativas. Articulado à Escola de Aplicação e à Escola Normal, dois modelos pedagógicos de formação docente contribuíram para a sua organização institucional e pedagógica: o modelo da “caixa de utensílios” e o da “ciência da biblioteca”. Com base em fontes documentais (legislação educacional, cadernos de planos de aula, fontes construídas, fontes iconográficas, revistas e manuais pedagógicos, entre outras), o trabalho doutoral se insere na temática “Jardim de Infância e Pedagogia”. Tendo por objeto de estudo os modos de ensinar e educar no Jardim-escola, o objetivo consiste em refletir a inter-relação da educação da primeira infância nessa instituição com os princípios pedagógicos ativos teorizados por Friedrich Wilhelm August Fröbel, Jean-Ovide Decroly e Maria Tecla Artemesia Montessori, bem como as orientações da Pedagogia Nova, formuladas por John Dewey e Anísio Teixeira. O trabalho norteia-se na teoria da forma escolar, bem como no modo escolar de socialização, sistematizada pelos historiadores sociais Guy Vincent, Bernard Lahire e Daniel Thin (2001), por permitir evidenciar as ligações entre escola e racionalização pedagógica escrita. Estruturada em seis capítulos conforme uma abordagem histórica sociogenética, a tese defende que os modos de ensinar e educar do Jardim de Infância de Caicó, sendo orientados por saberes autorizados difundidos na literatura pedagógica escolanovista, se associam a uma educação científica das crianças; visando desenvolver as suas aptidões naturais e individuais necessárias à formação da personalidade e à escolarização posterior, assim como hábitos e atitudes fundamentais à convivência e à integração na vida social comunitária. Como considerações finais, o trabalho reflete que o Jardim de Infância do Centro Educacional se definiu como um Jardim decrolyano, onde a criança é preparada para a vida social ao passo que é instruída. A fidelidade aos modos de ensinar e educar de Decroly tornou possível a intersecção entre dois modelos de formação.
id UFRN_f550f6e06638138da405a0b7574573ce
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25625
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fernandes, Hercilia MariaFreitas, Alessandra Cardozo deLopes, Denise Maria de CarvalhoFernandes, Dorgival GonçalvesVasconcelos, José GerardoCosta, Maria Antonia Teixeira daSilva, Rosalia de Fátima e2018-07-27T18:57:51Z2018-07-27T18:57:51Z2018-02-23FERNANDES, Hercilia Maria. Aprender e apreender no Jardim-Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993). 2018. 366f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25625O Jardim de Infância do Centro Educacional do Magistério Primário de Caicó (Rio Grande do Norte) foi criado durante o governo Dinarte de Medeiros Mariz e José Augusto Varela (1956-1961). Destinado às crianças de quatro a seis anos de idade, esse Jardim-escola iniciou as suas atividades em 4 de abril de 1960, orientado por saberes autorizados oriundos de estudos objetivos realizados com crianças e fundamentados nas pedagogias ativas. Articulado à Escola de Aplicação e à Escola Normal, dois modelos pedagógicos de formação docente contribuíram para a sua organização institucional e pedagógica: o modelo da “caixa de utensílios” e o da “ciência da biblioteca”. Com base em fontes documentais (legislação educacional, cadernos de planos de aula, fontes construídas, fontes iconográficas, revistas e manuais pedagógicos, entre outras), o trabalho doutoral se insere na temática “Jardim de Infância e Pedagogia”. Tendo por objeto de estudo os modos de ensinar e educar no Jardim-escola, o objetivo consiste em refletir a inter-relação da educação da primeira infância nessa instituição com os princípios pedagógicos ativos teorizados por Friedrich Wilhelm August Fröbel, Jean-Ovide Decroly e Maria Tecla Artemesia Montessori, bem como as orientações da Pedagogia Nova, formuladas por John Dewey e Anísio Teixeira. O trabalho norteia-se na teoria da forma escolar, bem como no modo escolar de socialização, sistematizada pelos historiadores sociais Guy Vincent, Bernard Lahire e Daniel Thin (2001), por permitir evidenciar as ligações entre escola e racionalização pedagógica escrita. Estruturada em seis capítulos conforme uma abordagem histórica sociogenética, a tese defende que os modos de ensinar e educar do Jardim de Infância de Caicó, sendo orientados por saberes autorizados difundidos na literatura pedagógica escolanovista, se associam a uma educação científica das crianças; visando desenvolver as suas aptidões naturais e individuais necessárias à formação da personalidade e à escolarização posterior, assim como hábitos e atitudes fundamentais à convivência e à integração na vida social comunitária. Como considerações finais, o trabalho reflete que o Jardim de Infância do Centro Educacional se definiu como um Jardim decrolyano, onde a criança é preparada para a vida social ao passo que é instruída. A fidelidade aos modos de ensinar e educar de Decroly tornou possível a intersecção entre dois modelos de formação.The Primary School's Educational Center's Kindergarten from Caicó (Rio Grande do Norte) was created during the government lead by Dinarte de Medeiros and José Augusto Varela (1956-1961). Built for children whose age varied between four and six years old, this "School-garden" did start its activities on April 4, 1960, based on the active pedagogies and oriented by the authorized knowledge obtained through objective studies targeting children. As it was articulated with the Application School and the Normal School, two teacher training pedagogical models contributed to its institutional and pedagogical organization: the "utensils box" and the "library science" models. Based on documentary sources (educational legislation, lesson plan archives, built sources, iconographic sources, pedagogical manuals and magazines, among others), this doctoral work is placed inside the "Kindergarten and Pedagogy" thematic. Considering the object of study of this work is about the ways of teaching and educating on the School-garden, its goal is to investigate the inter relation between the early childhood education under this institution and the active pedagogical principles theorized by Friedrich Wilhelm August Fröbel, Jean-Ovide Decroly e Maria Tecla Artemesia Montessori, and the New Pedagogy guidelines, founded by John Dewey e Anísio Teixeira as well. The work is based on the school model theory, and the school way of socialization, systematized by social historians Guy Vincent, Bernard Lahire e Daniel Thin (2001), due to its capability of pointing out the relations between the school and the written pedagogical rationalization. Structured in six chapters following a historical sociogenetic approach, the thesis advocates the idea that the Caicó's Kindergarten's ways of teaching and educating, oriented by authorized knowledge disseminated in the Scholastic pedagogical literature, are related to a children scientific education; to develop their natural and individual skills needed to successfully build their personality towards the subsequent schooling, as well as the fundamental habits and attitudes to the coexistence and integration in the social life. As final considerations, the work recognizes that the Educational Center's Kindergarten is actually defined as a Decrolyano garden, where the child is becoming prepared to the social life at the same time is schooled. The fidelity to the Decroly's ways of teaching and educating did allow the intersection between the two formation models.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOJardim de InfânciaSaberes autorizadosPedagogiaCaicó, Rio Grande do NorteAprender e apreender no Jardim-Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTHerciliaMariaFernandes_TESE.pdf.txtHerciliaMariaFernandes_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain862333https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25625/2/HerciliaMariaFernandes_TESE.pdf.txtc5215cf4f769e00ff2226bd07c689607MD52AprenderApreenderJardim-Escola_Fernandes_2018.pdf.txtAprenderApreenderJardim-Escola_Fernandes_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain862238https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25625/4/AprenderApreenderJardim-Escola_Fernandes_2018.pdf.txtb141142a7a29e5d0ceedafa280505522MD54THUMBNAILHerciliaMariaFernandes_TESE.pdf.jpgHerciliaMariaFernandes_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5510https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25625/3/HerciliaMariaFernandes_TESE.pdf.jpg103b8a74b80c5bee33c9a836c9e03044MD53AprenderApreenderJardim-Escola_Fernandes_2018.pdf.jpgAprenderApreenderJardim-Escola_Fernandes_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1409https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25625/5/AprenderApreenderJardim-Escola_Fernandes_2018.pdf.jpg759d82f5c6f82c2e4b3dffc43aa76eeeMD55TEXTHerciliaMariaFernandes_TESE.pdf.txtHerciliaMariaFernandes_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain862333https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25625/2/HerciliaMariaFernandes_TESE.pdf.txtc5215cf4f769e00ff2226bd07c689607MD52THUMBNAILHerciliaMariaFernandes_TESE.pdf.jpgHerciliaMariaFernandes_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5510https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25625/3/HerciliaMariaFernandes_TESE.pdf.jpg103b8a74b80c5bee33c9a836c9e03044MD53ORIGINALAprenderApreenderJardim-Escola_Fernandes_2018.pdfapplication/pdf2749047https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25625/1/AprenderApreenderJardim-Escola_Fernandes_2018.pdf419f7034ae2ffd44b1e354cdb84c756bMD51123456789/256252019-06-16 02:21:55.359oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25625Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:21:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprender e apreender no Jardim-Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993)
title Aprender e apreender no Jardim-Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993)
spellingShingle Aprender e apreender no Jardim-Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993)
Fernandes, Hercilia Maria
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Jardim de Infância
Saberes autorizados
Pedagogia
Caicó, Rio Grande do Norte
title_short Aprender e apreender no Jardim-Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993)
title_full Aprender e apreender no Jardim-Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993)
title_fullStr Aprender e apreender no Jardim-Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993)
title_full_unstemmed Aprender e apreender no Jardim-Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993)
title_sort Aprender e apreender no Jardim-Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993)
author Fernandes, Hercilia Maria
author_facet Fernandes, Hercilia Maria
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Freitas, Alessandra Cardozo de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lopes, Denise Maria de Carvalho
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Fernandes, Dorgival Gonçalves
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Vasconcelos, José Gerardo
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Costa, Maria Antonia Teixeira da
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Silva, Rosalia de Fátima e
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Hercilia Maria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Jardim de Infância
Saberes autorizados
Pedagogia
Caicó, Rio Grande do Norte
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de Infância
Saberes autorizados
Pedagogia
Caicó, Rio Grande do Norte
description O Jardim de Infância do Centro Educacional do Magistério Primário de Caicó (Rio Grande do Norte) foi criado durante o governo Dinarte de Medeiros Mariz e José Augusto Varela (1956-1961). Destinado às crianças de quatro a seis anos de idade, esse Jardim-escola iniciou as suas atividades em 4 de abril de 1960, orientado por saberes autorizados oriundos de estudos objetivos realizados com crianças e fundamentados nas pedagogias ativas. Articulado à Escola de Aplicação e à Escola Normal, dois modelos pedagógicos de formação docente contribuíram para a sua organização institucional e pedagógica: o modelo da “caixa de utensílios” e o da “ciência da biblioteca”. Com base em fontes documentais (legislação educacional, cadernos de planos de aula, fontes construídas, fontes iconográficas, revistas e manuais pedagógicos, entre outras), o trabalho doutoral se insere na temática “Jardim de Infância e Pedagogia”. Tendo por objeto de estudo os modos de ensinar e educar no Jardim-escola, o objetivo consiste em refletir a inter-relação da educação da primeira infância nessa instituição com os princípios pedagógicos ativos teorizados por Friedrich Wilhelm August Fröbel, Jean-Ovide Decroly e Maria Tecla Artemesia Montessori, bem como as orientações da Pedagogia Nova, formuladas por John Dewey e Anísio Teixeira. O trabalho norteia-se na teoria da forma escolar, bem como no modo escolar de socialização, sistematizada pelos historiadores sociais Guy Vincent, Bernard Lahire e Daniel Thin (2001), por permitir evidenciar as ligações entre escola e racionalização pedagógica escrita. Estruturada em seis capítulos conforme uma abordagem histórica sociogenética, a tese defende que os modos de ensinar e educar do Jardim de Infância de Caicó, sendo orientados por saberes autorizados difundidos na literatura pedagógica escolanovista, se associam a uma educação científica das crianças; visando desenvolver as suas aptidões naturais e individuais necessárias à formação da personalidade e à escolarização posterior, assim como hábitos e atitudes fundamentais à convivência e à integração na vida social comunitária. Como considerações finais, o trabalho reflete que o Jardim de Infância do Centro Educacional se definiu como um Jardim decrolyano, onde a criança é preparada para a vida social ao passo que é instruída. A fidelidade aos modos de ensinar e educar de Decroly tornou possível a intersecção entre dois modelos de formação.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-27T18:57:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-27T18:57:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Hercilia Maria. Aprender e apreender no Jardim-Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993). 2018. 366f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25625
identifier_str_mv FERNANDES, Hercilia Maria. Aprender e apreender no Jardim-Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993). 2018. 366f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25625/2/HerciliaMariaFernandes_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25625/4/AprenderApreenderJardim-Escola_Fernandes_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25625/3/HerciliaMariaFernandes_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25625/5/AprenderApreenderJardim-Escola_Fernandes_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25625/2/HerciliaMariaFernandes_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25625/3/HerciliaMariaFernandes_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25625/1/AprenderApreenderJardim-Escola_Fernandes_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c5215cf4f769e00ff2226bd07c689607
b141142a7a29e5d0ceedafa280505522
103b8a74b80c5bee33c9a836c9e03044
759d82f5c6f82c2e4b3dffc43aa76eee
c5215cf4f769e00ff2226bd07c689607
103b8a74b80c5bee33c9a836c9e03044
419f7034ae2ffd44b1e354cdb84c756b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117887621595136