Vento, vela e vapor... caminhos de terra e mar: estudo valorativo da paisagem de interesse cultural de Camocim/CE
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30698 |
Resumo: | Esta pesquisa versa sobre os valores patrimoniais da paisagem de Camocim/CE, na foz do Rio Coreaú, sob a perspectiva da paisagem cultural. Em 2011, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) interrompeu o processo de chancela dessa paisagem como Paisagem Cultural Brasileira, por constatar que os botes bastardos, embarcações peculiares presentes em Camocim, não procediam desse local. Perante tal argumento, pautado em um único aspecto dessa paisagem, indaga-se sobre a possibilidade de seu reconhecimento segundo uma noção integral de paisagem cultural. Pretende-se verificar a existência de atributos patrimoniais relativos à paisagem de Camocim, mediante a aplicação de método valorativo adaptado do Instituto Andaluz do Patrimônio Histórico (IAPH), fundamentado na abordagem da Convenção Europeia da Paisagem (CEP). Nessa investigação de cunho qualitativo, adota-se um método descritivo, utilizando-se os procedimentos de revisão bibliográfica, pesquisa documental e leitura fenomenológica do lugar. A abordagem eleita parte da caracterização de paisagens regionais para a posterior seleção de paisagens locais representativas, singulares ou homogêneas, interrelacionando-se as dimensões excepcional e cotidiana do patrimônio. Dessa forma, recomenda-se a criação da Paisagem Cultural do Litoral Noroeste do Ceará (PCLNC) e da Paisagem Cultural do Ramal Ferroviário Camocim-Sobral (PC-RFC), relacionadas, respectivamente, à tradição pesqueira da costa de dunas cearense e à sociedade decorrente da ocupação da região noroeste por via férrea. Em seguida, distingue-se a Paisagem de Interesse Cultural de Camocim (PICC), que expressa de maneira singular os valores daquelas paisagens culturais, haja vista a grande incidência dos botes bastardos e o significativo patrimônio porto-ferroviário desse território. Ademais, sua configuração perceptivo-espacial e social denota aspectos culturais e identitários, tais como a pesca em canoas na enseada do Rio Coreaú e a relação afetiva entre moradores e lugares históricos da cidade. Considera-se, portanto, que a PICC merece ser reconhecida e preservada como um bem patrimonial, inclusive em âmbito nacional. |
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Em 2011, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) interrompeu o processo de chancela dessa paisagem como Paisagem Cultural Brasileira, por constatar que os botes bastardos, embarcações peculiares presentes em Camocim, não procediam desse local. Perante tal argumento, pautado em um único aspecto dessa paisagem, indaga-se sobre a possibilidade de seu reconhecimento segundo uma noção integral de paisagem cultural. Pretende-se verificar a existência de atributos patrimoniais relativos à paisagem de Camocim, mediante a aplicação de método valorativo adaptado do Instituto Andaluz do Patrimônio Histórico (IAPH), fundamentado na abordagem da Convenção Europeia da Paisagem (CEP). Nessa investigação de cunho qualitativo, adota-se um método descritivo, utilizando-se os procedimentos de revisão bibliográfica, pesquisa documental e leitura fenomenológica do lugar. A abordagem eleita parte da caracterização de paisagens regionais para a posterior seleção de paisagens locais representativas, singulares ou homogêneas, interrelacionando-se as dimensões excepcional e cotidiana do patrimônio. Dessa forma, recomenda-se a criação da Paisagem Cultural do Litoral Noroeste do Ceará (PCLNC) e da Paisagem Cultural do Ramal Ferroviário Camocim-Sobral (PC-RFC), relacionadas, respectivamente, à tradição pesqueira da costa de dunas cearense e à sociedade decorrente da ocupação da região noroeste por via férrea. Em seguida, distingue-se a Paisagem de Interesse Cultural de Camocim (PICC), que expressa de maneira singular os valores daquelas paisagens culturais, haja vista a grande incidência dos botes bastardos e o significativo patrimônio porto-ferroviário desse território. Ademais, sua configuração perceptivo-espacial e social denota aspectos culturais e identitários, tais como a pesca em canoas na enseada do Rio Coreaú e a relação afetiva entre moradores e lugares históricos da cidade. Considera-se, portanto, que a PICC merece ser reconhecida e preservada como um bem patrimonial, inclusive em âmbito nacional.This research examines the heritage values of the landscape of Camocim/CE, at the mouth of the Coreaú River, based on the framework of cultural landscape. In 2011, the National Institute of Historical and Artistic Heritage (IPHAN) interrupted the process of recognizing this landscape as a Brazilian cultural landscape, finding that the “bastard” boats present in Camocim were not originally from there. Facing such an argument, one wonders whether it can be recognized according to a holistic notion of cultural landscape. The purpose of this research is to verify the existence of heritage attributes related to the landscape of Camocim, through the application of a valuation method adapted from the Andalusian Institute of Historical Heritage (IAPH) and from the IPHAN, based on the approach of the European Landscape Convention. This qualitative investigation adopts three descriptive methods: a literature review, documentary research and phenomenological reading of place. The chosen approach begins with characterizing regional landscapes in order to then select representative, singular or homogeneous local landscapes and inter-relate the exceptional and everyday dimensions of the heritage. Thus, this research recommends the creation of the Cultural Landscapes of the Northwest Coast of Ceará (PC-LNC) and of the Camocim-Sobral Railway Branch (PC-RFC), related, respectively, to the fishing tradition of the Ceará dunes coast and to the society resulting from the occupation of the northwestern region by rail. Then, this research presents aspects of the Landscape of Cultural Interest of Camocim (PICC) since this landscape uniquely expresses the values of those cultural landscapes, given the presence of large numbers of “bastard” boats and the significant port and railway heritage of that territory. Furthermore, its perceptive-spatial and social configuration denotes cultural and identity aspects. The essay concludes that the PICC deserves to be recognized and preserved as a heritage asset, even in national scope.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMOUFRNBrasilPaisagem CulturalPatrimônio CulturalValoraçãoCamocim/CE.Vento, vela e vapor... caminhos de terra e mar: estudo valorativo da paisagem de interesse cultural de Camocim/CEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALVentovelaevapor_Pinto_2020.pdfapplication/pdf45857929https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30698/1/Ventovelaevapor_Pinto_2020.pdf1d8628094bb271ff49c9dc4f6c537920MD51THUMBNAILVentovelaevapor_Pinto_2020.pdf.jpgVentovelaevapor_Pinto_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1658https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30698/2/Ventovelaevapor_Pinto_2020.pdf.jpg8a10b227277a54032cca27dfc2cd91b9MD52123456789/306982020-11-29 04:45:53.71oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30698Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:45:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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