Avaliando as escolas pelas suas competências: aplicação do DEA não discricionário para o ensino fundamental do Rio Grande do Norte
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19931 |
Resumo: | A educação formal, compreendida pelo processo gradual que ocorre na escola, tem como objetivo a aprendizagem de conhecimentos sistematizados e é de grande interesse da sociedade, pois beneficia seus indivíduos e acarreta em diversos efeitos positivos, como o aumento de produtividade e de bem-estar (JOHNES; JOHNES, 2007). Entender o que influencia o resultado educacional é tão importante quanto o resultado em si, porque permite gerir estas variáveis de forma a obter um melhor desempenho estudantil. Este trabalho faz uso da análise envoltória de dados (DEA) para comparar a eficiência das escolas do Rio Grande do Norte. Neste método nãoparamétrico, é construída uma fronteira de eficiência a partir das escolas que melhor usam os insumos definidos para gerar os produtos educacionais. Para tanto, os dados utilizados foram obtidos através da Prova Brasil e Censo Escolar do ano 2011 para as escolas públicas estaduais e municipais do Rio Grande do Norte. Algumas das variáveis consideradas como insumos e produtos já foram obtidas diretamente destas bases – outras duas foram elaboradas, com uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI) – são elas o índice socioeconômico e de infraestrutura escolar. Numa primeira etapa, foram comparados diversos modelos DEA, com alterações de variáveis de insumos. Em seguida, foi escolhido o modelo não discricionário para o qual foi aprofundada a análise de resultados. Os resultados mostraram que apenas sete escolas foram eficientes no 5° e 9° ano simultaneamente; não houve diferenças significativas entre a eficiência das escolas municipais e estaduais; bem como não houve diferenças entre escolas grandes e pequenas. Analisando os municípios, Mossoró se destacou em ambos os anos com maior proporção de escolas eficientes. Por fim, o trabalho sugere que, utilizando as projeções proporcionadas pelo método DEA, as escolas mais ineficientes conseguiriam alcançar a meta do IDEB em 2011, ou seja, é possível melhorar a educação do estado de forma significativa tomando as escolas eficientes como base para as demais. |
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Queiroz, Marcelo Victor Alves Bilahttp://lattes.cnpq.br/7583692128365771http://lattes.cnpq.br/3807603064705018Alves, Janaina da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8841368848220253Sampaio, Breno Ramoshttp://lattes.cnpq.br/2977077512332193Sampaio, Luciano Menezes Bezerra2016-03-03T23:22:37Z2016-03-03T23:22:37Z2015-01-27QUEIROZ, Marcelo Victor Alves Bila. Avaliando as escolas pelas suas competências: aplicação do DEA não discricionário para o ensino fundamental do Rio Grande do Norte. 2015. 72f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19931A educação formal, compreendida pelo processo gradual que ocorre na escola, tem como objetivo a aprendizagem de conhecimentos sistematizados e é de grande interesse da sociedade, pois beneficia seus indivíduos e acarreta em diversos efeitos positivos, como o aumento de produtividade e de bem-estar (JOHNES; JOHNES, 2007). Entender o que influencia o resultado educacional é tão importante quanto o resultado em si, porque permite gerir estas variáveis de forma a obter um melhor desempenho estudantil. Este trabalho faz uso da análise envoltória de dados (DEA) para comparar a eficiência das escolas do Rio Grande do Norte. Neste método nãoparamétrico, é construída uma fronteira de eficiência a partir das escolas que melhor usam os insumos definidos para gerar os produtos educacionais. Para tanto, os dados utilizados foram obtidos através da Prova Brasil e Censo Escolar do ano 2011 para as escolas públicas estaduais e municipais do Rio Grande do Norte. Algumas das variáveis consideradas como insumos e produtos já foram obtidas diretamente destas bases – outras duas foram elaboradas, com uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI) – são elas o índice socioeconômico e de infraestrutura escolar. Numa primeira etapa, foram comparados diversos modelos DEA, com alterações de variáveis de insumos. Em seguida, foi escolhido o modelo não discricionário para o qual foi aprofundada a análise de resultados. Os resultados mostraram que apenas sete escolas foram eficientes no 5° e 9° ano simultaneamente; não houve diferenças significativas entre a eficiência das escolas municipais e estaduais; bem como não houve diferenças entre escolas grandes e pequenas. Analisando os municípios, Mossoró se destacou em ambos os anos com maior proporção de escolas eficientes. Por fim, o trabalho sugere que, utilizando as projeções proporcionadas pelo método DEA, as escolas mais ineficientes conseguiriam alcançar a meta do IDEB em 2011, ou seja, é possível melhorar a educação do estado de forma significativa tomando as escolas eficientes como base para as demais.Formal education, understood by the gradual process that occurs at school, aims at learning and systematic knowledge is of great interest to society as it benefits its individuals and leads to many positive effects, such as increased productivity and welfare (Johnes, Johnes, 2007). Understanding what influences the educational outcome is as important as the result itself, because lets you manage these variables in order to obtain a better student performance. This work uses the data envelopment analysis (DEA) to compare the efficiency of Rio Grande do Norte schools. In this nonparametric method, an efficiency frontier was construct from the best schools that use the inputs set to generate educational products. Therefore, the data used were obtain by Test Brazil and year 2011 School Census to state and municipal schools of Rio Grande do Norte. Some of the variables considered as inputs and outputs have been obtain directly these bases - the other two were prepared, using the Item Response Theory (IRT) - they are the socioeconomic and school infrastructure indices. As a first step, we compared several DEA models, with changes of input variables. Then was chose the non-discretionary model for which was deep the analysis of results. The results showed that only seven schools were efficient in the 5th and 9th grades simultaneously; there were no significant differences between the efficiency of municipal and state schools; and there were no differences between large and small schools. Analyzing the municipalities, Mossoró excelled in both years with the highest proportion of efficient schools. Finally, the study suggests that using the projections provided by the DEA method, the most inefficient schools would be able to achieve the goal IDEB in 2011, in other words, it is possible to improve the education of significant state taking the efficient schools as a basis for too much.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEducaçãoEficiência escolarDEA não discricionárioÍndice socioeconômicoAvaliando as escolas pelas suas competências: aplicação do DEA não discricionário para o ensino fundamental do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliandoEscolasCompetências_Queiroz_2015.pdfAvaliandoEscolasCompetências_Queiroz_2015.pdfapplication/pdf1616834https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19931/1/AvaliandoEscolasCompet%c3%aancias_Queiroz_2015.pdf7a3aa02f9bc4c600baacbbbfcd3183f4MD51TEXTMarceloVictorAlvesBilaQueiroz_DISSERT.pdf.txtMarceloVictorAlvesBilaQueiroz_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain145369https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19931/6/MarceloVictorAlvesBilaQueiroz_DISSERT.pdf.txt2e1ece83d32a50b0f707e5910c56b2b8MD56AvaliandoEscolasCompetências_Queiroz_2015.pdf.txtAvaliandoEscolasCompetências_Queiroz_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain145369https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19931/8/AvaliandoEscolasCompet%c3%aancias_Queiroz_2015.pdf.txt2e1ece83d32a50b0f707e5910c56b2b8MD58THUMBNAILMarceloVictorAlvesBilaQueiroz_DISSERT.pdf.jpgMarceloVictorAlvesBilaQueiroz_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2788https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19931/7/MarceloVictorAlvesBilaQueiroz_DISSERT.pdf.jpgb34527f9fe1d29f20f4c36e099ca921dMD57AvaliandoEscolasCompetências_Queiroz_2015.pdf.jpgAvaliandoEscolasCompetências_Queiroz_2015.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2788https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19931/9/AvaliandoEscolasCompet%c3%aancias_Queiroz_2015.pdf.jpgb34527f9fe1d29f20f4c36e099ca921dMD59123456789/199312019-01-30 06:36:35.571oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19931Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T09:36:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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