Uma ideia toda azul: proposta de intervenção para a formação de uma comunidade leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Josenice da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53147
Resumo: A importância da literatura é algo inquestionável visto que as obras literárias constituem, na história da humanidade, a própria essência do humano: o saber que é difundido através da leitura. No entanto, a leitura de obras literárias no cotidiano escolar é algo que precisa ser discutido e implementada com maior ênfase por todos que fazem parte da comunidade escolar, em especial, pelo professor, por sua condição de agente de letramento. Pensando nessa problemática e entendendo a leitura de obras literárias como algo que precisa de maior recorrência no cotidiano das atividades escolares (e fora dela também!) intencionamos apresentar uma proposta de intervenção a partir da leitura de Uma Ideia Toda Azul, de Marina Colasanti (1979) na perspectiva de que, ao enveredarmos pelos contos que compõem esta obra, possamos promover uma aproximação entre leitores e textos que poderão possibilitar a experiência enriquecedora da leitura literária, em turma do 9º ano. Em se tratando de uma intervenção, a pesquisa proposta é do tipo pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), com abordagem qualitativa de dados (BOGDAN, BIKLEN, 1994). Para a intervenção proposta, pautamo-nos na sequência básica sugerida por Cosson (2016). O aporte teórico das discussões compreende refletir, a partir das contribuições teóricas de Jouve (2012), Petit (2009), Freire (2018), Zilberman (2009), entre outros, sobre a possibilidade de realizações de estratégias pedagógicas que possam, objetivamente, auxiliar os professores na formação de leitores literários na sala de aula.
id UFRN_f617097eb1327a2f4991210b512eef2a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53147
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Diniz, Josenice da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3788056363487769http://lattes.cnpq.br/9467435917159475Rabelo, Sebastião Augustohttps://orcid.org/0000-0002-5332-8750http://lattes.cnpq.br/9053383753430184Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de BastosSilva, Marcelo Medeiros daDias, Valdenides Cabral de Araújo2023-07-07T21:04:30Z2023-07-07T21:04:30Z2023-03-31DINIZ, Josenice da Silva. Uma ideia toda azul: proposta de intervenção para a formação de uma comunidade leitora. Orientador: Valdenides Cabral de Araújo Dias. 2023. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53147A importância da literatura é algo inquestionável visto que as obras literárias constituem, na história da humanidade, a própria essência do humano: o saber que é difundido através da leitura. No entanto, a leitura de obras literárias no cotidiano escolar é algo que precisa ser discutido e implementada com maior ênfase por todos que fazem parte da comunidade escolar, em especial, pelo professor, por sua condição de agente de letramento. Pensando nessa problemática e entendendo a leitura de obras literárias como algo que precisa de maior recorrência no cotidiano das atividades escolares (e fora dela também!) intencionamos apresentar uma proposta de intervenção a partir da leitura de Uma Ideia Toda Azul, de Marina Colasanti (1979) na perspectiva de que, ao enveredarmos pelos contos que compõem esta obra, possamos promover uma aproximação entre leitores e textos que poderão possibilitar a experiência enriquecedora da leitura literária, em turma do 9º ano. Em se tratando de uma intervenção, a pesquisa proposta é do tipo pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), com abordagem qualitativa de dados (BOGDAN, BIKLEN, 1994). Para a intervenção proposta, pautamo-nos na sequência básica sugerida por Cosson (2016). O aporte teórico das discussões compreende refletir, a partir das contribuições teóricas de Jouve (2012), Petit (2009), Freire (2018), Zilberman (2009), entre outros, sobre a possibilidade de realizações de estratégias pedagógicas que possam, objetivamente, auxiliar os professores na formação de leitores literários na sala de aula.The importance of literature is unquestionable since literary works in history the very essence of the human: humanity, the knowledge that is disseminated through reading. However, the insertion of the reading of literary works in the school routine is something that needs to be discussed and thought with emphasis by all who are part of the school community, especially by the teacher, for his condition of mediator of learning. Thinking about this problem and understanding the reading of great literary works as something that needs works within the visibility of the school (and outside it too!), we intend to carry out an intervention proposal based on the reading of Uma Ideia Toda Azul, by Marina Colasanti (1979) in the class where we can send stories through a class that makes it possible to offer this work, we promote the approach between readers of perspectives and texts that can enrich literary reading, in a 9th grade class. To carry out this study, we adopted a qualitative methodological approach (BOGDAN, BIKLEN, 1994)., based on action research, based on the perspective of Thiollent (2011). To implement this intervention proposal, based on the study carried out with the short story genre, we used the basic sequence suggested by Cosson (2016). We intend to reflect, based on the theoretical contributions of Jouve (2012), Petit (2009), Freire (2018), Zilberman (2009), among others, training on the possibility of strategic pedagogical plans that can objectively help teachers in literary readers in classroom.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLetramento literárioFormação de leitoresContoUma ideia toda azul: proposta de intervenção para a formação de uma comunidade leitorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIdeiatodaazul_Diniz_2023.pdfapplication/pdf1131103https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53147/1/Ideiatodaazul_Diniz_2023.pdf76a3bc7e7afcf0d73b9af75cbfb3af92MD51123456789/531472023-07-07 18:05:07.798oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53147Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-07T21:05:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma ideia toda azul: proposta de intervenção para a formação de uma comunidade leitora
title Uma ideia toda azul: proposta de intervenção para a formação de uma comunidade leitora
spellingShingle Uma ideia toda azul: proposta de intervenção para a formação de uma comunidade leitora
Diniz, Josenice da Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Letramento literário
Formação de leitores
Conto
title_short Uma ideia toda azul: proposta de intervenção para a formação de uma comunidade leitora
title_full Uma ideia toda azul: proposta de intervenção para a formação de uma comunidade leitora
title_fullStr Uma ideia toda azul: proposta de intervenção para a formação de uma comunidade leitora
title_full_unstemmed Uma ideia toda azul: proposta de intervenção para a formação de uma comunidade leitora
title_sort Uma ideia toda azul: proposta de intervenção para a formação de uma comunidade leitora
author Diniz, Josenice da Silva
author_facet Diniz, Josenice da Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3788056363487769
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9467435917159475
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Marcelo Medeiros da
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Josenice da Silva
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rabelo, Sebastião Augusto
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5332-8750
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9053383753430184
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Valdenides Cabral de Araújo
contributor_str_mv Rabelo, Sebastião Augusto
Dias, Valdenides Cabral de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Letramento literário
Formação de leitores
Conto
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário
Formação de leitores
Conto
description A importância da literatura é algo inquestionável visto que as obras literárias constituem, na história da humanidade, a própria essência do humano: o saber que é difundido através da leitura. No entanto, a leitura de obras literárias no cotidiano escolar é algo que precisa ser discutido e implementada com maior ênfase por todos que fazem parte da comunidade escolar, em especial, pelo professor, por sua condição de agente de letramento. Pensando nessa problemática e entendendo a leitura de obras literárias como algo que precisa de maior recorrência no cotidiano das atividades escolares (e fora dela também!) intencionamos apresentar uma proposta de intervenção a partir da leitura de Uma Ideia Toda Azul, de Marina Colasanti (1979) na perspectiva de que, ao enveredarmos pelos contos que compõem esta obra, possamos promover uma aproximação entre leitores e textos que poderão possibilitar a experiência enriquecedora da leitura literária, em turma do 9º ano. Em se tratando de uma intervenção, a pesquisa proposta é do tipo pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), com abordagem qualitativa de dados (BOGDAN, BIKLEN, 1994). Para a intervenção proposta, pautamo-nos na sequência básica sugerida por Cosson (2016). O aporte teórico das discussões compreende refletir, a partir das contribuições teóricas de Jouve (2012), Petit (2009), Freire (2018), Zilberman (2009), entre outros, sobre a possibilidade de realizações de estratégias pedagógicas que possam, objetivamente, auxiliar os professores na formação de leitores literários na sala de aula.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-07T21:04:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-07T21:04:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DINIZ, Josenice da Silva. Uma ideia toda azul: proposta de intervenção para a formação de uma comunidade leitora. Orientador: Valdenides Cabral de Araújo Dias. 2023. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53147
identifier_str_mv DINIZ, Josenice da Silva. Uma ideia toda azul: proposta de intervenção para a formação de uma comunidade leitora. Orientador: Valdenides Cabral de Araújo Dias. 2023. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53147/1/Ideiatodaazul_Diniz_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 76a3bc7e7afcf0d73b9af75cbfb3af92
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833060276862976