Probabilidade e esperança matemática em jogos de loteria: mobilizando conhecimentos e criatividade dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Antônio Fábio do Nascimento
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54754
Resumo: A presente pesquisa tem como tema a utilização de jogos de azar, em especial de loteria, como auxiliares na aprendizagem de probabilidade, tendo em vista a notória dificuldade dos estudantes do ensino básico neste conteúdo. A pesquisa teve como participantes alunos do ensino médio integrado do IFRN, campus São Paulo do Potengi, e teve como objetivo geral estimular a aprendizagem em probabilidade a partir da criação de jogos de loteria. O percurso metodológico utilizado foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa os estudantes responderam um questionário aberto contendo problemas envolvendo as loterias Dia de Sorte e + Milionária, ambas administradas pela Caixa Econômica Federal; SPP da Sorte, jogo de azar bastante popular na região do Potengi; e a Lotoemoji, criada pelos pesquisadores. A análise das respostas foi feita a partir de análise de erros na perspectiva de Cury (2009), onde se pôde constatar as dificuldades que os participantes apresentavam. Nessa primeira etapa foi possível discutir também o conceito e a interpretação da esperança matemática do lucro aplicada a jogos de aposta. A segunda etapa da pesquisa se constituiu em um momento em que os estudantes deveriam criar seus próprios jogos, com a mediação dos pesquisadores, tendo como requisitos as definições das variáveis preço, faixas de premiação, regras do jogo e as probabilidades de ganhar. Da análise das criações foi possível perceber que para alguns deles houve um aparente avanço na superação das dificuldades no conteúdo. Nas falas dos próprios estudantes, a criação dos jogos foi um momento prático que possibilitou a eles um melhor entendimento de probabilidade.
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A pesquisa teve como participantes alunos do ensino médio integrado do IFRN, campus São Paulo do Potengi, e teve como objetivo geral estimular a aprendizagem em probabilidade a partir da criação de jogos de loteria. O percurso metodológico utilizado foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa os estudantes responderam um questionário aberto contendo problemas envolvendo as loterias Dia de Sorte e + Milionária, ambas administradas pela Caixa Econômica Federal; SPP da Sorte, jogo de azar bastante popular na região do Potengi; e a Lotoemoji, criada pelos pesquisadores. A análise das respostas foi feita a partir de análise de erros na perspectiva de Cury (2009), onde se pôde constatar as dificuldades que os participantes apresentavam. Nessa primeira etapa foi possível discutir também o conceito e a interpretação da esperança matemática do lucro aplicada a jogos de aposta. A segunda etapa da pesquisa se constituiu em um momento em que os estudantes deveriam criar seus próprios jogos, com a mediação dos pesquisadores, tendo como requisitos as definições das variáveis preço, faixas de premiação, regras do jogo e as probabilidades de ganhar. Da análise das criações foi possível perceber que para alguns deles houve um aparente avanço na superação das dificuldades no conteúdo. Nas falas dos próprios estudantes, a criação dos jogos foi um momento prático que possibilitou a eles um melhor entendimento de probabilidade.This research has as its theme the use of games of chance, in particular the lottery, as aids in the learning of probability, in view of the notorious difficulty of basic education students in this content. The research had as participants students of the integrated high school of the IFRN, campus São Paulo do Potengi, and had as general objective to stimulate the learning in probability from the creation of lottery games. The methodological path used was divided into two stages. In the first stage, students answered an open questionnaire containing problems involving the Dia de Sorte and + Milionária lotteries, both administered by Caixa Econômica Federal; SPP da Sorte a game of chance that is very popular in the Potengi region; and Lotoemoji, created by the researchers. The analysis of the responses was based on the analysis of errors from the perspective of Cury (2009), where it was possible to verify the difficulties that the participants had. In this first stage, it was also possible to discuss the concept and interpretation of the mathematical expectation of profit applied to gambling. The second stage of the researchers was constituted in a moment in which the students had to create their own games, with the mediation of the researcher, having as requirements the definitions of the price variables, prize ranges, game rules and the probabilities of winning. From the analysis of the creations, it was possible to perceive that for some of them there was an apparent advance in overcoming the difficulties in the content. In the speeches of the students themselves, the creation of the games was a practical moment that allowed them a better understanding of probability.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAProbabilidadeLoteriasEsperança matemáticaAprendizagemProbabilidade e esperança matemática em jogos de loteria: mobilizando conhecimentos e criatividade dos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProbabilidadeesperancamatematica_Torres_2023.pdfapplication/pdf4876783https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54754/1/Probabilidadeesperancamatematica_Torres_2023.pdf6ce6d9f777e1c4cc0a41743b06a19f91MD51123456789/547542023-09-08 19:28:04.661oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54754Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-08T22:28:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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