A transformação e ascensão do rap como produto midiático: Lacoste em crocodilos jogam juntos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreyra, Adah Giulianna Stigger
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48635
Resumo: As redes sociais também modificam e modernizam as ações e posicionamentos das marcas, com fator de transformação da sociedade, principalmente no quesito de comunicação institucional das empresas. As ferramentas e plataformas disponibilizadas no ambiente virtual, abrem inúmeras possibilidades e permitem que a relação entre marca e consumidor seja mais próxima, contribuindo para o desenvolvimento de novas estratégias em suas campanhas publicitárias. Neste sentido, nosso trabalho teve como objetivo discutir a comoditização da cultura Hip-Hop como estratégia na construção da imagem institucional da marca Lacoste e suas estratégias lançadas para com essa cultura no Brasil. Para tanto, foi preciso entender a mudança da imagem dos rappers e MC’s oriundos da periferia e sua inserção e reconhecimento de valor nas publicidades, provocada principalmente pela atuação do público presente neste ciberespaço. Para entendermos a estratégia tática, erros e acertos, realizamos análise da comunicação da campanha “Crocodilos jogam juntos” da marca francesa Lacoste, apresentada no Instagram, com isotopia voltada ao posicionamento de coletividade e diversidade. Metodologicamente nos valemos da pesquisa exploratória e bibliográfica por meio de livros e artigos. Ao final foi possível notar que a comoditização das culturas e seus processos de transformação em produto, desdobram-se e influenciam no marketing das empresas, sendo um ponto importante de análise e desenvoltura das ações das grandes marcas.
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Neste sentido, nosso trabalho teve como objetivo discutir a comoditização da cultura Hip-Hop como estratégia na construção da imagem institucional da marca Lacoste e suas estratégias lançadas para com essa cultura no Brasil. Para tanto, foi preciso entender a mudança da imagem dos rappers e MC’s oriundos da periferia e sua inserção e reconhecimento de valor nas publicidades, provocada principalmente pela atuação do público presente neste ciberespaço. Para entendermos a estratégia tática, erros e acertos, realizamos análise da comunicação da campanha “Crocodilos jogam juntos” da marca francesa Lacoste, apresentada no Instagram, com isotopia voltada ao posicionamento de coletividade e diversidade. Metodologicamente nos valemos da pesquisa exploratória e bibliográfica por meio de livros e artigos. Ao final foi possível notar que a comoditização das culturas e seus processos de transformação em produto, desdobram-se e influenciam no marketing das empresas, sendo um ponto importante de análise e desenvoltura das ações das grandes marcas.Social networks also modify and modernize the actions and positioning of brands, with a factor of transformation of society, especially in terms of institutional communication of companies. The tools and platforms available in the virtual environment open up countless possibilities and allow the relationship between brand and consumer to be closer, contributing to the development of new strategies in their advertising campaigns. In this sense, our work aimed to discuss the commoditization of Hip-Hop culture as a strategy in the construction of the institutional image of the Lacoste brand and its strategies launched towards this culture in Brazil. Therefore, it was necessary to understand the change in the image of rappers and MCs from the periphery and their insertion and recognition of value in advertising, caused mainly by the performance of the public present in this cyberspace. In order to understand the tactical strategy, successes and mistakes, we carried out an analysis of the communication of the “Crocodiles play together” campaign by the French brand Lacoste, presented on Instagram, with an isotope focused on the positioning of collectivity and diversity. Methodologically, we use exploratory and bibliographic research through books and articles. In the end, it was possible to notice that the commoditization of cultures and their processes of transformation into a product, unfold and influence the marketing of companies, being an important point of analysis and resourcefulness of the actions of the great brands.Universidade Federal do Rio Grande do NortePublicidade e PropagandaUFRNBrasilComunicação SocialComoditização; Cultura; Hip-Hop; Rap; Lacoste.Commoditization; Culture; Hip-Hop; Rap; Lacoste.A transformação e ascensão do rap como produto midiático: Lacoste em crocodilos jogam juntosThe transformation and rise of rap as a media product: Lacoste in crocodiles play collectiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTransformacaoAscensaoRap_Ferreyra_2022.pdfTransformacaoAscensaoRap_Ferreyra_2022.pdfapplication/pdf41547748https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48635/1/TransformacaoAscensaoRap_Ferreyra_2022.pdfe704e19ddce174f22eadb95b60288401MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48635/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/486352023-01-12 17:01:44.876oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T20:01:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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