Enfermagem escolar na atenção às doenças infecciosas: elaboração e validação de um protocolo de organização do serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Eliabe Rodrigues de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50102
Resumo: As doenças infecciosas são patologias relevantes para a situação epidemiológica das comunidades. Diversos esforços são realizados pelos profissionais de saúde para reduzir as taxas dessas doenças e a enfermagem, categoria mais frequente nos serviços de saúde, tem-se destacado por oferecer serviços preventivos e de promoção da saúde nos espaços comunitários, a exemplo das escolas. Já estão documentadas as ações que desenvolvem, no entanto, inexistem protocolos que guiem a execução das intervenções com esse enfoque. Diante disso, o objetivo do presente estudo é analisar as evidências de validade de um protocolo de organização do serviço de enfermagem escolar na atenção às doenças infecciosas. Trata-se de uma pesquisa metodológica composta por duas etapas. A primeira foi operacionalizada por meio de revisão de escopo para busca dos constructos sobre esse aspecto. Na segunda, se procedeu à construção e validação do protocolo com base no que foi identificado na etapa anterior. O referencial teórico de Luiz Pasquali foi utilizado para a construção dos itens e o referencial de Rafael Hernandez-Nieto, para o processo de validação do conteúdo. A análise considerou a Taxa de Concordância e o Coeficiente de Validade do Conteúdo e os resultados desses cálculos foram apresentados em quadros e tabelas. Os princípios éticos em pesquisas que envolvem seres humanos foram seguidos, de acordo com a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, de modo que foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte mediante o Parecer nº 4.758.536 e Certificado de Apresentação de Apreciação Ética nº 45645621.3.0000.5537. Na revisão de escopo foram incluídos 83 documentos de onde foram identificadas 87 ações após agrupamento e adequação na redação dos itens. Quatro funções da enfermagem escolar (investigadora, assistencial, educativa e gestora), também chamadas de domínios, foram utilizadas para a sistematização do protocolo de organização do serviço. O processo de validação foi realizado com 13 juízes experts por meio de três rodadas Delphi de avaliação como estratégia de chegar ao consenso. Eles identificaram a concordância com os domínios e itens que os integraram. Também analisaram a necessidade de alterações nos itens com base nos critérios de clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica, e pontuaram a concordância para a validação do conteúdo. Itens foram alterados, inseridos ou excluídos, totalizando na versão final do protocolo 88 ações. Ao final das três rodadas, todos os domínios tiveram taxas de concordância maiores que 90% e todos os itens apresentaram Coeficiente de Validade do Conteúdo maior ou igual a 0,91 e, assim, foram classificados com evidências de validade excelente. Foi confirmada a tese de que o protocolo de enfermagem escolar na atenção às doenças infecciosas possui evidências de validade de conteúdo e esse instrumento pode ser utilizado por equipes de enfermagem que exercem atividades nas escolas voltadas a atender às diversas necessidades levantadas pelas infecções. Além disso, também pode ser adequado aos diversos contextos em que for utilizado.
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Diversos esforços são realizados pelos profissionais de saúde para reduzir as taxas dessas doenças e a enfermagem, categoria mais frequente nos serviços de saúde, tem-se destacado por oferecer serviços preventivos e de promoção da saúde nos espaços comunitários, a exemplo das escolas. Já estão documentadas as ações que desenvolvem, no entanto, inexistem protocolos que guiem a execução das intervenções com esse enfoque. Diante disso, o objetivo do presente estudo é analisar as evidências de validade de um protocolo de organização do serviço de enfermagem escolar na atenção às doenças infecciosas. Trata-se de uma pesquisa metodológica composta por duas etapas. A primeira foi operacionalizada por meio de revisão de escopo para busca dos constructos sobre esse aspecto. Na segunda, se procedeu à construção e validação do protocolo com base no que foi identificado na etapa anterior. O referencial teórico de Luiz Pasquali foi utilizado para a construção dos itens e o referencial de Rafael Hernandez-Nieto, para o processo de validação do conteúdo. A análise considerou a Taxa de Concordância e o Coeficiente de Validade do Conteúdo e os resultados desses cálculos foram apresentados em quadros e tabelas. Os princípios éticos em pesquisas que envolvem seres humanos foram seguidos, de acordo com a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, de modo que foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte mediante o Parecer nº 4.758.536 e Certificado de Apresentação de Apreciação Ética nº 45645621.3.0000.5537. Na revisão de escopo foram incluídos 83 documentos de onde foram identificadas 87 ações após agrupamento e adequação na redação dos itens. Quatro funções da enfermagem escolar (investigadora, assistencial, educativa e gestora), também chamadas de domínios, foram utilizadas para a sistematização do protocolo de organização do serviço. O processo de validação foi realizado com 13 juízes experts por meio de três rodadas Delphi de avaliação como estratégia de chegar ao consenso. Eles identificaram a concordância com os domínios e itens que os integraram. Também analisaram a necessidade de alterações nos itens com base nos critérios de clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica, e pontuaram a concordância para a validação do conteúdo. Itens foram alterados, inseridos ou excluídos, totalizando na versão final do protocolo 88 ações. Ao final das três rodadas, todos os domínios tiveram taxas de concordância maiores que 90% e todos os itens apresentaram Coeficiente de Validade do Conteúdo maior ou igual a 0,91 e, assim, foram classificados com evidências de validade excelente. Foi confirmada a tese de que o protocolo de enfermagem escolar na atenção às doenças infecciosas possui evidências de validade de conteúdo e esse instrumento pode ser utilizado por equipes de enfermagem que exercem atividades nas escolas voltadas a atender às diversas necessidades levantadas pelas infecções. Além disso, também pode ser adequado aos diversos contextos em que for utilizado.Infectious diseases are pathologies relevant to the epidemiological situation of communities. Several efforts are made by health professionals to reduce the rates of these diseases and nursing, the most frequent category in health services, has stood out for offering preventive and health promotion services in community spaces, such as schools. The actions they develop are already documented, however, there are no protocols that guide the execution of interventions with this focus. Therefore, the objective of the present study is to analyze the evidence of validity of a protocol for organizing the school nursing service in the care of infectious diseases. This is methodological research composed of two stages. The first was operationalized through a scope review to search for constructs on this aspect. In the second, the protocol was constructed and validated based on what was identified in the previous step. Luiz Pasquali's theoretical framework was used for the construction of the items and Rafael Hernandez-Nieto's framework for the content validation process. The analysis considered the Concordance Rate and the Content Validity Coefficient and the results of these calculations were presented in charts and tables. The ethical principles in research involving human beings were followed, in accordance with Resolution nº 466/2012 of the National Health Council, so that it was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Rio Grande do Norte through Opinion nº. 4,758,536 and Certificate of Presentation of Ethical Appreciation No. 45645621.3.0000.5537. In the scope review, 83 documents were included, from which 87 actions were identified after grouping and adequacy in the wording of the items. Four functions of school nursing (researcher, assistance, educational and manager), also called domains, were used to systematize the service organization protocol. The validation process was carried out with 13 expert judges through three rounds of Delphi evaluation as a strategy to reach consensus. They identified agreement with the domains and items that integrated them. They also analyzed the need for changes in the items based on the criteria of language clarity, practical relevance and theoretical relevance, and scored agreement for content validation. Items were changed, inserted or deleted, totaling 88 actions in the final version of the protocol. At the end of the three rounds, all domains had agreement rates greater than 90% and all items had a Content Validity Coefficient greater than or equal to 0.91 and, thus, were classified with evidence of excellent validity. The thesis was confirmed that the school nursing protocol in the care of infectious diseases has evidence of content validity and this instrument can be used by nursing teams that perform activities in schools aimed at meeting the various needs raised by infections. In addition, it can also be adapted to the different contexts in which it is used.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMServiços de enfermagem escolarDoenças transmissíveisDoenças parasitáriasEstudos de validaçãoProtocolosEnfermagem escolar na atenção às doenças infecciosas: elaboração e validação de um protocolo de organização do serviçoSchool nursing in the care of infectious diseases: elaboration and validation of a service organization protocolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnfermagemescolaratencao_Medeiros_2022.pdfapplication/pdf19279535https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50102/1/Enfermagemescolaratencao_Medeiros_2022.pdf4f94dea0a8b8ab476eb26f10b6055370MD51123456789/501022022-12-12 20:10:10.6oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50102Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-12T23:10:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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