Performance de corpos brincantes: cultura africana e artes cênicas na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Lia Franco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28544
Resumo: Nesta dissertação, desvelo experiências de performances dos corpos brincantes de crianças na Educação Infantil, estimuladas por elementos da cultura africana, através do universo das deusas e dos deuses orixás, com centralidade na nação Iorubá. Os processos de criação em arte nesta pesquisa em Artes Cênicas, desenvolvidos no NEI/Cap/UFRN, envolveram um grupo de crianças de 5 a 6 anos e contaram com a participação das duas professoras responsáveis pela turma, bem como de outros profissionais da referida instituição. Foram desenvolvidas observações, entrevistas com adultos, diálogos com as crianças e oficinas artísticas com mediação lúdica: contações de histórias e jogos/brincadeiras corporais ancoradas nas linguagens da dança e do teatro, assim como o uso de elementos de musicalidade. Os desenhos das crianças, as fotografias e os registros em vídeo enriqueceram as narrativas e proporcionaram uma maior aproximação com o fenômeno vivenciado. Os trabalhos de Merleau-Ponty em seu olhar fenomenológico sobre o corpo e a infância, bem como a proposição da pesquisadora Marina Machado, especialmente com o conceito de criança performer, entre outros autores, fundamentaram meu percurso teórico-metodológico. As ancoragens sobre africanidades, negritude e orixás, com base em autores como Kabengele Munanga, Clyde W. Ford, Teodora Alves, Sandra Petit, Kiusam de Oliveira e Reginaldo Prandi, entre outros, com suas abordagens e conceitos afro-referenciados, subsidiaram um olhar crítico e reflexivo para esta pesquisa, de modo a reconhecer e valorizar as riquezas afrodescendentes na Educação Infantil. Este percurso acadêmico, artístico e político corrobora a aplicabilidade da Lei nº 10.639/03, na medida em que a arte no cotidiano escolar tem um papel relevante na disseminação de diálogos, saberes e práticas que favoreçam relações étnico-raciais mais inclusivas e democráticas. A riqueza, a intensidade, as trocas e os aprendizados com as crianças moveram um fazer afro-poético respaldado em uma ancestralidade africana, alargando e intensificando nossas experiências brincantes.
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Foram desenvolvidas observações, entrevistas com adultos, diálogos com as crianças e oficinas artísticas com mediação lúdica: contações de histórias e jogos/brincadeiras corporais ancoradas nas linguagens da dança e do teatro, assim como o uso de elementos de musicalidade. Os desenhos das crianças, as fotografias e os registros em vídeo enriqueceram as narrativas e proporcionaram uma maior aproximação com o fenômeno vivenciado. Os trabalhos de Merleau-Ponty em seu olhar fenomenológico sobre o corpo e a infância, bem como a proposição da pesquisadora Marina Machado, especialmente com o conceito de criança performer, entre outros autores, fundamentaram meu percurso teórico-metodológico. As ancoragens sobre africanidades, negritude e orixás, com base em autores como Kabengele Munanga, Clyde W. Ford, Teodora Alves, Sandra Petit, Kiusam de Oliveira e Reginaldo Prandi, entre outros, com suas abordagens e conceitos afro-referenciados, subsidiaram um olhar crítico e reflexivo para esta pesquisa, de modo a reconhecer e valorizar as riquezas afrodescendentes na Educação Infantil. Este percurso acadêmico, artístico e político corrobora a aplicabilidade da Lei nº 10.639/03, na medida em que a arte no cotidiano escolar tem um papel relevante na disseminação de diálogos, saberes e práticas que favoreçam relações étnico-raciais mais inclusivas e democráticas. A riqueza, a intensidade, as trocas e os aprendizados com as crianças moveram um fazer afro-poético respaldado em uma ancestralidade africana, alargando e intensificando nossas experiências brincantes.In this dissertation I reveal experiences of the children’s playing bodies in kindergarten, stimulated by elements of African culture, through the universe of the godness and gods orixás, with centrality in the Yoruba nation. The art creation processes in performing arts research developed at NEI / Cap / UFRN, involved a group of 5 and 6 year olds, the participation of the 2 teachers responsible for this class and other professionals of the institution. It was developed observations, interviews with adults, dialogues with children and artistic workshops with playful mediation: storytelling and body games, anchored in the languages of dance, theater and the use of elements of musicality. Children's drawings, photographs and video records enriched the narratives and a closer approximation of the phenomenon experienced. The author Merleau-Ponty and his phenomenological look on the body and childhood, as well as the proposition of the researcher Marina Machado, especially with the concept of child performer, among other authors, supported my theoretical and methodological path. Anchorages on Africanities, blackness, orishas, based on authors such as Kabengele Munanga, Clyde W. Ford, Teodora Alves, Sandra Petit, Kiusam de Oliveira, Reginaldo Prandi, and others, with their Afroreferenced approaches and concepts, subsidized a critical and reflective path in order to recognize and value the African descent riches in early childhood education. This academic, artistic and political course corroborates the applicability of Law No. 10,639 / 03, as art in everyday school has a relevant role in the dissemination of dialogues, knowledge and practices that favor more inclusive and democratic ethnic-racial relations. The richness, intensity, exchanges and learning with the children moved an Afro-poetic doing backed by an African ancestry, broadening and intensifying our playful experiences.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESPerformancesCorpos brincantesCultura africanaArtes cênicasEducação infantilPerformance de corpos brincantes: cultura africana e artes cênicas na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPerformancecorposbrincantes_Braga_2019.pdfapplication/pdf3461762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28544/1/Performancecorposbrincantes_Braga_2019.pdf1c8672c70ce11644808d41b13a2c6bb2MD51TEXTPerformancecorposbrincantes_Braga_2019.pdf.txtPerformancecorposbrincantes_Braga_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain572711https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28544/2/Performancecorposbrincantes_Braga_2019.pdf.txt1885a5ccb55e2c3072c114f9ebbeeb82MD52THUMBNAILPerformancecorposbrincantes_Braga_2019.pdf.jpgPerformancecorposbrincantes_Braga_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1499https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28544/3/Performancecorposbrincantes_Braga_2019.pdf.jpgc2c1df9915222ca4539e0330516b92c8MD53123456789/285442020-03-22 04:41:29.89oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28544Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-22T07:41:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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