Construção de um ambiente virtual de aprendizagem para aplicação do processo de enfermagem baseado na Nanda International, NOC, NIC e CIPE®

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Erik Cristóvão Araújo de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19908
Resumo: Este estudo objetivou construir um ambiente virtual de aprendizagem para aplicação do Processo de Enfermagem baseado na NANDA-I, NOC, NIC e CIPE® . Diante de problemas relacionados à aprendizagem do processo de enfermagem e das classificações, urge a necessidade da construção de recursos pedagógicos inovadores que modifiquem a relação entre alunos e professores. A metodologia utilizada fundamentou-se nas etapas concepção, elaboração, construção e transição, do processo de desenvolvimento de software Rational Unifield Process. A equipe envolvida no desenvolvimento deste ambiente foi composta por pesquisadores e estudantes do Grupo de Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem e do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com a participação das Escolas Superiores de Enfermagem de Lisboa e do Porto, Portugal. Na concepção, ocorreu a comunicação entre os pesquisadores para definição das funções, recursos e ferramentas para o processo de construção. Na elaboração, refinou-se o planejamento e ocorreu a modelagem, que resultou na criação de um diagrama e de desenhos de arquitetura que especificaram as características e as funcionalidades do software. Já na construção, realizou-se o desenvolvimento, testes unitários e integrados dos componentes das interfaces dos módulos e áreas (administrador, docente, discente e construção do PE). Em seguida foi realizada a etapa de transição, que mostrou o sistema completo e em funcionamento, bem como o treinamento e utilização pelos pesquisadores com o seu emprego na prática. Conclui-se que este estudo possibilitou o planejamento e a construção de uma tecnologia educacional, e espera-se que a sua implementação desencadeie uma mudança substancial no aprendizado do processo de enfermagem e das classificações, com o aluno sendo agente ativo do processo de aprendizagem. Posteriormente, será realizada uma avaliação do desempenho funcional, que possibilitará o incremento do software, com uma realimentação, correção de defeitos e mudanças necessárias. Acredita-se que com o incremento do software após as avaliações, esta ferramenta cresça ainda mais e ajude a inserir esta metodologia e linguagem de vez no âmbito das instituições de ensino e de saúde, promovendo a mudança paradigmática tão almejada pela enfermagem.
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Diante de problemas relacionados à aprendizagem do processo de enfermagem e das classificações, urge a necessidade da construção de recursos pedagógicos inovadores que modifiquem a relação entre alunos e professores. A metodologia utilizada fundamentou-se nas etapas concepção, elaboração, construção e transição, do processo de desenvolvimento de software Rational Unifield Process. A equipe envolvida no desenvolvimento deste ambiente foi composta por pesquisadores e estudantes do Grupo de Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem e do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com a participação das Escolas Superiores de Enfermagem de Lisboa e do Porto, Portugal. Na concepção, ocorreu a comunicação entre os pesquisadores para definição das funções, recursos e ferramentas para o processo de construção. Na elaboração, refinou-se o planejamento e ocorreu a modelagem, que resultou na criação de um diagrama e de desenhos de arquitetura que especificaram as características e as funcionalidades do software. Já na construção, realizou-se o desenvolvimento, testes unitários e integrados dos componentes das interfaces dos módulos e áreas (administrador, docente, discente e construção do PE). Em seguida foi realizada a etapa de transição, que mostrou o sistema completo e em funcionamento, bem como o treinamento e utilização pelos pesquisadores com o seu emprego na prática. Conclui-se que este estudo possibilitou o planejamento e a construção de uma tecnologia educacional, e espera-se que a sua implementação desencadeie uma mudança substancial no aprendizado do processo de enfermagem e das classificações, com o aluno sendo agente ativo do processo de aprendizagem. Posteriormente, será realizada uma avaliação do desempenho funcional, que possibilitará o incremento do software, com uma realimentação, correção de defeitos e mudanças necessárias. Acredita-se que com o incremento do software após as avaliações, esta ferramenta cresça ainda mais e ajude a inserir esta metodologia e linguagem de vez no âmbito das instituições de ensino e de saúde, promovendo a mudança paradigmática tão almejada pela enfermagem.This study aimed to build a virtual learning environment for application of the nursing process based on the NANDA-I, NOC, NIC and ICNP® . Faced with problems related to learning of the nursing process and classifications, there is an urgent need to develop innovative teaching resources that modify the relationship between students and teachers. The methodology was based on the steps inception, development, construction and transition, and the software development process Rational Process Unifield. The team involved in the development of this environment was composed by researchers and students of The Care and Epidemiological Practice in Health and Nursing and Group of the Software Engineering curse of the Federal University Rio Grande do Norte, with the participation of the Lisbon and Porto Schools of Nursing, in Portugal. In the inception stage the inter research communication was in order to define the functions, features and tools for the construction process. In the preparation, step the planning and modeling occurred, which resulted in the creation of a diagram and a architectural drawings that specify the features and functionality of the software. The development, unit testing and integrated in interfaces of the modules and areas (administrator, teacher, student, and construction of the NP). Then the transition step was performed, which showed complete and functioning system, as well as the training and use by researchers with its use in practice. In conclusion, this study allowed for the planning and the construction of an educational technology, and it is expected that its implementation will trigger a substantial change in the learning of the nursing process and classifications, with the student being active agent of the learning process. Later, an assessment will be made of functional performance, which will enable the software development, with a feedback, correction of defects and necessary changes. It is believed that the software increment after the reviews, this tool grow further and help insert this methodology and every language under the educational and health institutions, promoting paradigmatic desired change by nursing.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEnfermagemProcessos de EnfermagemClassificação de EnfermagemEducação em EnfermagemTecnologia EducacionaConstrução de um ambiente virtual de aprendizagem para aplicação do processo de enfermagem baseado na Nanda International, NOC, NIC e CIPE®info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALErikCristovaoAraujoDeMelo_TESE.pdfErikCristovaoAraujoDeMelo_TESE.pdfapplication/pdf3000122https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19908/1/ErikCristovaoAraujoDeMelo_TESE.pdfd7bd72fa7901dd0fb83544112cfa51ddMD51TEXTErikCristovaoAraujoDeMelo_TESE.pdf.txtErikCristovaoAraujoDeMelo_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain154999https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19908/6/ErikCristovaoAraujoDeMelo_TESE.pdf.txtbe0cf817220d27388a532f823a1f7ab8MD56THUMBNAILErikCristovaoAraujoDeMelo_TESE.pdf.jpgErikCristovaoAraujoDeMelo_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3044https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19908/7/ErikCristovaoAraujoDeMelo_TESE.pdf.jpg0a15d14aabda9066db516f2e180c6bc8MD57123456789/199082017-11-01 09:58:19.435oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19908Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-01T12:58:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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