O processo de trabalho das equipes de saúde da família antes e após adesão do programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Adailton da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Correia, Alisson, Santiago, Adla Françoíse de Macêdo Faustino, Barbosa, Maria Helena Pires Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57407
https://doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n3ID20426
Resumo: Introdução: Com o intuito de ampliar o acesso e a qualidade da atenção básica, o Ministério da Saúde lança o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica PMAQ-AB, um sistema de avaliação organizado em três fases distintas, conectado ao incremento de recursos para a Atenção Básica que visa estruturar o processo de trabalho dos profissionais que atuam nesse nível de atenção. Objetivo: Identificar, na percepção dos profissionais da Atenção Básica, as mudanças produzidas no seu processo de trabalho após a implantação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica-PMAQ/AB. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo de abordagem qualitativa, em um município do estado do Rio Grande do Norte. Os participantes do estudo foram os profissionais de nível superior da atenção básica. Utilizou-se da técnica de grupo focal e os dados analisados quanto ao conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da saúde do Trairi - FACISA, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte–UFRN. Resultados: Na percepção dos profissionais a implantação do PMAQ aconteceu sem a participação dos mesmos. Poucos participantes relatam ter reuniões com a equipe para discutir o processo de trabalho e melhoria dos indicadores, mas, reconhecem que o PMAQ promoveu mudanças na organização das ações. Como desafios identificou-se alcançar os indicadores que o Programa preconiza, especialmente o monitoramento e avaliação. Foi identificado como avanço os livros de registros e como retrocessos a falta de atualização para os profissionais, além de auto avaliarem a saúde bucal frágil. Conclusões: O PMAQ é importante para a melhoria da atenção básica no SUS; a gestão necessita favorecer o apoio às equipes com gestão participativa, fornecer aperfeiçoamento aos profissionais da ESF, empoderar os trabalhadores para que possam participar como sujeitos ativos na construção de um modelo de gestão participativa
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Acesso em: 13 dez. 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57407https://doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n3ID20426Introdução: Com o intuito de ampliar o acesso e a qualidade da atenção básica, o Ministério da Saúde lança o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica PMAQ-AB, um sistema de avaliação organizado em três fases distintas, conectado ao incremento de recursos para a Atenção Básica que visa estruturar o processo de trabalho dos profissionais que atuam nesse nível de atenção. Objetivo: Identificar, na percepção dos profissionais da Atenção Básica, as mudanças produzidas no seu processo de trabalho após a implantação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica-PMAQ/AB. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo de abordagem qualitativa, em um município do estado do Rio Grande do Norte. Os participantes do estudo foram os profissionais de nível superior da atenção básica. Utilizou-se da técnica de grupo focal e os dados analisados quanto ao conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências da saúde do Trairi - FACISA, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte–UFRN. Resultados: Na percepção dos profissionais a implantação do PMAQ aconteceu sem a participação dos mesmos. Poucos participantes relatam ter reuniões com a equipe para discutir o processo de trabalho e melhoria dos indicadores, mas, reconhecem que o PMAQ promoveu mudanças na organização das ações. Como desafios identificou-se alcançar os indicadores que o Programa preconiza, especialmente o monitoramento e avaliação. Foi identificado como avanço os livros de registros e como retrocessos a falta de atualização para os profissionais, além de auto avaliarem a saúde bucal frágil. Conclusões: O PMAQ é importante para a melhoria da atenção básica no SUS; a gestão necessita favorecer o apoio às equipes com gestão participativa, fornecer aperfeiçoamento aos profissionais da ESF, empoderar os trabalhadores para que possam participar como sujeitos ativos na construção de um modelo de gestão participativaIntroduction:Aiming to expand access and quality of Primary health Care, the Ministry of Health launches the Program for Improving Access and Quality in Primary health Care, which is an evaluation system organized in three distinct phases, connected to the increase of resources for Primary health Care that aims to structure the work process of professionals who work at this level of basic care. Objective:To identify the perception of professionals at the first level of care about the implementation process of the Program to Improve Access and Quality of Primary healthcare.Methodology:Exploratory and descriptive study with a qualitative approach in a municipality in the state of Rio Grande do Norte. The study participants are professionals with higher education in Primary healthcare. The semi-structured interview technique was used and the data were analyzed for content. Research approved by the Research Ethics Committee of the Faculty of Health Sciences of Trairi, Federal University of Rio Grande do Norte. Results:In the perception of professionals, the implementation of the Improvement Program happened without their participation. Few of them report having meetings with the team to discuss the work process and improvement of the indicators; however, they recognize the referred Program promoted changes in the organization of the actions. As challenges, it was identified the reach to the indicators that the Program recommends, especially the monitoring and evaluation. Record books were identified as progress and setbacks as the lack of updating for professionals, in addition to self-evaluate fragile oral health.Conclusions:The program is important for the improvement of Primary healthcare in the Unified Health System; management needs to favor support for teams with participatorymanagement, provide improvement to professionals in the Family Health Strategy, empower workers thus they can participate as active subjects in building a participatory management modelRevista Ciência PluralAtenção Primária à SaúdePlanejamento em saúdeSaúde públicaO processo de trabalho das equipes de saúde da família antes e após adesão do programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básicaThe work process of primary care teams before and after joining the National Program to Improve Access and Quality of Primary Care in BrazilEl proceso de trabajo de los equipos de salud familiar antes y después de unirse al Programa Nacional para Mejorar el Acceso y la Calidad de la Atención Primariainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57407/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52ORIGINALProcessoTrabalhoEquipes_Silva_2020.pdfProcessoTrabalhoEquipes_Silva_2020.pdfapplication/pdf572241https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57407/1/ProcessoTrabalhoEquipes_Silva_2020.pdf6261193d01072859351fd43c2f9c2177MD51123456789/574072024-01-24 11:55:51.391oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-01-24T14:55:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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