Efeitos do álcool e do enriquecimento ambiental na aprendizagem e no comportamento tipo ansioso em peixe Paulistinha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Ricardo Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23710
Resumo: Bebidas alcoólicas são popularmente consumidas em diversas culturas humanas. Porém, o consumo alcoólico excessivo e a longo prazo pode promover danos sociais, físicos e psicológicos de difícil reversão. De fato, o álcool exerce diferentes efeitos no organismo. Baixas concentrações promovem euforia, relaxamento, e alívio do estresse/ansiedade (efeito ansiolítico), e a abstinência, após doses médias crônicas, aumentam o estresse/ansiedade (efeito ansiogênico), podendo interferir na aprendizagem. No entanto, há poucas informações sobre como essa droga altera aspectos cognitivos e psicológicos em situações de estresse/ansiedade que envolvam aprendizagem. O que demanda investigações aprofundadas com a proposição de modelos animais para uso translacional. Diante disso, características como: fácil manutenção e reprodução em laboratório, homologia genética superior a 70% à do genoma humano, e facilidade na administração de fármacos, tornam o peixe paulistinha (Danio rerio) um modelo ideal em pesquisas translacionais que envolvam drogas de abuso. Nesse sentido, o presente trabalho buscou investigar o efeito de diferentes tratamentos alcoólicos (crônico e agudo) no desdobramento da resposta de ansiedade e na aprendizagem associativa aversiva do peixe paulistinha. Para isso, foram testados os efeitos do álcool na aprendizagem associativa aversiva do paulistinha (artigo 1) e os efeitos do álcool e do enriquecimento ambiental (EE) na impossibilidade do peixe evitar um estressor (artigo 2). Os resultados indicaram que comportamentos tipo-ansiosos em paulistinha são alterados por mudanças nas concentrações alcoólicas, no regime de exposição ou no ambiente. Álcool agudo aumenta ansiedade e potencializa a percepção em relação ao eletrochoque. Já o EE promove efeito ansiolítico e diminui a percepção do eletrochoque. Por fim, sugerimos que esse trabalho serve de base para pesquisas neurofisiológicas genéticas e comportamentais sobre os efeitos da interação entre drogas de abuso e ambiente.
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Baixas concentrações promovem euforia, relaxamento, e alívio do estresse/ansiedade (efeito ansiolítico), e a abstinência, após doses médias crônicas, aumentam o estresse/ansiedade (efeito ansiogênico), podendo interferir na aprendizagem. No entanto, há poucas informações sobre como essa droga altera aspectos cognitivos e psicológicos em situações de estresse/ansiedade que envolvam aprendizagem. O que demanda investigações aprofundadas com a proposição de modelos animais para uso translacional. Diante disso, características como: fácil manutenção e reprodução em laboratório, homologia genética superior a 70% à do genoma humano, e facilidade na administração de fármacos, tornam o peixe paulistinha (Danio rerio) um modelo ideal em pesquisas translacionais que envolvam drogas de abuso. Nesse sentido, o presente trabalho buscou investigar o efeito de diferentes tratamentos alcoólicos (crônico e agudo) no desdobramento da resposta de ansiedade e na aprendizagem associativa aversiva do peixe paulistinha. Para isso, foram testados os efeitos do álcool na aprendizagem associativa aversiva do paulistinha (artigo 1) e os efeitos do álcool e do enriquecimento ambiental (EE) na impossibilidade do peixe evitar um estressor (artigo 2). Os resultados indicaram que comportamentos tipo-ansiosos em paulistinha são alterados por mudanças nas concentrações alcoólicas, no regime de exposição ou no ambiente. Álcool agudo aumenta ansiedade e potencializa a percepção em relação ao eletrochoque. Já o EE promove efeito ansiolítico e diminui a percepção do eletrochoque. Por fim, sugerimos que esse trabalho serve de base para pesquisas neurofisiológicas genéticas e comportamentais sobre os efeitos da interação entre drogas de abuso e ambiente.Alcoholic beverages are popularly consumed in various human cultures. However, excessive and long-term alcohol consumption can promote social, physical and psychological damages that are difficult to reverse. In fact, alcohol has different effects on the body. Low concentrations promote euphoria, relaxation, and stress/anxiety relief (anxiolytic effect), and abstinence after chronic medial doses increases stress / anxiety (anxiety) and may interfere with learning. However, there is little information on how this drug alters cognitive and psychological aspects in stress/anxiety situations involving learning. Therefore, in-depth investigations are required with the proposition of translational animal models. As a result, characteristics such as: easy maintenance and reproduction in the laboratory, genetic homology up to 70% to that of the human genome, and ease of administration of drugs, make zebrafish (Danio rerio) an ideal model in translational research involving drugs of abuse. In this sense, the present study sought to investigate the effect of different alcoholic treatments (chronic and acute) in the unfolding of the anxiety response and in the aversive associative learning of zebrafish.For this, the effects of alcohol in the aversive associative learning of zebrafish (manuscript 1) and the effects of alcohol and environmental enrichment (EE) on the impossibility of the fish to avoid a stressor were tested (manuscript 2). The results indicated that anxiety-like behaviors in zebrafish are altered by changes in alcoholic concentrations, in the exposure regime or in the environment. Acute alcohol increases anxiety and potentiates the electroshock perception. While EE promotes anxiolytic effect and decreases the perception of electroshock. Finally, we suggest that this work serves as a basis for genetic and behavioral neurophysiological research regarding the effects of the interaction between drugs of abuse and environment.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS: PSICOBIOLOGIADanio rerioEtanolBem-estarEstresseAmbiente enriquecidoEfeitos do álcool e do enriquecimento ambiental na aprendizagem e no comportamento tipo ansioso em peixe Paulistinhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRicardoRodriguesAmorim_DISSERT.pdfRicardoRodriguesAmorim_DISSERT.pdfapplication/pdf1542639https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23710/1/RicardoRodriguesAmorim_DISSERT.pdf6716d3526118d7c4a9c054a98bf7111bMD51TEXTRicardoRodriguesAmorim_DISSERT.pdf.txtRicardoRodriguesAmorim_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain142353https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23710/4/RicardoRodriguesAmorim_DISSERT.pdf.txt61552407769b11ec81f682023e73d785MD54THUMBNAILRicardoRodriguesAmorim_DISSERT.pdf.jpgRicardoRodriguesAmorim_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4266https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23710/5/RicardoRodriguesAmorim_DISSERT.pdf.jpgb28873659610285863d16d6ce90af0e7MD55123456789/237102017-11-05 00:15:02.966oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23710Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-05T03:15:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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