Cenários de contra-hegemonia no protestantismo brasileiro no contexto da pós-modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Bruno César Ferreira de Barros
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21149
Resumo: Há muito tempo que as manifestações religiosas são consideradas itens importantes nos mais variados meios sociais. Interessa-nos entender a forte pluralidade denominacional existente, bem como a emergência de novos movimentos/eventos e formas do cristianismo no Brasil, que, por conseguinte é um reflexo do que acontece no restante do mundo globalizado. Tal interesse é revestido pela premissa de que a religiosidade e os meios sociais são construídos de forma mútua e interligados, o que nos permite compreender que a cosmologia social se apresenta como um espaço fértil e privilegiado para a verificação das interações concernentes ao binômio: religião e sociedade. Uma das formas de classificar as diferentes denominações protestantes é em três grandes vertentes: Histórica, Pentecostal e Neopentecostal. Cada corrente surgiu para adaptar o protestantismo à cosmologia social das épocas históricas, desde a reforma protestante até os dias de hoje, formando instituições com determinadas posturas éticas e morais. Faz-se necessário pesquisar e entender como o protestantismo histórico, o pentecostal e o neopentecostal se implantaram no Brasil. A partir disso, pensamos ser interessante problematizarmos de forma acurada os seguintes aspectos: Como se deram os processos de formação das vertentes/movimentos evangélicos no Brasil? Esses movimentos ainda estão mantendo suas “roupagens clássicas” ou estão hibridizando suas fronteiras? Quais são as modulações de trânsito religioso que demonstram esta provável hibridização? Se existe, de fato, uma hibridização entre os movimentos evangélicos, podemos colocar que ela é fomentada apenas por uma lógica de mercado de bens simbólicos da religião do mundo atual? Na atualidade, estamos vivenciando um período de mudança cosmológica, do Moderno ao Pós-moderno (caosmológico). Este último se caracteriza pela secularização, pela fratura, a mutilação, a diversidade de subjetividades. E é pensando neste “espírito do tempo” que tomamos como principal referência teórica deste estudo o filósofo italiano e pensador da pós-modernidade Gianni Vattimo que caracteriza a pós-modernidade com a cosmologia do Pensamento frágil/pensiero debole e pós-metafísico, ou seja, que potencializa o surgimento de instituições mais plurais e não-absolutas. Para tanto, ele lança mão das filosofias dos alemães, Nietzsche e Heidegger. Por fim, importa dizer que embasado neste quadro teórico, levanto a hipótese de que o protestantismo tende a se “multilar” por influência da episteme social pós-moderna, proporcionando, com isso, o provável surgimento de uma nova corrente híbrida ainda não nominada e que pode transitar entre as três grandes correntes do protestantismo mundial, com características nas quais convergem aspectos das mesmas.
id UFRN_fa54b080af6f267b16ea94690111f80b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21149
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Correia, Bruno César Ferreira de Barroshttp://lattes.cnpq.br/7737495914301651http://lattes.cnpq.br/7945742180527825Lopes Júnior, Edmilsonhttp://lattes.cnpq.br/7706483469232827Germano, José Willingtonhttp://lattes.cnpq.br/9070289595467890Oliveira, Josineide Silveira dehttp://lattes.cnpq.br/5439210347544379Silva, Lemuel Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/58160054496933852016-08-15T19:38:33Z2016-08-15T19:38:33Z2015-11-04CORREIA, Bruno César Ferreira de Barros. Cenários de contra-hegemonia no protestantismo brasileiro no contexto da pós-modernidade. 2015. 181f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21149Há muito tempo que as manifestações religiosas são consideradas itens importantes nos mais variados meios sociais. Interessa-nos entender a forte pluralidade denominacional existente, bem como a emergência de novos movimentos/eventos e formas do cristianismo no Brasil, que, por conseguinte é um reflexo do que acontece no restante do mundo globalizado. Tal interesse é revestido pela premissa de que a religiosidade e os meios sociais são construídos de forma mútua e interligados, o que nos permite compreender que a cosmologia social se apresenta como um espaço fértil e privilegiado para a verificação das interações concernentes ao binômio: religião e sociedade. Uma das formas de classificar as diferentes denominações protestantes é em três grandes vertentes: Histórica, Pentecostal e Neopentecostal. Cada corrente surgiu para adaptar o protestantismo à cosmologia social das épocas históricas, desde a reforma protestante até os dias de hoje, formando instituições com determinadas posturas éticas e morais. Faz-se necessário pesquisar e entender como o protestantismo histórico, o pentecostal e o neopentecostal se implantaram no Brasil. A partir disso, pensamos ser interessante problematizarmos de forma acurada os seguintes aspectos: Como se deram os processos de formação das vertentes/movimentos evangélicos no Brasil? Esses movimentos ainda estão mantendo suas “roupagens clássicas” ou estão hibridizando suas fronteiras? Quais são as modulações de trânsito religioso que demonstram esta provável hibridização? Se existe, de fato, uma hibridização entre os movimentos evangélicos, podemos colocar que ela é fomentada apenas por uma lógica de mercado de bens simbólicos da religião do mundo atual? Na atualidade, estamos vivenciando um período de mudança cosmológica, do Moderno ao Pós-moderno (caosmológico). Este último se caracteriza pela secularização, pela fratura, a mutilação, a diversidade de subjetividades. E é pensando neste “espírito do tempo” que tomamos como principal referência teórica deste estudo o filósofo italiano e pensador da pós-modernidade Gianni Vattimo que caracteriza a pós-modernidade com a cosmologia do Pensamento frágil/pensiero debole e pós-metafísico, ou seja, que potencializa o surgimento de instituições mais plurais e não-absolutas. Para tanto, ele lança mão das filosofias dos alemães, Nietzsche e Heidegger. Por fim, importa dizer que embasado neste quadro teórico, levanto a hipótese de que o protestantismo tende a se “multilar” por influência da episteme social pós-moderna, proporcionando, com isso, o provável surgimento de uma nova corrente híbrida ainda não nominada e que pode transitar entre as três grandes correntes do protestantismo mundial, com características nas quais convergem aspectos das mesmas.Since long ago that the religious manifestations are considered important items in various social media. In this sense, we are interested in understanding the strong denominational plurality, and the emergence of new movements / events and forms of Christianity in Brazil, which therefore is a reflection of what happens in the rest of the globalized world. Such interest is covered by the assumption that religiosity and social media are built on mutual and interconnected way, which allows us to understand that social cosmology presents itself as a fertile space privileged and to verify the interactions pertaining to the binomial: religion and society. The Protestantism is divided into three main streams: Historical, Pentecostal and Neo-Pentecostal. Each current of Protestantism emerged to adapt to social cosmology of historical ages, from the Reformation to the present day, forming institutions with certain ethical and moral stances. In this sense, it is necessary to research and understand how the historical Protestant, Pentecostal and neo-Pentecostal were implanted in Brazil. From this we believe to be interesting problematize accurately the following: How have the processes of formation of strands / evangelical movements in Brazil? These movements are still holding their "classic robes" or hybreeding their borders? What are the modulations in the religious transit demonstrate that this probable hybridization? If there is, indeed, a hybridization between the Evangelical means, we can put it is provoked only by a logic of "market of symbolic goods of religion" in the world today? Nowadays, we are experiencing a period of change cosmological, from Modern to Postmodern (caosmológic). This last is therefore characterized by secularization, the fracture, the mutilation, the diversity of subjectivities. And thinking about is this "spirit of the times" we take as the main its theoretical references of this study, the Italian philosopher and thinker of postmodernity Gianni Vattimo featuring postmodernity with the cosmology of fragile / pensiero debole Thought and post-metaphysical, that is which enhances the appearance of more plural institutions and non-absolute. To do so, he makes use of the philosophies of German, Nietzsche and Heidegger. Finally, it must be said that this grounded theoretical framework, raise the hypothesis that the Protestantism tends to "injure anymore" by the influence of postmodern social episteme, providing thereby the emergence of a new hybrid framework has not yet nominated and can move between the three major currents of world Protestantism, with features in converged aspects of the same.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAPluralidade denominacionalProtestantismoPensamento frágilModernidadePós-modernidadeCenários de contra-hegemonia no protestantismo brasileiro no contexto da pós-modernidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCenáriosContra-hegemoniaProtestantismo_Correia_2015.pdfCenáriosContra-hegemoniaProtestantismo_Correia_2015.pdfapplication/pdf1540387https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21149/1/Cen%c3%a1riosContra-hegemoniaProtestantismo_Correia_2015.pdf9c2d44b296a98e6ce88f3fde0e105407MD51TEXTBrunoCesarFerreiraDeBarrosCorreia_TESE.pdf.txtBrunoCesarFerreiraDeBarrosCorreia_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain390871https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21149/6/BrunoCesarFerreiraDeBarrosCorreia_TESE.pdf.txte189e8802a09221042a9c1bede874e60MD56CenáriosContra-hegemoniaProtestantismo_Correia_2015.pdf.txtCenáriosContra-hegemoniaProtestantismo_Correia_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain390873https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21149/8/Cen%c3%a1riosContra-hegemoniaProtestantismo_Correia_2015.pdf.txtc9bee6d894cdf9eba9af109b66ae1501MD58THUMBNAILBrunoCesarFerreiraDeBarrosCorreia_TESE.pdf.jpgBrunoCesarFerreiraDeBarrosCorreia_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21149/7/BrunoCesarFerreiraDeBarrosCorreia_TESE.pdf.jpg1f681ea84ad2b98ef5c201ca25c27fddMD57CenáriosContra-hegemoniaProtestantismo_Correia_2015.pdf.jpgCenáriosContra-hegemoniaProtestantismo_Correia_2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1231https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21149/9/Cen%c3%a1riosContra-hegemoniaProtestantismo_Correia_2015.pdf.jpg6286dfdc15c9d51ec4b5c2b0e26d5866MD59123456789/211492019-05-26 02:45:57.617oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21149Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:45:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cenários de contra-hegemonia no protestantismo brasileiro no contexto da pós-modernidade
title Cenários de contra-hegemonia no protestantismo brasileiro no contexto da pós-modernidade
spellingShingle Cenários de contra-hegemonia no protestantismo brasileiro no contexto da pós-modernidade
Correia, Bruno César Ferreira de Barros
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Pluralidade denominacional
Protestantismo
Pensamento frágil
Modernidade
Pós-modernidade
title_short Cenários de contra-hegemonia no protestantismo brasileiro no contexto da pós-modernidade
title_full Cenários de contra-hegemonia no protestantismo brasileiro no contexto da pós-modernidade
title_fullStr Cenários de contra-hegemonia no protestantismo brasileiro no contexto da pós-modernidade
title_full_unstemmed Cenários de contra-hegemonia no protestantismo brasileiro no contexto da pós-modernidade
title_sort Cenários de contra-hegemonia no protestantismo brasileiro no contexto da pós-modernidade
author Correia, Bruno César Ferreira de Barros
author_facet Correia, Bruno César Ferreira de Barros
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7737495914301651
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7945742180527825
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lopes Júnior, Edmilson
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7706483469232827
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Germano, José Willington
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9070289595467890
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Oliveira, Josineide Silveira de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5439210347544379
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Silva, Lemuel Rodrigues da
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5816005449693385
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Bruno César Ferreira de Barros
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Pluralidade denominacional
Protestantismo
Pensamento frágil
Modernidade
Pós-modernidade
dc.subject.por.fl_str_mv Pluralidade denominacional
Protestantismo
Pensamento frágil
Modernidade
Pós-modernidade
description Há muito tempo que as manifestações religiosas são consideradas itens importantes nos mais variados meios sociais. Interessa-nos entender a forte pluralidade denominacional existente, bem como a emergência de novos movimentos/eventos e formas do cristianismo no Brasil, que, por conseguinte é um reflexo do que acontece no restante do mundo globalizado. Tal interesse é revestido pela premissa de que a religiosidade e os meios sociais são construídos de forma mútua e interligados, o que nos permite compreender que a cosmologia social se apresenta como um espaço fértil e privilegiado para a verificação das interações concernentes ao binômio: religião e sociedade. Uma das formas de classificar as diferentes denominações protestantes é em três grandes vertentes: Histórica, Pentecostal e Neopentecostal. Cada corrente surgiu para adaptar o protestantismo à cosmologia social das épocas históricas, desde a reforma protestante até os dias de hoje, formando instituições com determinadas posturas éticas e morais. Faz-se necessário pesquisar e entender como o protestantismo histórico, o pentecostal e o neopentecostal se implantaram no Brasil. A partir disso, pensamos ser interessante problematizarmos de forma acurada os seguintes aspectos: Como se deram os processos de formação das vertentes/movimentos evangélicos no Brasil? Esses movimentos ainda estão mantendo suas “roupagens clássicas” ou estão hibridizando suas fronteiras? Quais são as modulações de trânsito religioso que demonstram esta provável hibridização? Se existe, de fato, uma hibridização entre os movimentos evangélicos, podemos colocar que ela é fomentada apenas por uma lógica de mercado de bens simbólicos da religião do mundo atual? Na atualidade, estamos vivenciando um período de mudança cosmológica, do Moderno ao Pós-moderno (caosmológico). Este último se caracteriza pela secularização, pela fratura, a mutilação, a diversidade de subjetividades. E é pensando neste “espírito do tempo” que tomamos como principal referência teórica deste estudo o filósofo italiano e pensador da pós-modernidade Gianni Vattimo que caracteriza a pós-modernidade com a cosmologia do Pensamento frágil/pensiero debole e pós-metafísico, ou seja, que potencializa o surgimento de instituições mais plurais e não-absolutas. Para tanto, ele lança mão das filosofias dos alemães, Nietzsche e Heidegger. Por fim, importa dizer que embasado neste quadro teórico, levanto a hipótese de que o protestantismo tende a se “multilar” por influência da episteme social pós-moderna, proporcionando, com isso, o provável surgimento de uma nova corrente híbrida ainda não nominada e que pode transitar entre as três grandes correntes do protestantismo mundial, com características nas quais convergem aspectos das mesmas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-15T19:38:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-15T19:38:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORREIA, Bruno César Ferreira de Barros. Cenários de contra-hegemonia no protestantismo brasileiro no contexto da pós-modernidade. 2015. 181f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21149
identifier_str_mv CORREIA, Bruno César Ferreira de Barros. Cenários de contra-hegemonia no protestantismo brasileiro no contexto da pós-modernidade. 2015. 181f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21149/1/Cen%c3%a1riosContra-hegemoniaProtestantismo_Correia_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21149/6/BrunoCesarFerreiraDeBarrosCorreia_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21149/8/Cen%c3%a1riosContra-hegemoniaProtestantismo_Correia_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21149/7/BrunoCesarFerreiraDeBarrosCorreia_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21149/9/Cen%c3%a1riosContra-hegemoniaProtestantismo_Correia_2015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c2d44b296a98e6ce88f3fde0e105407
e189e8802a09221042a9c1bede874e60
c9bee6d894cdf9eba9af109b66ae1501
1f681ea84ad2b98ef5c201ca25c27fdd
6286dfdc15c9d51ec4b5c2b0e26d5866
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117497574391808