O professor mestiço para uma educação hominescente em Michel Serres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Lídia Borba
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36716
Resumo: Esta tese resulta de uma pesquisa teórica, tendo como referência as obras do pensador, filósofo, matemático e professor Michel Serres. É de natureza conceitual com foco nas ideias do autor que contribuem na compreensão de um professor mestiço para uma educação hominescente. Tem como ponto de partida o corpo como suporte da invenção e do saber, resultando o conhecimento e sua produção como processo de mestiçagem, numa perspectiva de educação que misture, integre, fusione fragmentos dispersos. Esta tese discute perspectivas de formação e de formatos docentes, reunindo elementos para a composição de um professor mestiço e seu papel numa sociedade em crise. Tem como objetivo identificar os conceitos discutidos por Serres que possibilitaram a compreensão sobre a emergência de um professor mestiço para uma educação hominescente. É possível ressignificar as contribuições de Michel Serres para pensar o papel do professor e sua prática com características mestiças, no contexto educacional atual? Para responder essa questão norteadora é utilizada a abordagem qualitativa de investigação, numa perspectiva de linguagem como interlocução e leitura como produção de sentidos, através de um diálogo compreensivo com as obras do autor sobre a temática investigada. O desenvolvimento metodológico segue o percurso adotado pelo autor, que concebe método, não como passos definidos, mas como trilhas a serem construídas sem pontos fixos, através de saltos cognitivos que ultrapassam lógicas lineares e possibilitam o maior número de comparações. Método como algo que se constrói no processo, contemplando uma imagem de organização das ideias em redes, arcos e pontes. A marchetaria como uma espécie de mosaico, um conjunto de palavras-chave, frases, que articuladas produzem sentidos foi empregada como estratégia na pesquisa que se encontra organizada da seguinte maneira: A Arlequina e o caminhar da pesquisa (apresentação da autora da tese, formação na graduação e pós-graduação); O encontro com Arlequim nos estudos da graduação e pós-graduação através de suas obras; A mestiçagem do Arlequim (contempla a formação de Serres); As cores do Arlequim: na ultrapassagem de formatos docentes e sua ação como professor; A dança da Arlequina (composição da marchetaria expressa através de tapeçarias); O bailar da Arlequina com o Arlequim (onde são apresentadas considerações e reflexões conclusivas do trabalho); e a indicação das referências utilizadas. Os fios dessa tapeçaria confirmam a tese de que é possível a emergência de um professor mestiço para uma educação hominescente e regenerativa, se reconfigurando diante dos acontecimentos e bifurcações.
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É de natureza conceitual com foco nas ideias do autor que contribuem na compreensão de um professor mestiço para uma educação hominescente. Tem como ponto de partida o corpo como suporte da invenção e do saber, resultando o conhecimento e sua produção como processo de mestiçagem, numa perspectiva de educação que misture, integre, fusione fragmentos dispersos. Esta tese discute perspectivas de formação e de formatos docentes, reunindo elementos para a composição de um professor mestiço e seu papel numa sociedade em crise. Tem como objetivo identificar os conceitos discutidos por Serres que possibilitaram a compreensão sobre a emergência de um professor mestiço para uma educação hominescente. É possível ressignificar as contribuições de Michel Serres para pensar o papel do professor e sua prática com características mestiças, no contexto educacional atual? Para responder essa questão norteadora é utilizada a abordagem qualitativa de investigação, numa perspectiva de linguagem como interlocução e leitura como produção de sentidos, através de um diálogo compreensivo com as obras do autor sobre a temática investigada. O desenvolvimento metodológico segue o percurso adotado pelo autor, que concebe método, não como passos definidos, mas como trilhas a serem construídas sem pontos fixos, através de saltos cognitivos que ultrapassam lógicas lineares e possibilitam o maior número de comparações. Método como algo que se constrói no processo, contemplando uma imagem de organização das ideias em redes, arcos e pontes. A marchetaria como uma espécie de mosaico, um conjunto de palavras-chave, frases, que articuladas produzem sentidos foi empregada como estratégia na pesquisa que se encontra organizada da seguinte maneira: A Arlequina e o caminhar da pesquisa (apresentação da autora da tese, formação na graduação e pós-graduação); O encontro com Arlequim nos estudos da graduação e pós-graduação através de suas obras; A mestiçagem do Arlequim (contempla a formação de Serres); As cores do Arlequim: na ultrapassagem de formatos docentes e sua ação como professor; A dança da Arlequina (composição da marchetaria expressa através de tapeçarias); O bailar da Arlequina com o Arlequim (onde são apresentadas considerações e reflexões conclusivas do trabalho); e a indicação das referências utilizadas. Os fios dessa tapeçaria confirmam a tese de que é possível a emergência de um professor mestiço para uma educação hominescente e regenerativa, se reconfigurando diante dos acontecimentos e bifurcações.Cette thèse résulte d'une recherche théorique, ayant pour référence les travaux du penseur, philosophe, mathématicien et professeur Michel Serres. Conceptuelle, elle met l’accent sur la compréhension d'un enseignant métis de l'éducation à l’hominescence. Elle a pour point de départ le corps comme support d'invention et de savoir, aboutissant à la connaissance et à sa production comme processus de métissage, dans une perspective pédagogique qui mélange, intègre, fusionne des fragments dispersés. Cette thèse aborde des perspectives de formation et d'enseignement, rassemblant des éléments pour la composition d'un enseignant métis et son rôle dans une société en crise. Elle vise à identifier les concepts abordés par Serres permettant de comprendre l'émergence d'un enseignant métis pour une formation à l’hominescence. Est-il possible de reformuler la contribution de Michel Serres pour repenser le rôle de l'enseignant et sa pratique avec des caractéristiques métisses, dans le contexte pédagogique actuel? Pour répondre à cette question directrice, une démarche de recherche qualitative est utilisée, dans une perspective de langage comme interlocution et lecture comme production de sens, à travers un dialogue approfondi avec les travaux de l'auteur sur le sujet étudié. Le développement méthodologique suit le chemin emprunté par l'auteur, qui conçoit une méthode, non pas à travers des étapes définies, mais comme des pistes à construire sans points fixes, par des sauts cognitifs qui dépassent les logiques linéaires et permettent le plus grand nombre de comparaisons. Une méthode qui se construit dans le processus, en considérant une image d'organisation des idées en réseaux, en arcades et en ponts. La marqueterie, comme une sorte de mosaïque, un ensemble de mots-clés, de phrases, qui lorsqu'ils sont articulés produisent des significations, a été utilisée comme stratégie dans la recherche qui s'organise comme suit: L'Arlequine et l'avancement de la recherche (présentation de l'auteur de la thèse, formation universitaire); la rencontre avec Arlequin au cours de ses études supérieures à travers ses œuvres; le métissage d’Arlequin (étudie la formation de Serres); Les couleurs d'Arlequin: le dépassement des outils d’enseignement et son action en tant qu'enseignant; La danse de l'Arlequine (composition de la marqueterie exprimée à travers des tapisseries); La danse de l’Arlequine avec l’Arlequin (où sont présentées des considérations et des réflexions conclusives sur l'œuvre); et l'indication des références utilisées. Les fils de cette tapisserie confirment la thèse selon laquelle l'émergence d'un professeur métis est possible pour une éducation à l’hominescence et régénératrice, se reconfigurant face aux événements et aux bifurcations.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilFormaçãoEducação hominescenteProfessor mestiçoO professor mestiço para uma educação hominescente em Michel Serresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProfessormesticoeducacao_Pereira_2021.pdfapplication/pdf758522https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36716/1/Professormesticoeducacao_Pereira_2021.pdfff91001068ce487f4017a9ebbcace9bbMD51123456789/367162022-05-02 12:23:18.61oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/36716Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:23:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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