Tapeçaria textual em um universo de retas e curvas: um estudo (auto)biográfico
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49888 |
Resumo: | Esta tese foi realizada com o propósito central de tecer, uma tapeçaria textual acerca da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), permeada pela complementaridade dos relatos narrativos (auto) biográficos, evidenciando o significado histórico-cultural desse espaço educativo. A pesquisa aqui relatada foi constituída a partir da abordagem qualitativa de González (2020), através de uma investigação narrativa de cunho (auto) biográfico a partir de Nóvoa e Finger (2010), Ferarroti (2010), Delory-Momberger (2011; 2012), Bruner (2002), Larossa (2002), Passeggi (2008); realizada sob orientação da perspectiva fenomenológica-hermenêutica de González (2021), Foucault (2005), González e Villegas (2009), Bicudo (1997; 1999; 2005) e Merleau-Ponty (1994). No percurso da pesquisa recorri à três tramas: testemunhal (auto) biográfica, documental bibliográfica e empírica, esta última composta por 36 (trinta e seis) entrevistas narrativas. Ao trabalhar com metodologia e tramas dessa natureza, reconheço o caráter multifacetado e complexo da realidade social construída por pessoas que se modificam e transformam a sociedade. Dos desdobramentos das análises empreendidas acerca dos relatos narrativos (auto) biográficos, emergiram marcadores convergentes de regularidades polifônicas, reunidos em 5 (cinco) eixos: a) Polifônica ECT em sua trajetória; b) Entre (fios) das áreas do conhecimento; c) Fiando saberes matemáticos; d) Elaboração dos fios da docência e; e) Desa(fios) desfeitos, nós (re)criados. O conjunto de relatos narrativos, das costuras de si e dos fios polifônicos expressos nos eixos, evidenciam o significado históricocultural da ECT/UFRN, para suas respectivas vidas e para a sociedade em geral, enquanto espaço educativo, formador de profissionais e lugar de exercício profissional. Além disso, os relatos conduzem às reflexões acerca dos diálogos entre as áreas do conhecimento no âmbito da referida Escola. A partir da tapeçaria textual acerca da Escola de Ciências e Tecnologia, constituída no percurso da pesquisa, espero ter contribuído de alguma forma com as reflexões em torno das pesquisas realizadas dentro da abordagem qualitativa, de natureza narrativa, enriquecendo referenciais que fortaleçam o uso dos relatos narrativos (auto)biográficos como fonte e método de pesquisa com sujeitos biográficos, que narram e refletem acerca das suas instituições educativas e das suas próprias experiências educacionais e assim colaboram com suas percepções para o processamento de melhorias na educação brasileira. |
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Macedo, Julie Idalia Araújohttps://orcid.org/0000-0003-4659-4871http://lattes.cnpq.br/6002660768622458http://lattes.cnpq.br/4034449429973970Nunez, Isauro BeltranGutierre, Liliane dos SantosMedeiros Neta, Olivia Morais dehttps://orcid.org/0000-0002-4217-2914http://lattes.cnpq.br/7542482401254815Dörr, Raquel CarneiroTinti, Douglas da SilvaGonzalez, Fredy Enrique2022-11-25T00:19:44Z2022-11-25T00:19:44Z2022-09-05MACEDO, Julie Idalia Araújo. Tapeçaria textual em um universo de retas e curvas: um estudo (auto)biográfico. Orientador: Fredy Enrique González. 2022. 278f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49888Esta tese foi realizada com o propósito central de tecer, uma tapeçaria textual acerca da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), permeada pela complementaridade dos relatos narrativos (auto) biográficos, evidenciando o significado histórico-cultural desse espaço educativo. A pesquisa aqui relatada foi constituída a partir da abordagem qualitativa de González (2020), através de uma investigação narrativa de cunho (auto) biográfico a partir de Nóvoa e Finger (2010), Ferarroti (2010), Delory-Momberger (2011; 2012), Bruner (2002), Larossa (2002), Passeggi (2008); realizada sob orientação da perspectiva fenomenológica-hermenêutica de González (2021), Foucault (2005), González e Villegas (2009), Bicudo (1997; 1999; 2005) e Merleau-Ponty (1994). No percurso da pesquisa recorri à três tramas: testemunhal (auto) biográfica, documental bibliográfica e empírica, esta última composta por 36 (trinta e seis) entrevistas narrativas. Ao trabalhar com metodologia e tramas dessa natureza, reconheço o caráter multifacetado e complexo da realidade social construída por pessoas que se modificam e transformam a sociedade. Dos desdobramentos das análises empreendidas acerca dos relatos narrativos (auto) biográficos, emergiram marcadores convergentes de regularidades polifônicas, reunidos em 5 (cinco) eixos: a) Polifônica ECT em sua trajetória; b) Entre (fios) das áreas do conhecimento; c) Fiando saberes matemáticos; d) Elaboração dos fios da docência e; e) Desa(fios) desfeitos, nós (re)criados. O conjunto de relatos narrativos, das costuras de si e dos fios polifônicos expressos nos eixos, evidenciam o significado históricocultural da ECT/UFRN, para suas respectivas vidas e para a sociedade em geral, enquanto espaço educativo, formador de profissionais e lugar de exercício profissional. Além disso, os relatos conduzem às reflexões acerca dos diálogos entre as áreas do conhecimento no âmbito da referida Escola. A partir da tapeçaria textual acerca da Escola de Ciências e Tecnologia, constituída no percurso da pesquisa, espero ter contribuído de alguma forma com as reflexões em torno das pesquisas realizadas dentro da abordagem qualitativa, de natureza narrativa, enriquecendo referenciais que fortaleçam o uso dos relatos narrativos (auto)biográficos como fonte e método de pesquisa com sujeitos biográficos, que narram e refletem acerca das suas instituições educativas e das suas próprias experiências educacionais e assim colaboram com suas percepções para o processamento de melhorias na educação brasileira.This thesis was conducted with the central purpose of weaving a textual tapestry about the School of Science and Technology (ECT) at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), permeated by the complementarity of narrative (auto) biographical accounts, highlighting the historical and cultural significance of this educational space. The research reported here was constituted from the qualitative approach of González (2020), through a narrative investigation of (auto) biographical nature from Nóvoa and Finger (2010), Ferarroti (2010), Delory-Momberger (2011; 2012), Bruner (2002), Larossa (2002), Passeggi (2008); conducted under the guidance of the phenomenological-hermeneutic perspective of González (2021), Foucault (2005), González and Villegas (2009), Bicudo (1997; 1999; 2005) and MerleauPonty (1994). In the course of the research I resorted to three plots: testimonial (auto) biographical, bibliographical documentary and empirical, the latter composed of 36 (thirty-six) narrative interviews. By working with methodology and plots of this nature, I recognize the multifaceted and complex nature of social reality built by people who change and transform society. From the analysis of the (auto) biographical narrative reports, convergent markers of polyphonic regularities emerged, gathered in 5 (five) axes: a) ECT polyphonic in its trajectory; b) Between (threads) of the areas of knowledge; c) Spinning mathematical knowledge; d) Elaboration of the threads of teaching and; e) Undone (threads), knots (re)created. The set of narrative accounts, the sewing of the self and the polyphonic threads expressed in the axes, show the historical and cultural significance of ECT/UFRN, for their respective lives and for society in general, as an educational space, as a professional trainer and as a place for professional practice. Furthermore, the reports lead to reflections about the dialogues between the areas of knowledge within the School. From the textual tapestry about the School of Science and Technology, constituted in the course of the research, I hope to have contributed in some way to the reflections around the researches made within the qualitative approach, of narrative nature, enriching references that strengthen the use of (auto)biographical narrative accounts as a source and method of research with biographical subjects, who narrate and reflect about their educational institutions and their own educational experiences and thus collaborate with their perceptions for the processing of improvements in Brazilian education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMemórias(Auto)biografiaNarrativasEscolaEducaçãoTapeçaria textual em um universo de retas e curvas: um estudo (auto)biográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTapecariatextualuniverso_Macedo_2022.pdfapplication/pdf8819124https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49888/1/Tapecariatextualuniverso_Macedo_2022.pdfa6ef2ce4aacfcc4c45ba14507b102dadMD51123456789/498882022-11-24 21:20:18.249oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49888Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-25T00:20:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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