Estudo sobre a matemática recreativa e sua inserção no ensino de matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30691 |
Resumo: | Na busca de soluções que promovam um melhor aprendizado da matemática, os pesquisadores em Educação Matemática têm examinado e colocado em prática diversos recursos e estratégias de ensino. Pretende-se neste estudo sobre a Matemática Recreativa trazer à tona as concepções vigentes e as justificativas apresentadas para seu uso. O objetivo geraldo presente trabalho dissertativo é realizar um estudo exploratório sobre a Matemática Recreativa (MR), na busca de caracterizar, a partir das publicações em periódicos, sua conceituação, sua diversidade, os argumentos defensores de seu uso, a concentração ou não das publicações sobre MR temporal ou geográfica, sua expansão ou retração atual, possibilidades de continuidade no futuro próximo e interligação com a História da Matemática.Utilizaremos a metodologia de pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, na medida em que abre uma possibilidade muito importante, a de explorar um tema pouco conhecido.A partir dos trabalhos analisados, adotamos uma concepção de Matemática Recreativa, a qual inferimos se ramais potencialmente frutífera para o ensino de matemática. Analisamos também algumas experiências de aplicação da Matemática Recreativa no ensino da Matemática. Adotamos uma divisão da Matemática Recreativa em três campos, o que nos levou a anexar três relatos de experiência que nos pareceram representativos dessas divisões, a saber: jogos, problemas recreativos e quebra-cabeças matemáticos. Discutimos ainda a ideia de que o desenvolvimento da álgebra levou a o declínio dos problemas recreativos e as perspectivas atuais de atividades com a Matemática Recreativa. Assim, concluímos que a Matemática Recreativa é um vasto campo de possibilidades que deveria ser mais utilizado em sala de aula para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, na medida em que, além dessa ferramenta ser atrativa, ela desenvolve várias habilidades |
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Pretende-se neste estudo sobre a Matemática Recreativa trazer à tona as concepções vigentes e as justificativas apresentadas para seu uso. O objetivo geraldo presente trabalho dissertativo é realizar um estudo exploratório sobre a Matemática Recreativa (MR), na busca de caracterizar, a partir das publicações em periódicos, sua conceituação, sua diversidade, os argumentos defensores de seu uso, a concentração ou não das publicações sobre MR temporal ou geográfica, sua expansão ou retração atual, possibilidades de continuidade no futuro próximo e interligação com a História da Matemática.Utilizaremos a metodologia de pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, na medida em que abre uma possibilidade muito importante, a de explorar um tema pouco conhecido.A partir dos trabalhos analisados, adotamos uma concepção de Matemática Recreativa, a qual inferimos se ramais potencialmente frutífera para o ensino de matemática. 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Assim, concluímos que a Matemática Recreativa é um vasto campo de possibilidades que deveria ser mais utilizado em sala de aula para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, na medida em que, além dessa ferramenta ser atrativa, ela desenvolve várias habilidadesUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilEducação MatemáticaEnsino e aprendizagem de MatemáticaMatemática RecreativaProblemas recreativos históricos.Estudo sobre a matemática recreativa e sua inserção no ensino de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEloisaMyrelaDeAraujoNunes_DISSERT.pdfapplication/pdf1332604https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30691/1/EloisaMyrelaDeAraujoNunes_DISSERT.pdf1f6dd4f4ec517f01b150be9afe80ee0fMD51TEXTEloisaMyrelaDeAraujoNunes_DISSERT.pdf.txtEloisaMyrelaDeAraujoNunes_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain140565https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30691/2/EloisaMyrelaDeAraujoNunes_DISSERT.pdf.txtabcbda9b4feed201a2f03a0781da3c69MD52THUMBNAILEloisaMyrelaDeAraujoNunes_DISSERT.pdf.jpgEloisaMyrelaDeAraujoNunes_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30691/3/EloisaMyrelaDeAraujoNunes_DISSERT.pdf.jpg175d8788ce718c9983bacd1ef56b3d21MD53123456789/306912020-11-29 04:47:01.016oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30691Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:47:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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