Estratégia Competitiva Genérica: o caso da Empresa Tecnarão – Tecnologia de Camarão LTDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Availdo Pequeno da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34978
Resumo: Para a empresa que tenta possuir um modelo de gestão adequado, todos os seus gestores tem por obrigação desenvolver um planejamento estratégico bem alinhado, para atender todas as necessidades referente aos clientes e gerando lucro com melhoria da empresa e sua imagem no mercado competitivo. Como forma de sobrevivência no cenário mercadológico é de extrema importância analisar estrategicamente a maneira mais eficiente de como gerir os negócios de frente com as oportunidades e ameaças, para a empresa atingir seu objetivo desejado. Logo, o presente trabalho faz apresentação das estratégias que podem ser adotadas de maneira eficaz por uma empresa que possua foco nas Estratégias Competitivas e Genéricas em relação ao modelo de Michael E. Porter, e também na identificação em qual delas é acolhida pela TECNARÃO – Tecnologia de Camarão LTDA, empresa pela qual atua no setor de carcinicultura contendo posição de destaque em qualidade e também em credibilidade dentro do mercado interno e externo. Presente nas empresas, as forças competitivas que são determinadas como: entrantes potencias, o poder de barganha dos fornecedores, a capacidade de negociação com os compradores, a pressão por substitutos e a rivalidade entre os concorrentes. Para superar as ameaças no mercado Porter determina três estratégias genéricas: liderança de custos, diferenciação e também o enfoque, que foram abordadas de forma detalhada no desenvolvimento do trabalho com a finalidade de investigar quais delas tem sido acolhida pela TECNARÃO, o qual não está apresentando um plano estratégico formal. Foram utilizados indicadores arquétipos presentes na pesquisa de forma qualitativa da dissertação do Francisco Bráulio da Fonseca Bacurau, e partir daí realizada uma entrevista de forma semiaberta ao Gerente Administrativo da empresa. Em todas as respostas fornecidas, houve a conclusão que a empresa em estudo adota a “diferenciação” como estratégia presente em seu plano de negócio, mostrando que até no setor da carcinicultura é necessário possuir estratégias para lidar com a concorrência mercadológica, a fim de fornecer um produto de qualidade e sempre buscando a melhoria continua das técnicas utilizadas no cultivo do camarão, tornando assim o setor mais competitivo.
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