Imaginário, memória e mito: análise fílmica de Asas do Desejo (1987) e Undine (2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penha, Anne Jacqueline Julião da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55648
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar representações simbólicas nas obras fílmicas Asas do desejo (Der Himmel über Berlin), de Wim Wenders (1987) e Undine (Undine), de Christian Petzold (2020), tendo como parâmetro expressões do imaginário, da memória e do mito. Tais conceitos se entrelaçam por meio de uma base comum, que é a teoria da imagem. O ser humano constrói representações mentais do mundo a partir de suas experiências imagéticas anteriores e correntes, o que gera em seu universo mental informações sobre si mesmo e sobre o meio em que está inserido, incluindo o social, cultural e histórico. Para lidar com esse entrelaçamento, também se recorre às noções de representação e de simbólico, que permitem conferir uma expressão e um sentido compreensivo às manifestações imagéticas, imaginárias, mnésicas ou míticas. Para compreender isso, são adotados procedimentos teórico-metodológicos como a abordagem qualitativa (Minayo, 2009; Chizzotti, 2005), mediante a análise fílmica (Penafria, 2009; Vanoye, Goliot-Lété, 2012), dos elementos de expressão, seus simbolismos e os contextos sócio-históricos que envolvem as duas produções cinematográficas. A partir da análise descritiva das imagens fílmicas, concluise que as representações simbólicas de anjo, ninfa e cidade se manifestam sugestivamente nos filmes de modo a tecer sentidos, significações, ressignificações e afetos que ultrapassam o sentido literal da gramática fílmica. Os anjos, protagonistas do filme Asas do Desejo (1987) e a ninfa, protagonista do filme Undine (2020) são entes antropomorfos e míticos que fazem parte do imaginário da cultura alemã, compondo expressões e narrativas em diversas linguagens. As Elegias de Rilke são inspiração para compor os anjos, que são transcendentais, de modo a transpassar o tempo e o espaço. Asas, pássaros e estátuas representam e simbolizam os anjos, assim como as tomadas aéreas da câmera sobre a cidade de Berlim e os ângulos (plongée e contra-plongée) expressam a noção de seu voo. Esses elementos mostram a elevação, o sopro divino sobre a humanidade, a divisão entre o céu e a terra (Girard, 1997; Chevalier, Gheerbrant, 2003), a redenção após o desastre. A ninfa é um ser que se expressa por meio da água (Girard, 1997; Chevalier, Gheerbrant, 2003; Agamben, 2012), numa atualização da ninfa de Fouqué e Bachmann. O elemento água simboliza a vida e a morte, a condenação e o perdão. Em ambos os filmes, a representação da cidade de Berlim evoca fatos históricos e socioculturais, que permeiam os contextos culturais distintos dos dois filmes, evocativos da Segunda Guerra Mundial e do pós-guerra com a reconstrução e ressignificação dos espaços urbanos da cidade. Considera-se que os conceitos do imaginário, da memória e do mito expressos nas imagens permitiram uma compreensão mais aprofundada e amplificada dos elementos simbólicos que existem nesses filmes, servindo como chaves de leitura e possibilitando interpretar alguns aspectos das relações sociais e dos fenômenos e espaços urbanos representados nas narrativas fílmicas, assim como estabelecer as conexões descritas entre situações históricas e contemporâneas da sociedade alemã.
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Tais conceitos se entrelaçam por meio de uma base comum, que é a teoria da imagem. O ser humano constrói representações mentais do mundo a partir de suas experiências imagéticas anteriores e correntes, o que gera em seu universo mental informações sobre si mesmo e sobre o meio em que está inserido, incluindo o social, cultural e histórico. Para lidar com esse entrelaçamento, também se recorre às noções de representação e de simbólico, que permitem conferir uma expressão e um sentido compreensivo às manifestações imagéticas, imaginárias, mnésicas ou míticas. Para compreender isso, são adotados procedimentos teórico-metodológicos como a abordagem qualitativa (Minayo, 2009; Chizzotti, 2005), mediante a análise fílmica (Penafria, 2009; Vanoye, Goliot-Lété, 2012), dos elementos de expressão, seus simbolismos e os contextos sócio-históricos que envolvem as duas produções cinematográficas. A partir da análise descritiva das imagens fílmicas, concluise que as representações simbólicas de anjo, ninfa e cidade se manifestam sugestivamente nos filmes de modo a tecer sentidos, significações, ressignificações e afetos que ultrapassam o sentido literal da gramática fílmica. Os anjos, protagonistas do filme Asas do Desejo (1987) e a ninfa, protagonista do filme Undine (2020) são entes antropomorfos e míticos que fazem parte do imaginário da cultura alemã, compondo expressões e narrativas em diversas linguagens. As Elegias de Rilke são inspiração para compor os anjos, que são transcendentais, de modo a transpassar o tempo e o espaço. Asas, pássaros e estátuas representam e simbolizam os anjos, assim como as tomadas aéreas da câmera sobre a cidade de Berlim e os ângulos (plongée e contra-plongée) expressam a noção de seu voo. Esses elementos mostram a elevação, o sopro divino sobre a humanidade, a divisão entre o céu e a terra (Girard, 1997; Chevalier, Gheerbrant, 2003), a redenção após o desastre. A ninfa é um ser que se expressa por meio da água (Girard, 1997; Chevalier, Gheerbrant, 2003; Agamben, 2012), numa atualização da ninfa de Fouqué e Bachmann. O elemento água simboliza a vida e a morte, a condenação e o perdão. Em ambos os filmes, a representação da cidade de Berlim evoca fatos históricos e socioculturais, que permeiam os contextos culturais distintos dos dois filmes, evocativos da Segunda Guerra Mundial e do pós-guerra com a reconstrução e ressignificação dos espaços urbanos da cidade. Considera-se que os conceitos do imaginário, da memória e do mito expressos nas imagens permitiram uma compreensão mais aprofundada e amplificada dos elementos simbólicos que existem nesses filmes, servindo como chaves de leitura e possibilitando interpretar alguns aspectos das relações sociais e dos fenômenos e espaços urbanos representados nas narrativas fílmicas, assim como estabelecer as conexões descritas entre situações históricas e contemporâneas da sociedade alemã.The aim of this research is to analyze symbolic representations in the films Wings of Desire (Der Himmel über Berlin) by Wim Wenders (1987) and Undine (Undine) by Christian Petzold (2020), using expressions of the imaginary, memory and myth as parameters. These concepts are intertwined through a common basis, which is the image. Human beings construct mental representations of the world based on their previous and current imaginary experiences, which generates information in their mental universe about themselves and the environment in which they are inserted, including the social, cultural and historical. In order to deal with this intertwining, the notions of representation and the symbolic are also used, which make it possible to give an expression and a comprehensive meaning to imagetic, imaginary, mnesic or mythical manifestations. Such manifestations allow for possible reading keys and reflections on social relations, phenomena and spaces in film narratives, including historical and contemporary situations in German society. In order to understand this, theoreticalmethodological procedures are adopted, such as the qualitative approach (Minayo, 2009; Chizzotti, 2005), through film analysis (Penafria, 2009; Vanoye, Goliot-Lété, 2012), of the elements of expression, their symbolism and contexts. In order to understand this, theoreticalmethodological procedures are adopted, such as the qualitative approach (Minayo, 2009; Chizzotti, 2005), through film analysis (Penafria, 2009; Vanoye, Goliot-Lété, 2012), of the elements of expression, their symbolism and the socio-historical contexts surrounding the two film productions. Based on the descriptive analysis of the film images, it can be concluded that the symbolic representations of angel, nymph and city manifest themselves suggestively in the films in such a way as to weave senses, meanings, re-significations and affections that go beyond the literal sense of film grammar. The angels, protagonists of the film Wings of Desire (1987) and the nymph, protagonist of the film Undine (2020) are anthropomorphized and mythical beings that are part of the imaginary of German culture, composing expressions and narratives in various languages. Rilke's Elegies are the inspiration for composing the angels, who are transcendental in a way that transcends time and space. Wings, birds and statues represent and symbolize the angels, just as the camera's aerial shots of the city of Berlin and the angles (plongée and contra-plongée) express the notion of their flight. These elements show the elevation, the divine breath on humanity, the division between heaven and earth (Girard, 1997; Chevalier, Gheerbrant, 2003), the redemption after the disaster. The nymph is a being that expresses itself using water (Girard, 1997; Chevalier, Gheerbrant, 2003; Agamben, 2012), in an update of Fouqué and Bachmann's nymph. The element of water symbolizes life and death, condemnation and forgiveness. In both films, the representation of the city of Berlin evokes historical and socio-cultural facts, which permeate the different cultural contexts of the two films, evocative of the Second World War and the post-war period with the reconstruction and re-signification of the city's urban spaces. It is considered that the concepts of imagery, memory and myth expressed in the images allowed for a deeper and broader understanding of the symbolic elements that appear in these films, serving as reading keys and making it possible to interpret some aspects of social relations and urban phenomena and spaces represented in the film narratives, as well as establishing the connections described between historical and contemporary situations in German society.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCinemaImagemImaginárioMemóriaMitoImaginário, memória e mito: análise fílmica de Asas do Desejo (1987) e Undine (2020)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALImaginariomemoriamito_Penha_2023.pdfapplication/pdf4645646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55648/1/Imaginariomemoriamito_Penha_2023.pdf71df40d49f8c47ffe5d338d4f6081879MD51123456789/556482023-12-06 17:22:18.937oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55648Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-06T20:22:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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