Impacto de um protocolo de intervenção educativa no controle clínico e qualidade de vida em crianças/adolescentes com asma
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35909 |
Resumo: | Introdução: A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada pela limitação reversível ao fluxo aéreo e hiperresponsividade das vias aéreas inferiores. Devido à sua alta prevalência em crianças brasileiras, intervenções educativas voltadas à esta população têm sido amplamente incentivadas como estratégia de manejo e controle da doença na prática clínica, as intervenções educativas combinadas com o tratamento farmacológico formam um dos principais pilares do tratamento da asma, contribuindo para a aquisição de motivações, habilidades, além de confiança no tratamento clínico. A inclusão de programas educativos na abordagem de tratamento proporciona melhor qualidade de vida aos pacientes e pode reduzir os custos com o tratamento. Objetivo: Avaliar o impacto de uma intervenção educativa no controle clínico e qualidade de vida relacionada à saúde de crianças/adolescentes com asma. Métodos: Trata-se de um estudo comparativo quase-experimental. A amostra foi composta por crianças e adolescentes com diagnóstico clínico de asma de acordo com a Global Initiative for Asthma (GINA), com idade entre 7 e 12 anos. As crianças e seus pais/responsáveis receberam uma única sessão de intervenção educativa para o controle e manejo da asma com duração de 60 minutos. As avaliações ocorreram em dois momentos: no momento inicial (pré-intervenção) e ao final de seis semanas de acompanhamento (pósintervenção). Foram realizadas avaliações antropométricas, de função pulmonar (espirometria), avaliação do controle clínico da asma através do questionário Childhood Asthma Control Test (c-ACT) e Asthma Control Test (ACT), avaliação da qualidade de vida, por meio do questionário Paediatric Asthma Quality of Life Questionnaire (PAQLQ). A análise estatística foi realizada por meio do software Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 20.0 para Windows. A normalidade de distribuição dos dados e a homogeneidade das variâncias foram verificadas por meio dos testes de Shapiro-Wilk e Levene, respectivamente. Posteriormente, o teste T pareado ou o seu correspondente não paramétrico, Mann-Witney, foi utizado para comparação dos escores médios obtidos nos momentos pré e pós-intervenção. As variáveis que apresentaram ausência de valores foram avaliadas pela análise por intenção de tratar. O Tamanho do efeito (TE), calculado pelo método de Cohen, foi utilizado para avaliar a magnitude do efeito nos grupos do estudo. Um nível de significância de p <0,05 foi usado para todos os testes. Resultados: A amostra foi composta por 33 crianças de ambos os sexos. Não foram observadas, após a intervenção educativa, diferenças significativas nos escores do ACT/c-ACT (p=0,495; TE= 0,09). Observou-se aumento estatisticamente significativo nos escores médios do PAQLQ relacionado ao domínio de sintomas (p= 0,038, TE=0,18). Não foram encontradas diferenças significativas após a intervenção nos demais domínios do PAQLQ (p>0,05). Conclusão: Os achados do presente estudo permitem concluir que as intervenções educativas não foram capazes de otimizar o controle da asma na população do estudo, entretanto repercutiu significativamente na qualidade de vida relacionada à saúde, no domínio sintomas, desta população. |
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35909Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilFisioterapiaAsmaCriançasAdolescentesEducação em SaúdeQualidade de vidaImpacto de um protocolo de intervenção educativa no controle clínico e qualidade de vida em crianças/adolescentes com asmainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisIntrodução: A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada pela limitação reversível ao fluxo aéreo e hiperresponsividade das vias aéreas inferiores. Devido à sua alta prevalência em crianças brasileiras, intervenções educativas voltadas à esta população têm sido amplamente incentivadas como estratégia de manejo e controle da doença na prática clínica, as intervenções educativas combinadas com o tratamento farmacológico formam um dos principais pilares do tratamento da asma, contribuindo para a aquisição de motivações, habilidades, além de confiança no tratamento clínico. A inclusão de programas educativos na abordagem de tratamento proporciona melhor qualidade de vida aos pacientes e pode reduzir os custos com o tratamento. Objetivo: Avaliar o impacto de uma intervenção educativa no controle clínico e qualidade de vida relacionada à saúde de crianças/adolescentes com asma. Métodos: Trata-se de um estudo comparativo quase-experimental. A amostra foi composta por crianças e adolescentes com diagnóstico clínico de asma de acordo com a Global Initiative for Asthma (GINA), com idade entre 7 e 12 anos. 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Posteriormente, o teste T pareado ou o seu correspondente não paramétrico, Mann-Witney, foi utizado para comparação dos escores médios obtidos nos momentos pré e pós-intervenção. As variáveis que apresentaram ausência de valores foram avaliadas pela análise por intenção de tratar. O Tamanho do efeito (TE), calculado pelo método de Cohen, foi utilizado para avaliar a magnitude do efeito nos grupos do estudo. Um nível de significância de p <0,05 foi usado para todos os testes. Resultados: A amostra foi composta por 33 crianças de ambos os sexos. Não foram observadas, após a intervenção educativa, diferenças significativas nos escores do ACT/c-ACT (p=0,495; TE= 0,09). Observou-se aumento estatisticamente significativo nos escores médios do PAQLQ relacionado ao domínio de sintomas (p= 0,038, TE=0,18). Não foram encontradas diferenças significativas após a intervenção nos demais domínios do PAQLQ (p>0,05). 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