"Revolvendo as cinzas do passado": a construção do espaço sacroprofânico nos santuários aos Protomártires do Brasil, pela Arquidiocese de Natal/RN (1988-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Miquéias de Medeiros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45825
Resumo: Esse trabalho lidou com a problemática dos usos do passado pelo presente, mais detidamente, o uso mitológico. Para tal fim, debruçou-se sobre os espaços sagrados devotados aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, ou Protomártires do Brasil, mais especificamente, tangente aos três santuários, centros de função religiosa, criados pela Arquidiocese de Natal em Canguaretama, São Gonçalo do Amarante e Natal, municípios do Rio Grande do Norte. Visou-se investigar os elementos recapturados e agenciados pela referida arquidiocese, seus fiéis e colaboradores com vista à composição dos santuários, no espaço temporal de 29 anos (1988 a 2017), no qual foi demandado beatificação, canonização de atores e sujeitos que sofreram martírio e a construção de espaços sagrados. Para tal fim, nessa circunspecção, almejou-se analisar e refletir a respeito de que tecnologias de memória foram cooptadas e a quais retóricas na contemporaneidade se pretenderam os santuários; de que forma e com qual intuito os vestígios do passado e de uma memória foram aludidos e aventados publicamente pelos processos de feitura dos santuários; e que tipo de topofilias esses espaços sacralizados pretenderam aflorar, disparar ou estabelecer no público apreciador. Os principais pressupostos teórico-metodológicos advieram da noção de história como mito e da operação historiográfica, bem como do conceito de hierópolis, referindo-se a um local de confluência de uma demonstração de fé que adquire nítida espacialidade. Há nas hierópolis uma ritualística sacroprofânica na qual o sagrado e o profano, apesar de distintos, não se opõem e nem se excluem. Nestes vínculos, demonstra-se uma força propulsora do fenômeno religioso redimensionando o econômico, o político, o social, o lugar e a organização espacial. Quanto às fontes, somou-se textos dos cronistas coevos, algumas obras historiográficas que abordaram os Mártires e a primeira edição do livro Protomártires do Brasil: Cunhaú e Uruaçu – RN, do monsenhor Francisco de Assis Pereira, postulador da causa dos Mártires. Ao concluirmos nossas análises e reflexões, observamos que fora efetuado um uso mitológico do passado, criando-se uma narrativa e espaços dentro dos quais os fiéis pudessem habitar e encontrar sentido, significado e direção.
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Para tal fim, debruçou-se sobre os espaços sagrados devotados aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, ou Protomártires do Brasil, mais especificamente, tangente aos três santuários, centros de função religiosa, criados pela Arquidiocese de Natal em Canguaretama, São Gonçalo do Amarante e Natal, municípios do Rio Grande do Norte. Visou-se investigar os elementos recapturados e agenciados pela referida arquidiocese, seus fiéis e colaboradores com vista à composição dos santuários, no espaço temporal de 29 anos (1988 a 2017), no qual foi demandado beatificação, canonização de atores e sujeitos que sofreram martírio e a construção de espaços sagrados. Para tal fim, nessa circunspecção, almejou-se analisar e refletir a respeito de que tecnologias de memória foram cooptadas e a quais retóricas na contemporaneidade se pretenderam os santuários; de que forma e com qual intuito os vestígios do passado e de uma memória foram aludidos e aventados publicamente pelos processos de feitura dos santuários; e que tipo de topofilias esses espaços sacralizados pretenderam aflorar, disparar ou estabelecer no público apreciador. Os principais pressupostos teórico-metodológicos advieram da noção de história como mito e da operação historiográfica, bem como do conceito de hierópolis, referindo-se a um local de confluência de uma demonstração de fé que adquire nítida espacialidade. Há nas hierópolis uma ritualística sacroprofânica na qual o sagrado e o profano, apesar de distintos, não se opõem e nem se excluem. Nestes vínculos, demonstra-se uma força propulsora do fenômeno religioso redimensionando o econômico, o político, o social, o lugar e a organização espacial. Quanto às fontes, somou-se textos dos cronistas coevos, algumas obras historiográficas que abordaram os Mártires e a primeira edição do livro Protomártires do Brasil: Cunhaú e Uruaçu – RN, do monsenhor Francisco de Assis Pereira, postulador da causa dos Mártires. Ao concluirmos nossas análises e reflexões, observamos que fora efetuado um uso mitológico do passado, criando-se uma narrativa e espaços dentro dos quais os fiéis pudessem habitar e encontrar sentido, significado e direção.This work dealt with the problematic of the uses of the past for the present, more in detail, the mythological use. To this end, it focused on the sacred spaces devoted to the Martyrs of Cunhaú and Uruaçu, or Protomártires of Brazil, more specifically, related to the three sanctuaries, centers of religious function, created by the Archdiocese of Natal in Canguaretama, São Gonçalo do Amarante and Natal, municipalities of Rio Grande do Norte. The aim was to investigate the elements recaptured and managed by the aforementioned archdiocese, its faithful and collaborators with a view to the composition of the shrines, in the 29-year period (1988 to 2017), in which beatification, canonization of actors and subjects who suffered martyrdom were demanded and the construction of sacred spaces. To this end, in this circumspection, the aim was to analyze and reflect on which memory technologies were coopted and which rhetoric in contemporary times the sanctuaries were intended; in what way and with what purpose the vestiges of the past and of a memory were alluded to and publicly suggested by the processes of making the sanctuaries; and what kind of topophilia these sacred spaces intended to surface, trigger or establish in the appreciative public. The main theoretical-methodological assumptions came from the notion of history as myth and from the historiographical operation, as well as from the concept of hieropolis, referring to a place of confluence of a demonstration of faith that acquires a clear spatiality. There is a sacroprophanic ritual in the hieropolis in which the sacred and the profane, despite being distinct, neither oppose nor exclude each other. In these links, a driving force of the religious phenomenon is demonstrated, redimensioning the economic, political, social, place and spatial organization. As for the sources, texts by contemporary chroniclers were added, some historiographic works that addressed the Martyrs and the first edition of the book Protomártires do Brasil: Cunhaú e Uruaçu – RN, by Monsignor Francisco de Assis Pereira, postulator for the cause of the Mártires. When we concluded our analyzes and reflections, we observed that a mythological use had been made of the past, creating a narrative and spaces within which the faithful could inhabit and find meaning, meaning and direction.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFRNBrasilUsos do passadoEspaço sacroprofânicoEspaço sagradoProtomártires do BrasilMártires de Cunhaú e Uruaçu (Rio Grande do Norte)"Revolvendo as cinzas do passado": a construção do espaço sacroprofânico nos santuários aos Protomártires do Brasil, pela Arquidiocese de Natal/RN (1988-2017)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRevolvendocinzaspassado_Bezerra_2021.pdfapplication/pdf5893700https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45825/1/Revolvendocinzaspassado_Bezerra_2021.pdf3d2552a04a4c51a93578ef7f28c11f40MD51123456789/458252022-05-02 12:47:56.928oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45825Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:47:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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