Memória de peixe: a cognição em peixes recifais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Mayara Cristina Moura Silva dos Prazeres
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49446
Resumo: Aprendizagem e memória envolvem a capacidade de ajustar o comportamento em resposta à experiencias. O tempo de armazenamento destas memórias relaciona-se com o tipo de experiencia (aversiva, apetitiva), e com o ambiente ecológico em que a espécie evoluiu (sociabilidade, previsibilidade). O objetivo geral desta tese foi investigar a capacidade de retenção de memória em diversas tarefas utilizando três espécies de peixes: Stegastes fuscus, Acanthochromis polyacanthus e Amphiprion percula. Avaliamos o tempo de retenção de informação em tarefas de condicionamento apetitivo e aversivo (capítulo 1); Investigamos a influência da familiaridade no tempo de manutenção de resposta mnemônica (capítulo 2); e Avaliamos aprendizagem e memória espacial em resposta ao aquecimento ambiental (capítulo 3). Nossos resultados mostraram que a natureza do estímulo não interfere na retenção de informação por até 15 dias em S. fuscus. Através da resposta agonística, observamos que S. fuscus apresenta habilidade de reconhecimento individual e capacidade de lembrar de coespecíficos, habilidade que foi afetada pelo tempo de intervalo para o re-pareamento com o coespecíficos (5, 10 e 15 dias). Além disso, observamos que A. polyacanthus aprende e lembra por 5 dias de uma tarefa de navegação espacial enquanto A. percula não apresenta aprendizagem da tarefa. Dada a importância e vulnerabilidade dos ambientes recifais, a compreensão de aspectos relacionados à memória dos indivíduos pode fornecer à ciência resultados úteis para futuros planos de manejo e conservação, além de contribuir para o conhecimento da biologia dos peixes recifais, que mostram elaborada capacidade cognitiva.
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