O uso da plataforma BIM no processo projetual colaborativo
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32624 |
Resumo: | O processo projetual colaborativo auxiliado pelo BIM (Building Information Modeling), de maneira geral, apresenta uma interação entre os projetistas favorecida pelo sistema, sendo cada vez mais popularizado no Brasil. Segundo Kowaltowski et al. (2013), o BIM traz a ideia de uma prática de projeto integrado, desde as primeiras fases de projeto, abrindo a possibilidade dos diversos projetistas envolvidos no processo participarem de forma colaborativa em todas as etapas, compatibilizando os projetos em um único modelo – modelo federado. Em sua maioria, os estudos sobre BIM abrangem conteúdos sobre o seu uso, mas não de maneira colaborativa. Percebe-se assim, a necessidade no avanço sobre o tema, principalmente no que se refere à prática no processo colaborativo com uso dele entre arquitetos e engenheiros, e os respectivos recursos e competências que influenciam. Contudo, encontram-se barreiras culturais, sobretudo na realidade do Nordeste do país, e a demanda por entender esses processos, considerando os recursos disponíveis ou em processo de assimilação pela maioria dos profissionais. Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é identificar, a partir de exercício modelo, recursos de ferramentas BIM e competências que contribuem para a realização de projetos colaborativos entre arquitetos e engenheiros em formação, da região Nordeste do Brasil . Já os objetivos específicos são: (i) Compreender o BIM e seus conceitos e definições, evidenciando os métodos de projetação com auxílio da plataforma; (ii) Explorar os conceitos de processos colaborativos, apresentando as categorias de integração dos projetos; (iii). Verificar como o modelo de exercício projetual por meio do BIM, revela a colaboração com o auxílio de ferramentas BIM; Entre os procedimentos metodológicos, técnicas e instrumentos adotados, destaca-se a elaboração de um processo planejado, de modo a obter algum controle, caracterizado como atividade de extensão, onde arquitetos e engenheiros trabalham colaborativamente com uso da plataforma, onde foram coletados os dados necessários. Em seguida, realizou-se a análise de conteúdo, conforme Bardin (2011), dos áudios e videogravações das discussões dos projetistas de cada grupo. Para tanto, o universo de pesquisa compreende os graduandos em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, de universidades do estado do Rio Grande do Norte e recém-formados nos mesmos cursos. Os resultados mostraram que os recursos e competências mais utilizados foram: a. Prescrever, por apresentar a importância de cada disciplina no projeto; b Prever, já que o conhecimento e as experiências adquiridas anteriormente são diferenciais no processo; c. Validar, por se tratar de um projeto em conjunto, o que exige constantes aprovações; d. Visualizar, por servir de apoio nas decisões tomadas; e, finalmente, e. Transformar, principal diferencial no processo colaborativo por meio do BIM, por contribuir com a celeridade e com o intercâmbio transparente entre dos arquivos. Por fim, percebe-se a necessidade em capacitação e avanços no conhecimento da tecnologia, não só na prática – manuseio de ferramentas –, mas também na teoria, tendo em vista que o maior aproveitamento do potencial da plataforma. |
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(2013), o BIM traz a ideia de uma prática de projeto integrado, desde as primeiras fases de projeto, abrindo a possibilidade dos diversos projetistas envolvidos no processo participarem de forma colaborativa em todas as etapas, compatibilizando os projetos em um único modelo – modelo federado. Em sua maioria, os estudos sobre BIM abrangem conteúdos sobre o seu uso, mas não de maneira colaborativa. Percebe-se assim, a necessidade no avanço sobre o tema, principalmente no que se refere à prática no processo colaborativo com uso dele entre arquitetos e engenheiros, e os respectivos recursos e competências que influenciam. Contudo, encontram-se barreiras culturais, sobretudo na realidade do Nordeste do país, e a demanda por entender esses processos, considerando os recursos disponíveis ou em processo de assimilação pela maioria dos profissionais. Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é identificar, a partir de exercício modelo, recursos de ferramentas BIM e competências que contribuem para a realização de projetos colaborativos entre arquitetos e engenheiros em formação, da região Nordeste do Brasil . Já os objetivos específicos são: (i) Compreender o BIM e seus conceitos e definições, evidenciando os métodos de projetação com auxílio da plataforma; (ii) Explorar os conceitos de processos colaborativos, apresentando as categorias de integração dos projetos; (iii). Verificar como o modelo de exercício projetual por meio do BIM, revela a colaboração com o auxílio de ferramentas BIM; Entre os procedimentos metodológicos, técnicas e instrumentos adotados, destaca-se a elaboração de um processo planejado, de modo a obter algum controle, caracterizado como atividade de extensão, onde arquitetos e engenheiros trabalham colaborativamente com uso da plataforma, onde foram coletados os dados necessários. Em seguida, realizou-se a análise de conteúdo, conforme Bardin (2011), dos áudios e videogravações das discussões dos projetistas de cada grupo. Para tanto, o universo de pesquisa compreende os graduandos em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, de universidades do estado do Rio Grande do Norte e recém-formados nos mesmos cursos. Os resultados mostraram que os recursos e competências mais utilizados foram: a. Prescrever, por apresentar a importância de cada disciplina no projeto; b Prever, já que o conhecimento e as experiências adquiridas anteriormente são diferenciais no processo; c. Validar, por se tratar de um projeto em conjunto, o que exige constantes aprovações; d. Visualizar, por servir de apoio nas decisões tomadas; e, finalmente, e. Transformar, principal diferencial no processo colaborativo por meio do BIM, por contribuir com a celeridade e com o intercâmbio transparente entre dos arquivos. Por fim, percebe-se a necessidade em capacitação e avanços no conhecimento da tecnologia, não só na prática – manuseio de ferramentas –, mas também na teoria, tendo em vista que o maior aproveitamento do potencial da plataforma.The collaborative design process aided by BIM (Building Information Modeling), in general, presents an interaction between designers favored by the system, being increasingly popularized in Brazil. According to Kowaltowski et al. (2013), BIM brings the idea of an integrated design practice, from the first design phases, opening the possibility for the various designers involved in the process to collaboratively participate in all stages, making the projects compatible in a single model - model federated. Most studies on BIM cover content about its use, but not in a collaborative way. Thus, it is possible to perceive the need to advance on the theme, mainly with regard to the practice in the collaborative process with the use of it between architects and engineers, and the respective resources and skills that influence it. However, there are cultural barriers, especially in the reality of the Northeast of the country, and the demand for understanding these processes, considering the resources available or in the process of assimilation by most professionals. Therefore, the general objective of the research is to identify, based on a model exercise, resources of BIM tools and competencies that contribute to the realization of collaborative projects between architects and engineers in training, in the Northeast region of Brazil. The specific objectives are: (i) Understanding BIM and its concepts and definitions, highlighting the methods of design with the aid of the platform; (ii) Explore the concepts of collaborative processes, presenting the categories of project integration; (iii). To verify how the model of projectual exercise through BIM, reveals the collaboration with the aid of BIM tools; Among the methodological procedures, techniques and instruments adopted, the elaboration of a planned process stands out, in order to obtain some control, characterized as an extension activity, where architects and engineers work collaboratively with the use of the platform, where the necessary data were collected . Then, the content analysis was carried out, according to Bardin (2011), of the audios and video recordings of the discussions of the designers of each group. To this end, the research universe comprises undergraduate students in Architecture and Urbanism and Civil Engineering, from universities in the state of Rio Grande do Norte and recent graduates in the same courses. The results showed that the most used resources and competences were: a. Prescribing, for presenting the importance of each discipline in the project; b Predict, since the knowledge and experiences acquired previously are differentials in the process; ç. Validate, as it is a joint project, which requires constant approvals; d. Visualize, for supporting the decisions taken; and finally, e. Transform, the main differential in the collaborative process through BIM, for contributing to the speed and transparent exchange between files. Finally, there is a need for training and advances in knowledge of technology, not only in practice - handling tools - but also in theory, in view of the greater use of the platform's potential.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMOUFRNBrasilBuilding Information ModelingBIMProcesso projetual colaborativoCompetênciasO uso da plataforma BIM no processo projetual colaborativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUsoplataformaBIM_Souza_2020.pdfapplication/pdf3439401https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32624/1/UsoplataformaBIM_Souza_2020.pdf18faa9eabc3455fc67a7156bc305b406MD51123456789/326242021-06-09 15:31:02.615oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32624Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-09T18:31:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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