Aspectos clínicos e anatomopatológicos da criptococose nasal com disseminação sistêmica em cão: relato de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: M. F., Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Medicina Veterinária (Recife. Online)
Texto Completo: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/594
Resumo: Objetivou-se relatar uma forma incomum de criptococose com envolvimento sistêmico em uma cadela, SRD, 4 anosde idade, pesando 17,5 Kg, procedente da cidade do Recife-PE. Este animal foi atendido no Hospital Veterinário daUFRPE com histórico de secreção nasal viscosa, evoluindo para o aparecimento de uma massa nodular firme nointerior da narina esquerda e dispnéia inspiratória. Após tratamento com quimioterápico por outro veterinário,apresentou nódulos de diferentes diâmetros em várias áreas do corpo. Foram realizados hemograma, exameradiográfico do tórax, citologia aspirativa por agulha fina, cultura fúngica da secreção das lesões, histopatológico eexame necroscópico. O diagnóstico foi obtido mediante a visualização do Cryptococcus na CAAF e na positividadeda cultura. A evolução desfavorável do caso apresentado, evidencia a importância dos exames laboratoriais paradiagnóstico diferencial, tendo em vista a semelhança macroscópica da lesão fúngica com as neoplasias.
id UFRPE-2_19f91649000bb516cf648ed7638d8ad0
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.7.8:article/594
network_acronym_str UFRPE-2
network_name_str Medicina Veterinária (Recife. Online)
repository_id_str
spelling Aspectos clínicos e anatomopatológicos da criptococose nasal com disseminação sistêmica em cão: relato de caso.Objetivou-se relatar uma forma incomum de criptococose com envolvimento sistêmico em uma cadela, SRD, 4 anosde idade, pesando 17,5 Kg, procedente da cidade do Recife-PE. Este animal foi atendido no Hospital Veterinário daUFRPE com histórico de secreção nasal viscosa, evoluindo para o aparecimento de uma massa nodular firme nointerior da narina esquerda e dispnéia inspiratória. Após tratamento com quimioterápico por outro veterinário,apresentou nódulos de diferentes diâmetros em várias áreas do corpo. Foram realizados hemograma, exameradiográfico do tórax, citologia aspirativa por agulha fina, cultura fúngica da secreção das lesões, histopatológico eexame necroscópico. O diagnóstico foi obtido mediante a visualização do Cryptococcus na CAAF e na positividadeda cultura. A evolução desfavorável do caso apresentado, evidencia a importância dos exames laboratoriais paradiagnóstico diferencial, tendo em vista a semelhança macroscópica da lesão fúngica com as neoplasias.MEDICINA VETERINÁRIA2013-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/594Medicina Veterinária; v. 7 n. 2 (2013); 7-152675-66171809-4678reponame:Medicina Veterinária (Recife. Online)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPEporhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/594/473Copyright (c) 2016 REVISTA MEDICINA VETERINÁRIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessM. F., Pereira2016-02-25T14:08:39Zoai:ojs.10.0.7.8:article/594Revistahttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/PUBhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/oairevmedvet@ufrpe.br1809-46782675-6617opendoar:2016-02-25T14:08:39Medicina Veterinária (Recife. Online) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos clínicos e anatomopatológicos da criptococose nasal com disseminação sistêmica em cão: relato de caso.
title Aspectos clínicos e anatomopatológicos da criptococose nasal com disseminação sistêmica em cão: relato de caso.
spellingShingle Aspectos clínicos e anatomopatológicos da criptococose nasal com disseminação sistêmica em cão: relato de caso.
M. F., Pereira
title_short Aspectos clínicos e anatomopatológicos da criptococose nasal com disseminação sistêmica em cão: relato de caso.
title_full Aspectos clínicos e anatomopatológicos da criptococose nasal com disseminação sistêmica em cão: relato de caso.
title_fullStr Aspectos clínicos e anatomopatológicos da criptococose nasal com disseminação sistêmica em cão: relato de caso.
title_full_unstemmed Aspectos clínicos e anatomopatológicos da criptococose nasal com disseminação sistêmica em cão: relato de caso.
title_sort Aspectos clínicos e anatomopatológicos da criptococose nasal com disseminação sistêmica em cão: relato de caso.
author M. F., Pereira
author_facet M. F., Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv M. F., Pereira
description Objetivou-se relatar uma forma incomum de criptococose com envolvimento sistêmico em uma cadela, SRD, 4 anosde idade, pesando 17,5 Kg, procedente da cidade do Recife-PE. Este animal foi atendido no Hospital Veterinário daUFRPE com histórico de secreção nasal viscosa, evoluindo para o aparecimento de uma massa nodular firme nointerior da narina esquerda e dispnéia inspiratória. Após tratamento com quimioterápico por outro veterinário,apresentou nódulos de diferentes diâmetros em várias áreas do corpo. Foram realizados hemograma, exameradiográfico do tórax, citologia aspirativa por agulha fina, cultura fúngica da secreção das lesões, histopatológico eexame necroscópico. O diagnóstico foi obtido mediante a visualização do Cryptococcus na CAAF e na positividadeda cultura. A evolução desfavorável do caso apresentado, evidencia a importância dos exames laboratoriais paradiagnóstico diferencial, tendo em vista a semelhança macroscópica da lesão fúngica com as neoplasias.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/594
url https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/594/473
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REVISTA MEDICINA VETERINÁRIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REVISTA MEDICINA VETERINÁRIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MEDICINA VETERINÁRIA
publisher.none.fl_str_mv MEDICINA VETERINÁRIA
dc.source.none.fl_str_mv Medicina Veterinária; v. 7 n. 2 (2013); 7-15
2675-6617
1809-4678
reponame:Medicina Veterinária (Recife. Online)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Medicina Veterinária (Recife. Online)
collection Medicina Veterinária (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Medicina Veterinária (Recife. Online) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv revmedvet@ufrpe.br
_version_ 1806552250060898304