Permanência de dente canino decíduo em gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carniatto, Caio Henrique de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Prado, César Vinícius Gil Braz do, Lunardelli, Fernando, Vidotti, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Medicina Veterinária (Recife. Online)
Texto Completo: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/2374
Resumo: Malformações dentárias são comuns em mamíferos silvestres, entretanto, são pouco documentadas na literatura científica. Nesse sentido, o conhecimento das condições patológicas dentárias em espécies de vida livre é fundamental para a medicina veterinária, permitindo o diagnóstico e tratamento destas enfermidades. O objetivo deste estudo foi relatar a persistência de dente canino decíduo em gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus), doado pela polícia militar ambiental ao Laboratório de Zoologia do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar, Maringá, Paraná, Brasil. Analisou-se o crânio de um felino macho (comprimento da face: 2 cm; comprimento do crânio: 6,3cm; comprimento total do crânio: 7,5cm; largura da face: 4,5cm; largura do crânio: 5,3 cm). Observando a dentição e discretas fusões de suturas cranianas, foi estimado que era um animal juvenil. O espécime apresentou persistência dos dentes caninos decíduos maxilares direito e esquerdo, localizados caudalmente aos caninos permanentes. Ambos os caninos decíduos mandibulares apresentaram uma fenda na coroa, que não se estendeu à região da raiz dentária. Os caninos decíduos e permanentes maxilares direito e esquerdo ocupavam o mesmo alvéolo. Os pré-molares decíduos maxilares estavam projetados, mas não os mandibulares, assim como os molares maxilares e mandibulares. Devido à falta de informações sobre a idade em que os dentes decíduos esfoliam e os definitivos sofrem erupção em L. guttulus e em outras espécies brasileiras, estudos devem ser conduzidos em filhotes mantidos em cativeiro, visando avaliar enfermidades orais e dentais e como estas se manifestam em felinos silvestres.
id UFRPE-2_1b17258f8ef657c862c845faedd00b1f
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.7.8:article/2374
network_acronym_str UFRPE-2
network_name_str Medicina Veterinária (Recife. Online)
repository_id_str
spelling Permanência de dente canino decíduo em gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus)felinoodontologia veterináriamalformaçãoMalformações dentárias são comuns em mamíferos silvestres, entretanto, são pouco documentadas na literatura científica. Nesse sentido, o conhecimento das condições patológicas dentárias em espécies de vida livre é fundamental para a medicina veterinária, permitindo o diagnóstico e tratamento destas enfermidades. O objetivo deste estudo foi relatar a persistência de dente canino decíduo em gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus), doado pela polícia militar ambiental ao Laboratório de Zoologia do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar, Maringá, Paraná, Brasil. Analisou-se o crânio de um felino macho (comprimento da face: 2 cm; comprimento do crânio: 6,3cm; comprimento total do crânio: 7,5cm; largura da face: 4,5cm; largura do crânio: 5,3 cm). Observando a dentição e discretas fusões de suturas cranianas, foi estimado que era um animal juvenil. O espécime apresentou persistência dos dentes caninos decíduos maxilares direito e esquerdo, localizados caudalmente aos caninos permanentes. Ambos os caninos decíduos mandibulares apresentaram uma fenda na coroa, que não se estendeu à região da raiz dentária. Os caninos decíduos e permanentes maxilares direito e esquerdo ocupavam o mesmo alvéolo. Os pré-molares decíduos maxilares estavam projetados, mas não os mandibulares, assim como os molares maxilares e mandibulares. Devido à falta de informações sobre a idade em que os dentes decíduos esfoliam e os definitivos sofrem erupção em L. guttulus e em outras espécies brasileiras, estudos devem ser conduzidos em filhotes mantidos em cativeiro, visando avaliar enfermidades orais e dentais e como estas se manifestam em felinos silvestres.MEDICINA VETERINÁRIA2021-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/237410.26605/medvet-v15n1-2374Medicina Veterinária; v. 15 n. 1 (2021): Medicina Veterinária (UFRPE); 1-62675-66171809-467810.26605/medvet-v15n1reponame:Medicina Veterinária (Recife. Online)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPEporhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/2374/482484009Copyright (c) 2021 Medicina Veterinária (UFRPE)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarniatto, Caio Henrique de OliveiraPrado, César Vinícius Gil Braz doLunardelli, FernandoVidotti, Ana Paula2021-04-07T18:13:55Zoai:ojs.10.0.7.8:article/2374Revistahttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/PUBhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/oairevmedvet@ufrpe.br1809-46782675-6617opendoar:2021-04-07T18:13:55Medicina Veterinária (Recife. Online) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Permanência de dente canino decíduo em gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus)
title Permanência de dente canino decíduo em gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus)
spellingShingle Permanência de dente canino decíduo em gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus)
Carniatto, Caio Henrique de Oliveira
felino
odontologia veterinária
malformação
title_short Permanência de dente canino decíduo em gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus)
title_full Permanência de dente canino decíduo em gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus)
title_fullStr Permanência de dente canino decíduo em gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus)
title_full_unstemmed Permanência de dente canino decíduo em gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus)
title_sort Permanência de dente canino decíduo em gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus)
author Carniatto, Caio Henrique de Oliveira
author_facet Carniatto, Caio Henrique de Oliveira
Prado, César Vinícius Gil Braz do
Lunardelli, Fernando
Vidotti, Ana Paula
author_role author
author2 Prado, César Vinícius Gil Braz do
Lunardelli, Fernando
Vidotti, Ana Paula
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carniatto, Caio Henrique de Oliveira
Prado, César Vinícius Gil Braz do
Lunardelli, Fernando
Vidotti, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv felino
odontologia veterinária
malformação
topic felino
odontologia veterinária
malformação
description Malformações dentárias são comuns em mamíferos silvestres, entretanto, são pouco documentadas na literatura científica. Nesse sentido, o conhecimento das condições patológicas dentárias em espécies de vida livre é fundamental para a medicina veterinária, permitindo o diagnóstico e tratamento destas enfermidades. O objetivo deste estudo foi relatar a persistência de dente canino decíduo em gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus), doado pela polícia militar ambiental ao Laboratório de Zoologia do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar, Maringá, Paraná, Brasil. Analisou-se o crânio de um felino macho (comprimento da face: 2 cm; comprimento do crânio: 6,3cm; comprimento total do crânio: 7,5cm; largura da face: 4,5cm; largura do crânio: 5,3 cm). Observando a dentição e discretas fusões de suturas cranianas, foi estimado que era um animal juvenil. O espécime apresentou persistência dos dentes caninos decíduos maxilares direito e esquerdo, localizados caudalmente aos caninos permanentes. Ambos os caninos decíduos mandibulares apresentaram uma fenda na coroa, que não se estendeu à região da raiz dentária. Os caninos decíduos e permanentes maxilares direito e esquerdo ocupavam o mesmo alvéolo. Os pré-molares decíduos maxilares estavam projetados, mas não os mandibulares, assim como os molares maxilares e mandibulares. Devido à falta de informações sobre a idade em que os dentes decíduos esfoliam e os definitivos sofrem erupção em L. guttulus e em outras espécies brasileiras, estudos devem ser conduzidos em filhotes mantidos em cativeiro, visando avaliar enfermidades orais e dentais e como estas se manifestam em felinos silvestres.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/2374
10.26605/medvet-v15n1-2374
url https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/2374
identifier_str_mv 10.26605/medvet-v15n1-2374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/2374/482484009
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Medicina Veterinária (UFRPE)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Medicina Veterinária (UFRPE)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MEDICINA VETERINÁRIA
publisher.none.fl_str_mv MEDICINA VETERINÁRIA
dc.source.none.fl_str_mv Medicina Veterinária; v. 15 n. 1 (2021): Medicina Veterinária (UFRPE); 1-6
2675-6617
1809-4678
10.26605/medvet-v15n1
reponame:Medicina Veterinária (Recife. Online)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Medicina Veterinária (Recife. Online)
collection Medicina Veterinária (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Medicina Veterinária (Recife. Online) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv revmedvet@ufrpe.br
_version_ 1806552251044462592