Desnervação acetabular crânio lateral em cães com displasia coxofemoral: associar ou não com tenectomia pectínea, tenotomia do iliopsoas e desnervação ventral?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Leandro Branco
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tudury, Eduardo Alberto, Menezes, Aline Rocha de, Rangel de Sá, Marina Andrade, Farias, Priscilla Silva, Rolemberg, Kahena Morais, Ruschel, Marina Luísa, Santos, Edclécia de Jesus, Santos, Mariana Tibúrcio, Oliveira, Lyana Brasil Gomes de, Melo, Gustavo Almeida, Resende, Camilla Gentil, Oliveira Rocha, Monique Francielle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Medicina Veterinária (Recife. Online)
Texto Completo: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/3441
Resumo: Objetivou-se avaliar o alívio da dor em 20 cães com displasia coxofemoral após tenectomia pectínea, tenotomia do músculo iliopsoas, desnervação crânio lateral e ventral no antímero esquerdo, comparando com a realização da desnervação crânio lateral no direito. Foi avaliada a musculatura, andadura e testes específicos como testes de abdução e rotação ou extensão e do iliopsoas. A redução da claudicação e ganho de massa muscular foi significante no retorno de 60 dias nos dois grupos. Nos cães jovens a diferença do ganho de massa nos membros esquerdo (3,79 cm) e direito (3,6 cm) foi insignificante. Nos adultos houve diferença no ganho de massa, 0,55 cm e 1,13 cm respectivamente. Nos testes específicos das articulações ocorreu redução da dor significante nas duas articulações já a partir do retorno de 7 dias, diminuindo de forma gradativa até os 60 dias quando a diferença entre o esquerdo (1,61) e direito (1,55) foi insignificante, mostrando que a realização somente da desnervação crânio lateral é o suficiente para promover alívio da dor em cães com displasia coxofemoral.
id UFRPE-2_55944d54de0f0a95ba37bdfe85baee90
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.7.8:article/3441
network_acronym_str UFRPE-2
network_name_str Medicina Veterinária (Recife. Online)
repository_id_str
spelling Desnervação acetabular crânio lateral em cães com displasia coxofemoral: associar ou não com tenectomia pectínea, tenotomia do iliopsoas e desnervação ventral?caninodisplásicodorcirurgiaObjetivou-se avaliar o alívio da dor em 20 cães com displasia coxofemoral após tenectomia pectínea, tenotomia do músculo iliopsoas, desnervação crânio lateral e ventral no antímero esquerdo, comparando com a realização da desnervação crânio lateral no direito. Foi avaliada a musculatura, andadura e testes específicos como testes de abdução e rotação ou extensão e do iliopsoas. A redução da claudicação e ganho de massa muscular foi significante no retorno de 60 dias nos dois grupos. Nos cães jovens a diferença do ganho de massa nos membros esquerdo (3,79 cm) e direito (3,6 cm) foi insignificante. Nos adultos houve diferença no ganho de massa, 0,55 cm e 1,13 cm respectivamente. Nos testes específicos das articulações ocorreu redução da dor significante nas duas articulações já a partir do retorno de 7 dias, diminuindo de forma gradativa até os 60 dias quando a diferença entre o esquerdo (1,61) e direito (1,55) foi insignificante, mostrando que a realização somente da desnervação crânio lateral é o suficiente para promover alívio da dor em cães com displasia coxofemoral.MEDICINA VETERINÁRIA2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/344110.26605/medvet-v15n4-3441Medicina Veterinária; v. 15 n. 4 (2021): Medicina Veterinária (UFRPE); 349-3562675-66171809-467810.26605/medvet-v15n4reponame:Medicina Veterinária (Recife. Online)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPEporhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/3441/482484526Copyright (c) 2021 Medicina Veterinária (UFRPE)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Leandro BrancoTudury, Eduardo AlbertoMenezes, Aline Rocha deRangel de Sá, Marina AndradeFarias, Priscilla SilvaRolemberg, Kahena MoraisRuschel, Marina LuísaSantos, Edclécia de JesusSantos, Mariana Tibúrcio Oliveira, Lyana Brasil Gomes deMelo, Gustavo AlmeidaResende, Camilla GentilOliveira Rocha, Monique Francielle2021-12-30T20:46:56Zoai:ojs.10.0.7.8:article/3441Revistahttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/PUBhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/oairevmedvet@ufrpe.br1809-46782675-6617opendoar:2021-12-30T20:46:56Medicina Veterinária (Recife. Online) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desnervação acetabular crânio lateral em cães com displasia coxofemoral: associar ou não com tenectomia pectínea, tenotomia do iliopsoas e desnervação ventral?
title Desnervação acetabular crânio lateral em cães com displasia coxofemoral: associar ou não com tenectomia pectínea, tenotomia do iliopsoas e desnervação ventral?
spellingShingle Desnervação acetabular crânio lateral em cães com displasia coxofemoral: associar ou não com tenectomia pectínea, tenotomia do iliopsoas e desnervação ventral?
Rocha, Leandro Branco
canino
displásico
dor
cirurgia
title_short Desnervação acetabular crânio lateral em cães com displasia coxofemoral: associar ou não com tenectomia pectínea, tenotomia do iliopsoas e desnervação ventral?
title_full Desnervação acetabular crânio lateral em cães com displasia coxofemoral: associar ou não com tenectomia pectínea, tenotomia do iliopsoas e desnervação ventral?
title_fullStr Desnervação acetabular crânio lateral em cães com displasia coxofemoral: associar ou não com tenectomia pectínea, tenotomia do iliopsoas e desnervação ventral?
title_full_unstemmed Desnervação acetabular crânio lateral em cães com displasia coxofemoral: associar ou não com tenectomia pectínea, tenotomia do iliopsoas e desnervação ventral?
title_sort Desnervação acetabular crânio lateral em cães com displasia coxofemoral: associar ou não com tenectomia pectínea, tenotomia do iliopsoas e desnervação ventral?
author Rocha, Leandro Branco
author_facet Rocha, Leandro Branco
Tudury, Eduardo Alberto
Menezes, Aline Rocha de
Rangel de Sá, Marina Andrade
Farias, Priscilla Silva
Rolemberg, Kahena Morais
Ruschel, Marina Luísa
Santos, Edclécia de Jesus
Santos, Mariana Tibúrcio
Oliveira, Lyana Brasil Gomes de
Melo, Gustavo Almeida
Resende, Camilla Gentil
Oliveira Rocha, Monique Francielle
author_role author
author2 Tudury, Eduardo Alberto
Menezes, Aline Rocha de
Rangel de Sá, Marina Andrade
Farias, Priscilla Silva
Rolemberg, Kahena Morais
Ruschel, Marina Luísa
Santos, Edclécia de Jesus
Santos, Mariana Tibúrcio
Oliveira, Lyana Brasil Gomes de
Melo, Gustavo Almeida
Resende, Camilla Gentil
Oliveira Rocha, Monique Francielle
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Leandro Branco
Tudury, Eduardo Alberto
Menezes, Aline Rocha de
Rangel de Sá, Marina Andrade
Farias, Priscilla Silva
Rolemberg, Kahena Morais
Ruschel, Marina Luísa
Santos, Edclécia de Jesus
Santos, Mariana Tibúrcio
Oliveira, Lyana Brasil Gomes de
Melo, Gustavo Almeida
Resende, Camilla Gentil
Oliveira Rocha, Monique Francielle
dc.subject.por.fl_str_mv canino
displásico
dor
cirurgia
topic canino
displásico
dor
cirurgia
description Objetivou-se avaliar o alívio da dor em 20 cães com displasia coxofemoral após tenectomia pectínea, tenotomia do músculo iliopsoas, desnervação crânio lateral e ventral no antímero esquerdo, comparando com a realização da desnervação crânio lateral no direito. Foi avaliada a musculatura, andadura e testes específicos como testes de abdução e rotação ou extensão e do iliopsoas. A redução da claudicação e ganho de massa muscular foi significante no retorno de 60 dias nos dois grupos. Nos cães jovens a diferença do ganho de massa nos membros esquerdo (3,79 cm) e direito (3,6 cm) foi insignificante. Nos adultos houve diferença no ganho de massa, 0,55 cm e 1,13 cm respectivamente. Nos testes específicos das articulações ocorreu redução da dor significante nas duas articulações já a partir do retorno de 7 dias, diminuindo de forma gradativa até os 60 dias quando a diferença entre o esquerdo (1,61) e direito (1,55) foi insignificante, mostrando que a realização somente da desnervação crânio lateral é o suficiente para promover alívio da dor em cães com displasia coxofemoral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/3441
10.26605/medvet-v15n4-3441
url https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/3441
identifier_str_mv 10.26605/medvet-v15n4-3441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/3441/482484526
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Medicina Veterinária (UFRPE)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Medicina Veterinária (UFRPE)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MEDICINA VETERINÁRIA
publisher.none.fl_str_mv MEDICINA VETERINÁRIA
dc.source.none.fl_str_mv Medicina Veterinária; v. 15 n. 4 (2021): Medicina Veterinária (UFRPE); 349-356
2675-6617
1809-4678
10.26605/medvet-v15n4
reponame:Medicina Veterinária (Recife. Online)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Medicina Veterinária (Recife. Online)
collection Medicina Veterinária (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Medicina Veterinária (Recife. Online) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv revmedvet@ufrpe.br
_version_ 1806552251517370368