Aplicação da metodologia de coleta do fluido oral em suínos mestiços.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, C. N.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Medicina Veterinária (Recife. Online)
Texto Completo: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/590
Resumo: O levantamento de diferentes patógenos em rebanhos de suínos é dificultado pelo alto custo, exigências e estresse dos métodos de coleta de sangue. Em busca de harmonizar ações efetivas na área de bem-estar animal e, principalmente, minimizar o estresse no rebanho, a coleta de fluido oral de suínos foi avaliada. Neste estudo, amostras de fluido oral foram colhidas de 38 suínos mestiços de ambos os sexos nas diferentes faixas etárias do ciclo de produção. A viabilidade de implantação da coleta de fluido oral foi avaliada pelo tempo para coleta, volume, qualidade das amostras e comportamento do animal. Nas faixas etárias de cinco a 24 semanas, todos os suínos foram atraídos para a mastigação das cordas de algodão sem a necessidade de indução de estímulos químicos. O tempo médio para coleta foi de cinco minutos. As amostras de obtidas atenderam aos parâmetros de transparência, translucidez e turbidez. De uma maneira geral, a coleta de fluido oral em suínos foi considerada eficaz pela facilidade de execução tanto na coleta e na manipulação, bem como pelos animais por ser indolor e não invasivo, não gerar estresse aparente e permitir a obtenção de um grande número de amostras.
id UFRPE-2_7003ae05f2e4808ca48c4b15d751cf32
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.7.8:article/590
network_acronym_str UFRPE-2
network_name_str Medicina Veterinária (Recife. Online)
repository_id_str
spelling Aplicação da metodologia de coleta do fluido oral em suínos mestiços.O levantamento de diferentes patógenos em rebanhos de suínos é dificultado pelo alto custo, exigências e estresse dos métodos de coleta de sangue. Em busca de harmonizar ações efetivas na área de bem-estar animal e, principalmente, minimizar o estresse no rebanho, a coleta de fluido oral de suínos foi avaliada. Neste estudo, amostras de fluido oral foram colhidas de 38 suínos mestiços de ambos os sexos nas diferentes faixas etárias do ciclo de produção. A viabilidade de implantação da coleta de fluido oral foi avaliada pelo tempo para coleta, volume, qualidade das amostras e comportamento do animal. Nas faixas etárias de cinco a 24 semanas, todos os suínos foram atraídos para a mastigação das cordas de algodão sem a necessidade de indução de estímulos químicos. O tempo médio para coleta foi de cinco minutos. As amostras de obtidas atenderam aos parâmetros de transparência, translucidez e turbidez. De uma maneira geral, a coleta de fluido oral em suínos foi considerada eficaz pela facilidade de execução tanto na coleta e na manipulação, bem como pelos animais por ser indolor e não invasivo, não gerar estresse aparente e permitir a obtenção de um grande número de amostras.MEDICINA VETERINÁRIA2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/590Medicina Veterinária; v. 7 n. 3 (2013); 32-382675-66171809-4678reponame:Medicina Veterinária (Recife. Online)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPEporhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/590/469Copyright (c) 2016 REVISTA MEDICINA VETERINÁRIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, C. N.2016-02-25T14:08:20Zoai:ojs.10.0.7.8:article/590Revistahttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/PUBhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/oairevmedvet@ufrpe.br1809-46782675-6617opendoar:2016-02-25T14:08:20Medicina Veterinária (Recife. Online) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da metodologia de coleta do fluido oral em suínos mestiços.
title Aplicação da metodologia de coleta do fluido oral em suínos mestiços.
spellingShingle Aplicação da metodologia de coleta do fluido oral em suínos mestiços.
Barbosa, C. N.
title_short Aplicação da metodologia de coleta do fluido oral em suínos mestiços.
title_full Aplicação da metodologia de coleta do fluido oral em suínos mestiços.
title_fullStr Aplicação da metodologia de coleta do fluido oral em suínos mestiços.
title_full_unstemmed Aplicação da metodologia de coleta do fluido oral em suínos mestiços.
title_sort Aplicação da metodologia de coleta do fluido oral em suínos mestiços.
author Barbosa, C. N.
author_facet Barbosa, C. N.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, C. N.
description O levantamento de diferentes patógenos em rebanhos de suínos é dificultado pelo alto custo, exigências e estresse dos métodos de coleta de sangue. Em busca de harmonizar ações efetivas na área de bem-estar animal e, principalmente, minimizar o estresse no rebanho, a coleta de fluido oral de suínos foi avaliada. Neste estudo, amostras de fluido oral foram colhidas de 38 suínos mestiços de ambos os sexos nas diferentes faixas etárias do ciclo de produção. A viabilidade de implantação da coleta de fluido oral foi avaliada pelo tempo para coleta, volume, qualidade das amostras e comportamento do animal. Nas faixas etárias de cinco a 24 semanas, todos os suínos foram atraídos para a mastigação das cordas de algodão sem a necessidade de indução de estímulos químicos. O tempo médio para coleta foi de cinco minutos. As amostras de obtidas atenderam aos parâmetros de transparência, translucidez e turbidez. De uma maneira geral, a coleta de fluido oral em suínos foi considerada eficaz pela facilidade de execução tanto na coleta e na manipulação, bem como pelos animais por ser indolor e não invasivo, não gerar estresse aparente e permitir a obtenção de um grande número de amostras.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/590
url https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/590/469
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REVISTA MEDICINA VETERINÁRIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REVISTA MEDICINA VETERINÁRIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MEDICINA VETERINÁRIA
publisher.none.fl_str_mv MEDICINA VETERINÁRIA
dc.source.none.fl_str_mv Medicina Veterinária; v. 7 n. 3 (2013); 32-38
2675-6617
1809-4678
reponame:Medicina Veterinária (Recife. Online)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Medicina Veterinária (Recife. Online)
collection Medicina Veterinária (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Medicina Veterinária (Recife. Online) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv revmedvet@ufrpe.br
_version_ 1806552250054606848