Modelos artesanais no ensino e prática da técnica cirúrgica veterinária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Andrade, James Newton Bizetto Meira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barcelos, Cibelly Alves, Andrade, Eric Francelino, Mendes, Heloisa Maria Falcão, Uscategui, Ricardo Andres Ramirez, Lobo Júnior, Adalfredo Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Medicina Veterinária (Recife. Online)
Texto Completo: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/3506
Resumo: A prática cirúrgica requer técnica adequada e habilidade manual. Diversas alternativas têm sido propostas ao uso de animais no ensino prático das técnicas cirúrgicas, como cadáveres, softwares, simuladores, entre outros. O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar modelos de ensino e aprendizagem em técnica cirúrgica veterinária. Estudantes de medicina veterinária confeccionaram bastidores de incisão e sutura, suportes para fixar bananas, nos quais treinariam incisões e suturas, plataformas para simulação de ligadura de vasos, simuladores de parede abdominal e de aparelho genital feminino, para treino de ovariohisterectomia (OSH). Após terem recebido conhecimento teórico, puderam praticar as manobras nos modelos, ao longo do semestre. Os alunos responderam a um questionário de 5 pontos de Likert, por meio do qual se avaliou a percepção dos mesmos em relação ao método. As plataformas desenvolvidas mostraram-se úteis na prática de incisões, suturas e ligaduras, assim como no treinamento de OSH. Houve elevada frequência de respostas positivas favoráveis ao método, bem como alta frequência de respostas negativas em oposição ao mesmo (p<0,05).  Concluiu-se que os modelos foram efetivos no ensino e aprendizado de habilidades cirúrgicas básicas em técnica cirúrgica veterinária.
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