Competência oocitária: importância e fatores determinantes in vivo e in vitro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crocomo, Letícia Ferrari
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Landim-Alvarenga, Fernanda da Cruz, Bicudo, Sony Dimas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Medicina Veterinária (Recife. Online)
Texto Completo: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/2619
Resumo: As biotécnicas reprodutivas impulsionaram a pecuária no cenário do agronegócio mundial em virtude da redução do intervalo entre gerações, acelerado ganho genético e intensificação da produtividade. Nesse âmbito, existem, no entanto, desafios biológicos e fisiológicos que, apesar do avanço científico e biotecnológico, ainda não foram solucionados. A superovulação associada à aspiração folicular e a produção in vitro de embriões a partir de complexos cumulus-oócitos (COCs) que, outrora, entrariam em atresia, tem sua eficiência limitada, basicamente, pela qualidade oocitária, a qual está diretamente relacionada à competência do oócito em completar sua capacitação, representada pela maturação nuclear e citoplasmática, além de suportar a fertilização e embriogênese inicial. Esse processo de capacitação oocitária, tanto in vivo quanto in vitro, determina, portanto, o potencial de desenvolvimento embrionário e envolve uma complexa interação de moléculas regulatórias além de alterações moleculares e estruturais, os quais estão, ainda, sob a influência de fatores intra e extra-ovarianos. Sendo assim, dada a importância do oócito para fertilidade da fêmea, a presente revisão tem como intuito discutir os principais aspectos implicados no contexto da capacitação oocitária e seus fatores interferentes assim como apresentar possíveis métodos de seleção de COCs competentes.
id UFRPE-2_da120c807a598b3484cc94c7c3161e27
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.7.8:article/2619
network_acronym_str UFRPE-2
network_name_str Medicina Veterinária (Recife. Online)
repository_id_str
spelling Competência oocitária: importância e fatores determinantes in vivo e in vitrooócitocumuluscapacitaçãocompetênciabiotécnicas reprodutivas.As biotécnicas reprodutivas impulsionaram a pecuária no cenário do agronegócio mundial em virtude da redução do intervalo entre gerações, acelerado ganho genético e intensificação da produtividade. Nesse âmbito, existem, no entanto, desafios biológicos e fisiológicos que, apesar do avanço científico e biotecnológico, ainda não foram solucionados. A superovulação associada à aspiração folicular e a produção in vitro de embriões a partir de complexos cumulus-oócitos (COCs) que, outrora, entrariam em atresia, tem sua eficiência limitada, basicamente, pela qualidade oocitária, a qual está diretamente relacionada à competência do oócito em completar sua capacitação, representada pela maturação nuclear e citoplasmática, além de suportar a fertilização e embriogênese inicial. Esse processo de capacitação oocitária, tanto in vivo quanto in vitro, determina, portanto, o potencial de desenvolvimento embrionário e envolve uma complexa interação de moléculas regulatórias além de alterações moleculares e estruturais, os quais estão, ainda, sob a influência de fatores intra e extra-ovarianos. Sendo assim, dada a importância do oócito para fertilidade da fêmea, a presente revisão tem como intuito discutir os principais aspectos implicados no contexto da capacitação oocitária e seus fatores interferentes assim como apresentar possíveis métodos de seleção de COCs competentes.MEDICINA VETERINÁRIA2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/261910.26605/medvet-v13n1-2619Medicina Veterinária; v. 13 n. 1 (2019); 117-1252675-66171809-4678reponame:Medicina Veterinária (Recife. Online)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPEporhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/2619/482483159Copyright (c) 2019 Medicina Veterinária (UFRPE)info:eu-repo/semantics/openAccessCrocomo, Letícia FerrariLandim-Alvarenga, Fernanda da CruzBicudo, Sony Dimas2019-09-09T10:40:06Zoai:ojs.10.0.7.8:article/2619Revistahttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/PUBhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/oairevmedvet@ufrpe.br1809-46782675-6617opendoar:2019-09-09T10:40:06Medicina Veterinária (Recife. Online) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência oocitária: importância e fatores determinantes in vivo e in vitro
title Competência oocitária: importância e fatores determinantes in vivo e in vitro
spellingShingle Competência oocitária: importância e fatores determinantes in vivo e in vitro
Crocomo, Letícia Ferrari
oócito
cumulus
capacitação
competência
biotécnicas reprodutivas.
title_short Competência oocitária: importância e fatores determinantes in vivo e in vitro
title_full Competência oocitária: importância e fatores determinantes in vivo e in vitro
title_fullStr Competência oocitária: importância e fatores determinantes in vivo e in vitro
title_full_unstemmed Competência oocitária: importância e fatores determinantes in vivo e in vitro
title_sort Competência oocitária: importância e fatores determinantes in vivo e in vitro
author Crocomo, Letícia Ferrari
author_facet Crocomo, Letícia Ferrari
Landim-Alvarenga, Fernanda da Cruz
Bicudo, Sony Dimas
author_role author
author2 Landim-Alvarenga, Fernanda da Cruz
Bicudo, Sony Dimas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crocomo, Letícia Ferrari
Landim-Alvarenga, Fernanda da Cruz
Bicudo, Sony Dimas
dc.subject.por.fl_str_mv oócito
cumulus
capacitação
competência
biotécnicas reprodutivas.
topic oócito
cumulus
capacitação
competência
biotécnicas reprodutivas.
description As biotécnicas reprodutivas impulsionaram a pecuária no cenário do agronegócio mundial em virtude da redução do intervalo entre gerações, acelerado ganho genético e intensificação da produtividade. Nesse âmbito, existem, no entanto, desafios biológicos e fisiológicos que, apesar do avanço científico e biotecnológico, ainda não foram solucionados. A superovulação associada à aspiração folicular e a produção in vitro de embriões a partir de complexos cumulus-oócitos (COCs) que, outrora, entrariam em atresia, tem sua eficiência limitada, basicamente, pela qualidade oocitária, a qual está diretamente relacionada à competência do oócito em completar sua capacitação, representada pela maturação nuclear e citoplasmática, além de suportar a fertilização e embriogênese inicial. Esse processo de capacitação oocitária, tanto in vivo quanto in vitro, determina, portanto, o potencial de desenvolvimento embrionário e envolve uma complexa interação de moléculas regulatórias além de alterações moleculares e estruturais, os quais estão, ainda, sob a influência de fatores intra e extra-ovarianos. Sendo assim, dada a importância do oócito para fertilidade da fêmea, a presente revisão tem como intuito discutir os principais aspectos implicados no contexto da capacitação oocitária e seus fatores interferentes assim como apresentar possíveis métodos de seleção de COCs competentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/2619
10.26605/medvet-v13n1-2619
url https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/2619
identifier_str_mv 10.26605/medvet-v13n1-2619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/2619/482483159
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Medicina Veterinária (UFRPE)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Medicina Veterinária (UFRPE)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MEDICINA VETERINÁRIA
publisher.none.fl_str_mv MEDICINA VETERINÁRIA
dc.source.none.fl_str_mv Medicina Veterinária; v. 13 n. 1 (2019); 117-125
2675-6617
1809-4678
reponame:Medicina Veterinária (Recife. Online)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Medicina Veterinária (Recife. Online)
collection Medicina Veterinária (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Medicina Veterinária (Recife. Online) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv revmedvet@ufrpe.br
_version_ 1806552251409367040