Desenvolvimento e usabilidade de módulo didático de baixo custo para ensaios de tubo gotejadores | Development and usability of didactic low cost module for drip tubes tests
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Geama |
Texto Completo: | https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/554 |
Resumo: | No mercado de irrigação a quantidade de produtos disponíveis para sistemas localizados cresce a cada dia, em particular, produtos como tubogotejadores podem operar em campo nas mais diversas condições de serviço, onde um dos motivos é que estes produtos podem apresentar diferentes características de fabricação. Assim havendo a necessidade de estudos quanto a sua funcionalidade em condições variadas, porém controladas e pré-definidas, com base nessa problemática este trabalho visou a criação de um módulo didático para ensaios de tubogotejadores com uso direcionado à pesquisa e ensino. Com posse de planta baixa e ferramentas para desenvolvimento tridimensional pôde-se projetar um modelo virtual do módulo (bancada) o qual serviu de escopo para a construção de uma bancada física em estrutura de madeira reaproveitada a partir de estrados, que pudesse ser de baixo custo e que tornar possível a realização de ensaios. Como resultado foi obtida uma bancada para ensaios com dimensões de 7 x 1 x 1 m, capaz de realizar ensaios de até 10 linhas simultaneamente. Conclui-se que é possível construir um módulo didático de baixo custo, que possibilite o auxílio do ensino e pesquisa para alunos de graduação. |
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Desenvolvimento e usabilidade de módulo didático de baixo custo para ensaios de tubo gotejadores | Development and usability of didactic low cost module for drip tubes testsanálise qualitativairrigação localizadamodelagem tridimensionalNo mercado de irrigação a quantidade de produtos disponíveis para sistemas localizados cresce a cada dia, em particular, produtos como tubogotejadores podem operar em campo nas mais diversas condições de serviço, onde um dos motivos é que estes produtos podem apresentar diferentes características de fabricação. Assim havendo a necessidade de estudos quanto a sua funcionalidade em condições variadas, porém controladas e pré-definidas, com base nessa problemática este trabalho visou a criação de um módulo didático para ensaios de tubogotejadores com uso direcionado à pesquisa e ensino. Com posse de planta baixa e ferramentas para desenvolvimento tridimensional pôde-se projetar um modelo virtual do módulo (bancada) o qual serviu de escopo para a construção de uma bancada física em estrutura de madeira reaproveitada a partir de estrados, que pudesse ser de baixo custo e que tornar possível a realização de ensaios. Como resultado foi obtida uma bancada para ensaios com dimensões de 7 x 1 x 1 m, capaz de realizar ensaios de até 10 linhas simultaneamente. Conclui-se que é possível construir um módulo didático de baixo custo, que possibilite o auxílio do ensino e pesquisa para alunos de graduação.Geama Journal - Environmental SciencesRevista Geama2016-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/554Geama Journal - Environmental Sciences; Volume 2, Número 1 (2016): Revista Geama; 1 - 7Revista Geama; Volume 2, Número 1 (2016): Revista Geama; 1 - 72447-0740reponame:Revista Geamainstname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPEporhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/554/1335Copyright (c) 2016 REVISTA GEAMAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Alex Nunes deCosta, Ivan Luiz daFerreira, José Paulo VicenteHonorato, Anízio GodóiMelo, Ralini Ferreira deOliveira, Lindomário Barros de2017-12-24T20:17:18Zoai:ojs.10.0.7.8:article/554Revistahttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geamaPUBhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/oaijosemachado@ufrpe.br2447-07402447-0740opendoar:2017-12-24T20:17:18Revista Geama - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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