Produção de biogás a partir de bagaço de laranja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Liliana Andréa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, André Felipe F. M. S., Valença, Rebeca Beltrão, Jucá, José Fernando Thomé, Oliveira, Carolinni Roberta M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geama
Texto Completo: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2139
Resumo:  Na indústria de suco, após a etapa de processamento da laranja são gerados grande quantidade de resíduos como bagaço de laranja, que são utilizados como ração animal ou destinados a aterros sanitários, entretanto, esses resíduos podem ser utilizados como fonte de biomassa na digestão anaeróbia para produzir biogás e biofertilizante que pode ser usado no solo. Diante disso o trabalho teve como objetivo avaliar a produção e potencial de geração de biogás de resíduos de bagaço de laranja em combinação com lodo industrial.  Foi avaliado o potencial bioquímico de metano (BMP) de bagaço de laranja em reatores em batelada de 250 mL em condições mesófilas durante 47 dias. Em termos de resultado o bagaço de laranja em combinação com lodo industrial apresentou potencial de geração em termos de biogás e metano de 288,0 NmL/gSSV e 85,92 NmL/SSV respectivamente.  O resíduo de laranja estudado na digestão com lodos industrial pode ser utilizado na digestão anaeróbia com potencial a sua valorização e aproveitamento energético. O uso do lodo anaeróbio como inóculo na digestão dos resíduos de laranja mostrou favorecer e acelerar a formação biogás com metano de alta qualidade (acima de 54%). 
id UFRPE-3_2cedf192374abc73288cee05575aced9
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.7.8:article/2139
network_acronym_str UFRPE-3
network_name_str Revista Geama
repository_id_str
spelling Produção de biogás a partir de bagaço de laranjadigestão anaeróbiabiogásmetanobiomassa bagaço de laranja Na indústria de suco, após a etapa de processamento da laranja são gerados grande quantidade de resíduos como bagaço de laranja, que são utilizados como ração animal ou destinados a aterros sanitários, entretanto, esses resíduos podem ser utilizados como fonte de biomassa na digestão anaeróbia para produzir biogás e biofertilizante que pode ser usado no solo. Diante disso o trabalho teve como objetivo avaliar a produção e potencial de geração de biogás de resíduos de bagaço de laranja em combinação com lodo industrial.  Foi avaliado o potencial bioquímico de metano (BMP) de bagaço de laranja em reatores em batelada de 250 mL em condições mesófilas durante 47 dias. Em termos de resultado o bagaço de laranja em combinação com lodo industrial apresentou potencial de geração em termos de biogás e metano de 288,0 NmL/gSSV e 85,92 NmL/SSV respectivamente.  O resíduo de laranja estudado na digestão com lodos industrial pode ser utilizado na digestão anaeróbia com potencial a sua valorização e aproveitamento energético. O uso do lodo anaeróbio como inóculo na digestão dos resíduos de laranja mostrou favorecer e acelerar a formação biogás com metano de alta qualidade (acima de 54%). Geama Journal - Environmental SciencesRevista Geama2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2139Geama Journal - Environmental Sciences; Volume 4, Número 3 (2018): REVISTA GEAMA; 22-27Revista Geama; Volume 4, Número 3 (2018): REVISTA GEAMA; 22-272447-0740reponame:Revista Geamainstname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPEporhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2139/482482714Copyright (c) 2018 Revista Geamainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Liliana AndréaSantos, André Felipe F. M. S.Valença, Rebeca BeltrãoJucá, José Fernando ThoméOliveira, Carolinni Roberta M.2019-04-24T12:38:23Zoai:ojs.10.0.7.8:article/2139Revistahttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geamaPUBhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/oaijosemachado@ufrpe.br2447-07402447-0740opendoar:2019-04-24T12:38:23Revista Geama - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de biogás a partir de bagaço de laranja
title Produção de biogás a partir de bagaço de laranja
spellingShingle Produção de biogás a partir de bagaço de laranja
dos Santos, Liliana Andréa
digestão anaeróbia
biogás
metano
biomassa bagaço de laranja
title_short Produção de biogás a partir de bagaço de laranja
title_full Produção de biogás a partir de bagaço de laranja
title_fullStr Produção de biogás a partir de bagaço de laranja
title_full_unstemmed Produção de biogás a partir de bagaço de laranja
title_sort Produção de biogás a partir de bagaço de laranja
author dos Santos, Liliana Andréa
author_facet dos Santos, Liliana Andréa
Santos, André Felipe F. M. S.
Valença, Rebeca Beltrão
Jucá, José Fernando Thomé
Oliveira, Carolinni Roberta M.
author_role author
author2 Santos, André Felipe F. M. S.
Valença, Rebeca Beltrão
Jucá, José Fernando Thomé
Oliveira, Carolinni Roberta M.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Liliana Andréa
Santos, André Felipe F. M. S.
Valença, Rebeca Beltrão
Jucá, José Fernando Thomé
Oliveira, Carolinni Roberta M.
dc.subject.por.fl_str_mv digestão anaeróbia
biogás
metano
biomassa bagaço de laranja
topic digestão anaeróbia
biogás
metano
biomassa bagaço de laranja
description  Na indústria de suco, após a etapa de processamento da laranja são gerados grande quantidade de resíduos como bagaço de laranja, que são utilizados como ração animal ou destinados a aterros sanitários, entretanto, esses resíduos podem ser utilizados como fonte de biomassa na digestão anaeróbia para produzir biogás e biofertilizante que pode ser usado no solo. Diante disso o trabalho teve como objetivo avaliar a produção e potencial de geração de biogás de resíduos de bagaço de laranja em combinação com lodo industrial.  Foi avaliado o potencial bioquímico de metano (BMP) de bagaço de laranja em reatores em batelada de 250 mL em condições mesófilas durante 47 dias. Em termos de resultado o bagaço de laranja em combinação com lodo industrial apresentou potencial de geração em termos de biogás e metano de 288,0 NmL/gSSV e 85,92 NmL/SSV respectivamente.  O resíduo de laranja estudado na digestão com lodos industrial pode ser utilizado na digestão anaeróbia com potencial a sua valorização e aproveitamento energético. O uso do lodo anaeróbio como inóculo na digestão dos resíduos de laranja mostrou favorecer e acelerar a formação biogás com metano de alta qualidade (acima de 54%). 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2139
url https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2139/482482714
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Geama
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Geama
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Geama Journal - Environmental Sciences
Revista Geama
publisher.none.fl_str_mv Geama Journal - Environmental Sciences
Revista Geama
dc.source.none.fl_str_mv Geama Journal - Environmental Sciences; Volume 4, Número 3 (2018): REVISTA GEAMA; 22-27
Revista Geama; Volume 4, Número 3 (2018): REVISTA GEAMA; 22-27
2447-0740
reponame:Revista Geama
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Revista Geama
collection Revista Geama
repository.name.fl_str_mv Revista Geama - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv josemachado@ufrpe.br
_version_ 1809218600431517696