Potencial corrosivo do solo próximo a canais de concreto e dutos metálicos usados para transporte de água no Sertão de Alagoas
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geama |
Texto Completo: | https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2261 |
Resumo: | O transporte de água por canais de concreto e dutos metálicos é amplamente utilizado no sertão nordestino, por causa da escassez de água. Os dutos são instalados sob o solo, qual pode ser um meio corrosivo neste tipo de obra. A corrosão ocasiona mudanças nas propriedades dos materiais podendo causar fissuras e rupturas das estruturas construídas. O objetivo deste trabalho foi caracterizar e avaliar a agressividade do solo e a influência de algumas variáveis no processo de corrosividade do solo próximos a canais de concreto e dutos metálicos para transporte de água. Foram determinados: pH, Ca, Mg, P, K, Na, Al, H, Fe, Cu, Zn, Mn, MO, calculadas a soma das bases (SB), capacidade de troca de cátions (CTC), percentagem de saturação por alumínio (m%) e percentagem de saturação por bases (V%). Para análise de corrosividade foi utilizado o índice de Steinrath. O solo estudado apresentou composição diversificada em alguns pontos, e foi classificado como sem agressividade ou pouco agressivo. Portanto, possui condições favoráveis para a construção do canal em concreto e possibilita boa durabilidade das estruturas metálicas enterradas neste trecho da construção do canal dutoviário para o transporte de água. |
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Potencial corrosivo do solo próximo a canais de concreto e dutos metálicos usados para transporte de água no Sertão de AlagoasConstructionSoil AggressionCorrosivity AnalysisO transporte de água por canais de concreto e dutos metálicos é amplamente utilizado no sertão nordestino, por causa da escassez de água. Os dutos são instalados sob o solo, qual pode ser um meio corrosivo neste tipo de obra. A corrosão ocasiona mudanças nas propriedades dos materiais podendo causar fissuras e rupturas das estruturas construídas. O objetivo deste trabalho foi caracterizar e avaliar a agressividade do solo e a influência de algumas variáveis no processo de corrosividade do solo próximos a canais de concreto e dutos metálicos para transporte de água. Foram determinados: pH, Ca, Mg, P, K, Na, Al, H, Fe, Cu, Zn, Mn, MO, calculadas a soma das bases (SB), capacidade de troca de cátions (CTC), percentagem de saturação por alumínio (m%) e percentagem de saturação por bases (V%). Para análise de corrosividade foi utilizado o índice de Steinrath. O solo estudado apresentou composição diversificada em alguns pontos, e foi classificado como sem agressividade ou pouco agressivo. Portanto, possui condições favoráveis para a construção do canal em concreto e possibilita boa durabilidade das estruturas metálicas enterradas neste trecho da construção do canal dutoviário para o transporte de água.Geama Journal - Environmental SciencesRevista Geama2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2261Geama Journal - Environmental Sciences; VOLUME 4, NÚMERO 4 (2018): REVISTA GEAMA; 26-32Revista Geama; VOLUME 4, NÚMERO 4 (2018): REVISTA GEAMA; 26-322447-0740reponame:Revista Geamainstname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPEporhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2261/482482827Copyright (c) 2018 Revista Geamainfo:eu-repo/semantics/openAccessMELO, ADRIANA NERY GOMES SOUTO PAZ DESilva, Érika Larissa Rodrigues daDA SILVA, SUZANA PEDROZA2018-12-20T12:27:08Zoai:ojs.10.0.7.8:article/2261Revistahttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geamaPUBhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/oaijosemachado@ufrpe.br2447-07402447-0740opendoar:2018-12-20T12:27:08Revista Geama - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false |
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