Aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica na otimização dos locais de estacionamento do serviço scooter sharing na cidade de Faro (Portugal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Fernando Miguel Granja
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fernandez, Helena Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geama
Texto Completo: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/5131
Resumo: Em 2019, o município de Faro aderiu ao conceito de mobilidade partilhada rumando a um futuro mais verde. Entre várias ações amigas do ambiente foram celebrados contratos com diversas operadoras privadas de aluguel de trotinetes elétricas para implementar uma rede que conectasse com os diversos sistemas de transporte existentes na cidade. Este sistema de partilha das trotinetes elétricas como uma nova forma de mobilidade para curtas distâncias teve uma forte adesão pela comunidade. Estes veículos podem ser estacionados em qualquer lugar sendo necessário efetuar a recolha, o carregamento e a sua distribuição em vários pontos da cidade. Com o aumento do uso de trotinetes, verificou-se uma desordem e uma falta de preocupação por parte dos usuários no estacionamento destes veículos, nomeadamente, o abandono no meio dos passeios e estrada, junto ao acesso dos prédios, encostados aos carros estacionados, caídos no chão, entre outros. Tal fato, compromete a mobilidade dos idosos, deficientes visuais e de pessoas com mobilidade reduzida. Este artigo tem como objetivo propor a localização de pontos obrigatórios de estacionamento das trotinetes, maximizando a cobertura de toda a cidade e minimizando a distância destes pontos aos destinos pretendidos pelos usuários, por meio da análise de redes em Sistemas de Informação Geográfica, nomeadamente, a análise Location-Allocation da extensão Network Analyst do ArcGis. Dos resultados obtidos, a distância média de 122m entre o ponto de entrega e o destino do usuário foi a solução mais otimizada, obtendo-se 75 locais de estacionamento.
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