Tratamento físico-químicos de efluente têxtil utilizando Sulfato de Alumínio, Carvão Ativado e Moringa Oleifera.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Luíza Xavier
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Neto, Luiz Martins Pereira, Arruda, Valmir Cristiano Marques de, Silva, Vicente de Paulo, Filho, Moacyr Cunha, Tavares, Rosangela Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geama
Texto Completo: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2882
Resumo: Os processos industriais de produção têxtil têm como característica o uso de grandes volumes de água durante as etapas de lavagem e tingimento dos tecidos, resultando em efluentes com enorme diversidade e complexidade química. Os efluentes descarregados em rios ou plantas de tratamento público são altamente contaminados e não são possíveis de serem removidos pela simples separação física sendo aplicados processos físico-químicos com o intuito de clarificar os efluentes. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficiência do processo de tratamento físico-químico com coagulação-floculação-decantação (CFD) frente ao tratamento com adsorção, usando como resposta os parâmetros cor, turbidez, pH e DQO (demanda química de oxigênio). O carvão comercial (ativado de origem comercial pulverizado em pó (CAT_P) foi utilizado como adsorvente e sulfato de alumínio (Al2(SO?)3), Carvão Ativado e Moringa Oleifera foram escolhidos como coagulantes. A aplicação dos ensaios indicaram valores dos parâmetros de controle dentro dos padrões de lançamento exigidos pela legislação brasileira e estatisticamente não houve diferença significativa. O uso do CFD com Al?(SO4)3 e CAT_P, seguidos de adsorção com CAT_P, demonstraram ser os mais eficazes com correlação aos três parâmetros, tendo uma melhor resposta aos outros tratamentos e os melhores resultados para a diminuição dos parâmetros analisados: DQO (76,99%), cor (95,40%) e turbidez (99,97%) na quantidade de carvão de 0,1 g e o tempo de agitação de 40 minutos.
id UFRPE-3_aac1d84577b6591a92950674f280e4fa
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.7.8:article/2882
network_acronym_str UFRPE-3
network_name_str Revista Geama
repository_id_str
spelling Tratamento físico-químicos de efluente têxtil utilizando Sulfato de Alumínio, Carvão Ativado e Moringa Oleifera.Textile Effluentwater resourcesCoagulationAdsorptionOs processos industriais de produção têxtil têm como característica o uso de grandes volumes de água durante as etapas de lavagem e tingimento dos tecidos, resultando em efluentes com enorme diversidade e complexidade química. Os efluentes descarregados em rios ou plantas de tratamento público são altamente contaminados e não são possíveis de serem removidos pela simples separação física sendo aplicados processos físico-químicos com o intuito de clarificar os efluentes. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficiência do processo de tratamento físico-químico com coagulação-floculação-decantação (CFD) frente ao tratamento com adsorção, usando como resposta os parâmetros cor, turbidez, pH e DQO (demanda química de oxigênio). O carvão comercial (ativado de origem comercial pulverizado em pó (CAT_P) foi utilizado como adsorvente e sulfato de alumínio (Al2(SO?)3), Carvão Ativado e Moringa Oleifera foram escolhidos como coagulantes. A aplicação dos ensaios indicaram valores dos parâmetros de controle dentro dos padrões de lançamento exigidos pela legislação brasileira e estatisticamente não houve diferença significativa. O uso do CFD com Al?(SO4)3 e CAT_P, seguidos de adsorção com CAT_P, demonstraram ser os mais eficazes com correlação aos três parâmetros, tendo uma melhor resposta aos outros tratamentos e os melhores resultados para a diminuição dos parâmetros analisados: DQO (76,99%), cor (95,40%) e turbidez (99,97%) na quantidade de carvão de 0,1 g e o tempo de agitação de 40 minutos.Geama Journal - Environmental SciencesRevista Geama2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2882Geama Journal - Environmental Sciences; Vol. 5 No. 3 (2019); 47-55Revista Geama; v. 5 n. 3 (2019); 47-552447-0740reponame:Revista Geamainstname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPEporhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2882/482483252Copyright (c) 2019 Revista Geamainfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Ana Luíza XavierNeto, Luiz Martins PereiraArruda, Valmir Cristiano Marques deSilva, Vicente de PauloFilho, Moacyr CunhaTavares, Rosangela Gomes2019-12-27T11:03:28Zoai:ojs.10.0.7.8:article/2882Revistahttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geamaPUBhttps://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/oaijosemachado@ufrpe.br2447-07402447-0740opendoar:2019-12-27T11:03:28Revista Geama - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento físico-químicos de efluente têxtil utilizando Sulfato de Alumínio, Carvão Ativado e Moringa Oleifera.
title Tratamento físico-químicos de efluente têxtil utilizando Sulfato de Alumínio, Carvão Ativado e Moringa Oleifera.
spellingShingle Tratamento físico-químicos de efluente têxtil utilizando Sulfato de Alumínio, Carvão Ativado e Moringa Oleifera.
Cunha, Ana Luíza Xavier
Textile Effluent
water resources
Coagulation
Adsorption
title_short Tratamento físico-químicos de efluente têxtil utilizando Sulfato de Alumínio, Carvão Ativado e Moringa Oleifera.
title_full Tratamento físico-químicos de efluente têxtil utilizando Sulfato de Alumínio, Carvão Ativado e Moringa Oleifera.
title_fullStr Tratamento físico-químicos de efluente têxtil utilizando Sulfato de Alumínio, Carvão Ativado e Moringa Oleifera.
title_full_unstemmed Tratamento físico-químicos de efluente têxtil utilizando Sulfato de Alumínio, Carvão Ativado e Moringa Oleifera.
title_sort Tratamento físico-químicos de efluente têxtil utilizando Sulfato de Alumínio, Carvão Ativado e Moringa Oleifera.
author Cunha, Ana Luíza Xavier
author_facet Cunha, Ana Luíza Xavier
Neto, Luiz Martins Pereira
Arruda, Valmir Cristiano Marques de
Silva, Vicente de Paulo
Filho, Moacyr Cunha
Tavares, Rosangela Gomes
author_role author
author2 Neto, Luiz Martins Pereira
Arruda, Valmir Cristiano Marques de
Silva, Vicente de Paulo
Filho, Moacyr Cunha
Tavares, Rosangela Gomes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Ana Luíza Xavier
Neto, Luiz Martins Pereira
Arruda, Valmir Cristiano Marques de
Silva, Vicente de Paulo
Filho, Moacyr Cunha
Tavares, Rosangela Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Textile Effluent
water resources
Coagulation
Adsorption
topic Textile Effluent
water resources
Coagulation
Adsorption
description Os processos industriais de produção têxtil têm como característica o uso de grandes volumes de água durante as etapas de lavagem e tingimento dos tecidos, resultando em efluentes com enorme diversidade e complexidade química. Os efluentes descarregados em rios ou plantas de tratamento público são altamente contaminados e não são possíveis de serem removidos pela simples separação física sendo aplicados processos físico-químicos com o intuito de clarificar os efluentes. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficiência do processo de tratamento físico-químico com coagulação-floculação-decantação (CFD) frente ao tratamento com adsorção, usando como resposta os parâmetros cor, turbidez, pH e DQO (demanda química de oxigênio). O carvão comercial (ativado de origem comercial pulverizado em pó (CAT_P) foi utilizado como adsorvente e sulfato de alumínio (Al2(SO?)3), Carvão Ativado e Moringa Oleifera foram escolhidos como coagulantes. A aplicação dos ensaios indicaram valores dos parâmetros de controle dentro dos padrões de lançamento exigidos pela legislação brasileira e estatisticamente não houve diferença significativa. O uso do CFD com Al?(SO4)3 e CAT_P, seguidos de adsorção com CAT_P, demonstraram ser os mais eficazes com correlação aos três parâmetros, tendo uma melhor resposta aos outros tratamentos e os melhores resultados para a diminuição dos parâmetros analisados: DQO (76,99%), cor (95,40%) e turbidez (99,97%) na quantidade de carvão de 0,1 g e o tempo de agitação de 40 minutos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2882
url https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.journals.ufrpe.br/index.php/geama/article/view/2882/482483252
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Geama
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Geama
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Geama Journal - Environmental Sciences
Revista Geama
publisher.none.fl_str_mv Geama Journal - Environmental Sciences
Revista Geama
dc.source.none.fl_str_mv Geama Journal - Environmental Sciences; Vol. 5 No. 3 (2019); 47-55
Revista Geama; v. 5 n. 3 (2019); 47-55
2447-0740
reponame:Revista Geama
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Revista Geama
collection Revista Geama
repository.name.fl_str_mv Revista Geama - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv josemachado@ufrpe.br
_version_ 1809218600480800768